Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Documentário sobre música de beiradão será lançado com show no Tacacá na Bossa

Evento acontecerá no dia 6 de novembro, com acesso gratuito.

Por Karla Mendes,
quinta-feira, 10 de outubro de 2019
 
 
 

Documentário sobre música de beiradão será lançado com show no Tacacá na Bossa
A poética dos beiradões. / Divulgação.

Evento acontecerá no dia 6 de novembro, com acesso gratuito

Com um show que unirá artistas remanescentes da música de beiradão e músicos da nova geração, a Cauxi Produções lançará, no dia 6 de novembro, o documentário “A poética dos beiradões”, contemplado no Edital Natura Musical 2018, que faz um recorte sobre o movimento que dominou as rádios e as festas amazonenses na década de 80. O evento acontecerá dentro da programação do projeto “Tacacá na Bossa”, no Largo de São Sebastião, com acesso gratuito.

O documentário aborda a produção fonográfica de compositores amazonenses como Teixeira de Manaus, Magalhães da Guitarra, André Amazonas, Oseas da Guitarra e Chico Caju que, na década de 80, ambientados ao longo das beiradas dos rios amazônicos, instituíram um fazer musical baseado em experimentações e trocas de saberes culturais.

Diretor do documentário e produtor cultural, Rafael Ângelo, destaca que o show de lançamento vai contar com leituras e releituras das músicas dos artistas retratados no vídeo.

“O show vai ser especial com Chico Caju cantando as músicas autorais e também algumas do Teixeira de Manaus; Lico Magalhães, que é filho do Magalhães da Guitarra, vai fazer as músicas do pai, junto com os músicos da Alaídenegão e Betinho da Guitarra”, adianta Rafael, que também é guitarrista da Alaídenegão. “Queremos mostrar toda a diversidade do beiradão”.

O documentário – “A poética dos beiradões” foi contemplado pelo Edital Natura Musical 2018. Com pouco mais de uma hora de duração, conta com entrevistas e relatos dos músicos que protagonizaram o movimento musical do beiradão; depoimentos dos pesquisadores Rafael Branquinho, sobre a etnografia do beiradão; e Odenei Ribeiro, sobre as questões sociais que envolvem o lazer da música do beiradão; e do o músico Eliberto Barroncas, que conta suas experiências, percepções e ideias sobre música de beiradão.

Também estão no documentário alguns espectadores dos shows de beiradão como Gildomar Campos e Raiuda Moreira, que relatam suas vivências no auge do movimento; além de leituras e releituras de sucessos do beiradão.

“O beiradão não é um gênero, é um movimento musical que mistura diversos ritmos, entre eles carimbó, lambada, xote, samba, forró e música latina. Queremos mostrar um pouco da história dessas canções gravadas na década de 80 e que são de uma originalidade ímpar, que têm um diferencial de tudo o que é feito, que é referência para nós, e que até hoje inspira grupos que se baseiam nessa estética musical”, comenta o diretor.

Após o lançamento, “A poética dos beiradões” será disponibilizado no canal da Cauxi Produções no YouTube (www.youtube.com/user/cauxiproducoes) e demais plataformas gratuitas.

 

Serviço:

O que é: Lançamento do documentário “A poética dos beiradões”, com shows de Chico Caju, Lico Magalhães, Betinho da Guitarra e Alaidenegão

Quando: Dia 6 de novembro, a partir das 19h

Onde: “Tacacá na Bossa” – Largo de São Sebastião

Quanto: Gratuito

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024