Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Pesquisa mostra que aplicativos de transportes começam a se popularizar na região Norte

Alternativa pode otimizar a rotina de 38% dos moradores.

Por Três Comunicação e Marketing,
terça-feira, 19 de novembro de 2019
 
 
 

Pesquisa mostra que aplicativos de transportes começam a se popularizar na região Norte
Mobilidade. / Divulgação.

Alternativa pode otimizar a rotina de 38% dos moradores que consideram a locomoção diária um desafio

A mobilidade nos grandes centros urbanos é um desafio diário para a população. Longas distâncias e horas no trânsito acabam tornando a rotina ainda mais pesada e cansativa.

Cada região do país tem uma visão particular de como enfrentar esses problemas e o que priorizar na hora de escolher o meio de locomoção. É o que mostra pesquisa encomendada ao Instituto IPSOS pela 99, empresa de transporte por aplicativo que integra a global DiDi Chuxing.
Segundo o levantamento, 15% das pessoas abordadas na região Norte levam em conta atributos como: menor tempo de espera possível pelo serviço de transporte e de permanência no trânsito, além de menor custo. Em geral, o tempo médio gasto com deslocamento é de 85 minutos, ou seja, duas ou três viagens por dia. A moto é o meio de transporte mais utilizado pela população, seguido dos micro-ônibus, ônibus municipais e a pé.

No entanto, mesmo com essa oferta de modais na região, 38% dos nortistas consideram muito difícil se locomover nas cidades. Em geral, eles iniciam o trajeto de ônibus e seguem até o destino final caminhando. Outros 15% solicitam carro por aplicativo e completam o percurso a pé.
Um exemplo de como o compartilhamento de modais pode facilitar o dia a dia é dado pelo biólogo Daniel Santos, 39 anos. Ele mora na zona Norte e se desloca todos os dias de carro particular para o escritório, na região Centro-Sul de Manaus. Com frequência, precisa ir a reuniões no Centro da cidade e, para isso, utiliza o transporte por aplicativo.

“Se fosse fazer esse percurso no meu próprio carro, além do custo com o combustível, que em geral as pessoas não costumam contabilizar, teria que enfrentar um grande congestionamento, comum naquela área, além de gastar tempo procurando estacionamento livre e pagar por isso”, comparou. 

Combinação de modais
Um exemplo prático de como a integração de modais pode facilitar o dia a dia da população manauara é o trajeto que sai do conjunto Ajuricaba, na Zona Centro-Oeste, até o Shopping Manaus Via Norte, na Zona Norte. Como não há linha direta de ônibus, a maneira mais rápida de chegar ao local é indo de ônibus até a avenida Djalma Batista e de lá solicitar um carro por aplicativo para ganhar tempo. Se todo o percurso fosse realizado de ônibus seria necessário pelo menos 2 horas e meia.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024