Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Como agir em caso de aparecimento de Animais Silvestres em Áreas Urbanas

A principal recomendação é nunca tocar no animal e solicitar ajuda de órgãos responsáveis.

Por Cultura Amazônica,
sexta-feira, 6 de dezembro de 2019
 
 
 

Como agir em caso de aparecimento de Animais Silvestres em Áreas Urbanas
A Médica Veterinária Jéssica Antunes. / Divulgação.

A principal recomendação é nunca tocar no animal e solicitar ajuda de órgãos responsáveis. Em Manaus, a maior incidência de animais resgatados é de jiboia, mucura, iguana e aves.

São comuns notícias sobre aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas de Manaus, principalmente de cobras. Segundo a Gerência de Fauna do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – Ipaam, a jiboia é a espécie mais encontrada. “Até o final de novembro, o Ipaam resgatou 653 animais silvestres, sendo que a maioria são cobras da espécie jiboia, seguida de iguana, mucura e aves em geral”, informou o responsável pela Gerência de Fauna do Ipaam, Marcelo Garcia.

Não é sempre que o resgate ocorre, pois quando uma cobra é encontrada pela população, devido ao medo, principalmente pelo seu tamanho, acabam sendo mortas quando encontradas em áreas urbanas. No entanto, o que muitas pessoas não sabem, é que a jiboia não apresenta grande perigo, pois ela somente apresenta comportamento de defesa, quando se sente ameaçada.

Para evitar com que a população vitime jiboias e outros animais silvestres, um grupo de especialistas, formado por Médicos Veterinários e Biólogos idealizaram uma ação educacional para sensibilizar o público sobre como proceder quando avistar algum animal silvestre em área urbana e informar quais órgãos governamentais devem ser acionados nestes casos. Este bate-papo acontecerá no próximo sábado (07/12), das 10 às 12h, no Pet Shop e Consultório Veterinário Pet Sam, localizado na avenida Duque de Caxias, número 419, centro da capital amazonense, com a presença confirmada dos Médicos Veterinários Jéssica Antunes – CRMV 1131 e Salomão Leão – CRMV 1139, e do Biólogo e apresentador de TV Rodrigo Hidalgo – CRBio 103971.

“Este tipo de ação educativa é extremamente importante em nossa região, que é cercada por floresta, possuindo uma rica fauna silvestre. Muitas vezes, por falta de conhecimento, as pessoas acabam agredindo e matando os animais, principalmente serpentes. Queremos ao mesmo tempo desmistificar o comportamento de animais silvestres, alertar sobre sua grande incidência na área urbana de Manaus e informar sobre quais procedimentos devem ser adotados quando são encontrados”, afirma Salomão Leão.

A Médica Veterinária Jéssica Antunes explica que “a finalidade da atividade é chamar a atenção das pessoas para a necessidade de preservação e conservação ambiental, para que elas possam refletir sobre sua relação com a natureza, em especial com a fauna silvestre”.
O evento é gratuito e direcionado para a população em geral, pessoas interessadas no assunto, estudantes de Medicina Veterinária e Biologia, para que possam ser multiplicadores das informações fornecidas no encontro.

Serviço
O que: Encontro de Educação Ambiental sobre Animais Silvestres
Quando: Sábado, 07 de Dezembro de 2019 – das 10 às 12h.
Onde: Pet Sam – Avenida Duque de Caxias, número 419, Centro.
Quanto: Gratuito
Informações: (92) 98152-2998 e 3302-3624

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024