Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Feira de Natal movimenta a economia no Largo de São Sebastião

- Presente de Natal - gerou 120 vagas de trabalho temporárias.

Por SEC, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
 
 
 

Feira de Natal movimenta a economia no Largo de São Sebastião
"Presente de Natal" no Largo São Sebastião. / Michael Dantas/SEC

“Presente de Natal” gerou 120 vagas de trabalho temporárias

Neste ano, a programação “Presente de Natal”, oferecida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, conta com uma feira de artesanato e de gastronomia no Largo de São Sebastião com 20 expositores. Em funcionamento há apenas três dias, artesãos demonstram otimismo em relação às vendas para o mês de dezembro. Além da feira, as atividades natalinas do Estado geraram 120 vagas de trabalho temporárias, distribuídas  entre produção e montagem da decoração e atrações artísticas.

A artesã e empreendedora Valdenira França, da Wal França Biojoias, é uma das expositoras da Feira Natalina. Ela relatou que as vendas do fim de semana já superaram as expectativas para o mês de dezembro.

“Em apenas dois dias já vendi mais do que o esperado, então o movimento já foi lucrativo  para mim. Esta feira é uma excelente oportunidade para mostrar o artesanato regional e fazer com que as pessoas e turistas conheçam um pouco mais de nossa cultura. Ter visibilidade assim num ponto tão turístico como o Largo ajuda muito a divulgar nosso trabalho”, disse Valdenira, que trabalha com a confecção de colares feitos com a madeira muirapiranga.

Maria de Nazaré, da Balaio das Artes, também está com seus produtos confeccionados com sementes à venda no Largo de São Sebastião. A artesã aprovou a ideia da feira e acredita que, até o final da programação, o retorno será positivo. “Trabalho com peças pequenas feitas com sementes, como brincos e pulseiras, e tivemos vendas significativas neste fim de semana, de R$ 380. Acredito que até o final, venda muito mais e tenha a chance de fidelizar mais clientes”, declarou Maria, que trabalha em um box no Shopping do Artesanato e Economia Solidária.

Com a venda de chapéus, colares e pulseiras, Clarice Santos já gerou uma renda de R$ 400 no fim de semana. Há cinco meses trabalhando no Shopping do Artesanato, ela vê na feira uma chance de indicar o trabalho de colegas artesãs e divulgar os produtos oferecidos no espaço, que fica localizado na avenida Djalma Batista.

“Acho sensacional um espaço desses em um ponto tão público. Além de comprar, as pessoas se interessam pelos produtos e querem saber se tem outros, aí aproveito para indicar o trabalho de minhas amigas e levar mais pessoas para o shopping”, destacou.

O secretário Marcos Apolo Muniz ressaltou que, ao todo, mais de 500 pessoas trabalham na programação natalina, entre artistas, profissionais contratados e equipe da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Para a árvore de Natal foram contratados 25 profissionais para a construção e 15 para montagem, entre serralheiros, soldadores, pintores, eletricistas, marceneiros e aderecistas. Já para o produção do concerto de Natal, foram contratados mais de 40 trabalhadores, entre pintores, costureiras, camareiras, contrarregras, marceneiros entre outros. Na programação em geral, foram contratados 39 artistas com cachês.

“A nossa programação foi montada com muito cuidado para levar a magia do Natal para o Largo de São Sebastião e entorno. Porém, mais do que entretenimento, buscamos fortalecer a economia criativa, por isso incluímos, como uma das grandes novidades deste ano, a feira de alimentos e artesanato. A cultura é inclusiva, gera emprego e renda e impacta diretamente na economia do Estado”, destacou.

Programação natalina -  A programação natalina vai até 22 de dezembro com diversas atrações no Largo de São Sebastião e entorno, sempre das 17h às 21h. Além da Feira Natalina, durante todo esse período, o público poderá visitar a Casa do Papai Noel (Casa das Artes) e conferir diariamente atrações musicais, lúdicas e teatrais, com acesso gratuito.

‘A Caixa Mágica do Natal’ – De 17 a 22 de dezembro, o Teatro Amazonas receberá o espetáculo “A Caixa Mágica do Natal”, um musical que fará uma viagem pelo universo natalino e pelos símbolos mais representativos do período.

Com texto de Thaís Vasconcelos e direção de Matheus Sabbá, a história mostra uma criança que perdeu a mãe há alguns anos e ficou morando apenas com a avó. Ao ficar órfã, a criança também perdeu a paixão pelo Natal que sua mãe alimentava. Até o dia em que encontrou uma caixa de presente com uma carta escrita dias antes de sua mãe partir. Ao abrir a caixa, ela entra em um universo de magia natalina.

“A Caixa Mágica do Natal” será apresentada de 17 a 20 de dezembro, às 20h. No dia 21, haverá sessões às 17h e às 20h e, no dia 22 de dezembro, às 11h e às 19h. A entrada é gratuita e a classificação, livre.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024