Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Curauá é exemplo de potencial comercial do bionegócio



Por Márcio Gallo, SUFRAMA
sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
 
 
 

Curauá é exemplo de potencial comercial do bionegócio
Curauá. / Divulgação.

Os segmentos econômicos tradicionais no âmbito da Zona Franca de Manaus (ZFM), tais como a indústria e o comércio, por exemplo, representam a maior fatia da arrecadação de tributos na região. Com vistas a complementar a contribuição de setores econômicos já estabelecidos, a bioeconomia - um dos vetores que mais vêm atraindo a atenção de empreendedores e investidores - cresce em importância e fomenta debates cada vez mais frequentes.

Recentemente, durante a primeira edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM), o tema bioeconomia foi discutido durante um colóquio que reuniu diversos atores de renome e, ainda, foi tratado em apresentação de um banco de projetos voltado ao segmento. E um dos subprodutos da bioeconomia chamou a atenção, inclusive, do presidente da República, Jair Bolsonaro: o Curauá.

O presidente ganhou, na abertura da fesPIM, uma muda do Curauá, planta originária da Amazônia, da mesma família do abacaxi, cuja principal utilização é a aplicação de suas fibras pelo setor industrial, para substituição parcial da fibra de vidro pela fibra vegetal. Tal utilização se deve ao fato de estudos e pesquisas feitas no Brasil e no exterior terem comprovado que as fibras naturais da planta apresentam resultados de excelente qualidade, demonstrando ter resistência comparável às fibras de vidro, ganhando destaque no meio de grupos empresariais com perspectivas socioambientais.

Apesar da potencialidade e da crescente demanda por Curauá de setores produtivos e industriais, não existem, atualmente, plantios suficientes para atender às necessidades fabris no que tange à produção de mudas para a extração das fibras. Um estudo recente demonstrou que para a implantação de 1 hectare de Curauá são necessárias 25 mil mudas, que resultam na geração de 3,7 toneladas de fibras por colheita. Métodos convencionais de cultivo permitem que uma matriz dê origem à vinte mudas em seis meses. Por meio da cultura de tecidos vegetais, neste mesmo intervalo de tempo o número de mudas poderia ser 35 vezes maior.

"É pensando em estimular a produção em larga escala de mudas do Curauá, por meio dos laboratórios da Coordenação de Biotecnologia Vegetal, que o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que visa a montar unidades de observação e demonstração da planta, auxiliando dessa forma a cadeia produtiva do Curauá e fomentando a produção de fibras para atender a indústrias, impulsionando a elaboração de produtos de base tecnológica. Com isso, seria possível criar um efeito demonstrativo que incentive o surgimento de outras iniciativas e, ao mesmo tempo, poderíamos buscar reduzir as barreiras para a efetiva criação de polos bioindustriais", informou Fábio Calderaro, coordenador-geral de Planejamento e Programação Orçamentária da Suframa e membro titular da Autarquia no Grupo de Gestão do CBA.

A proposta está alinhada ao principal objetivo do novo CBA, que é o desenvolvimento de produtos, a prestação de serviços e a geração de negócios, tudo para contribuir para a inovação biotecnológica e da bioeconomia, agregando valor aos produtos da região amazônica, incentivando o desenvolvimento local de produtos, processos e serviços biotecnológicos.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024