Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Festival Afro-Amazônico de Yemanjá começa neste sábado na Ponta Negra

Reunindo as celebrações culturais e religiosas afro-brasileiras.

Por Jéssica Rebello / Manauscult, SEMCOM
segunda-feira, 23 de dezembro de 2019
 
 
 

Festival Afro-Amazônico de Yemanjá começa neste sábado na Ponta Negra
Festival Afro-Amazônico de Yemanjá. / David Batista / Manauscult

Reunindo as celebrações culturais e religiosas afro-brasileiras, o tradicional “Festival Afro-Amazônico de Yemanjá”, que completa este ano sua 10ª edição, iniciará no próximo sábado, 28/12, e seguirá até o dia 1° de janeiro de 2020, na praia do Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus.

O evento, organizado pela Articulação Amazônica dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Aratrama) e realizado pela Associação de Desenvolvimento Sociocultural Toy Badé, recebe o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Com quatro dias de programação diversificada e gratuita, o festival que remonta mais de 50 anos de tradição, visa reunir os povos de matriz africana e os simpatizantes da cultura afro-brasileira, em um ambiente seguro e aberto, para a realização de ritos, celebrações e oferendas. Além disso, será realizado trabalho de conscientização ambiental que vai orientar os praticantes a fazerem rituais preservando o meio ambiente.

“Este é o momento em que os umbandistas agradecem pelo ano que está se encerrando e fazem suas preces para o ano novo, homenageando a rainha dos mares, das águas, por meio de oferendas. Este evento busca também abrir espaço àqueles que não conhecem a cultura africana, ressignificando alguns conceitos sobre as tradições e manifestações religiosas e culturais”, destacou o coordenador do evento, Alberto Jorge, acrescentando que o local estará aberto 24 horas durante os quatro dias de atividades do festival.

Réveillon da diversidade

O evento, que reúne cultura, sacralidade, saúde, esporte e inclusão social, ampliará nesta edição o espaço destinado aos LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, intersexuais e outras identidades de gênero). A programação contará com a apresentação de DJs, performances de artistas e grupos de dança, além de espaço para a prática esportiva e brincadeiras de rua, como o cabo de guerra, queimada, elástico, guerra de cotonete e futebol de sabão.

“É importante ressaltarmos que o Festival Afro-Amazônico de Yemanjá é um espaço aberto a todas as pessoas que sejam a favor do bem-comum, do amor, da fraternidade, da empatia. A diversidade existe e é preciso prevalecer o respeito, independentemente de raça, religião, gênero”, ressaltou Alberto Jorge.

Gastronomia

Uma praça de alimentação estará disponível ao público que for prestigiar o Festival Afro-Amazônico de Yemanjá. A gastronomia ficará por conta do famoso Churrasco Fogo de Chão, que levará ao público cortes de carnes como picanha, janela de costela, além do hambúrguer artesanal, chourizo (contra-filé), peito de boi defumado, leitão, cordeiro, peixes e frango defumado.  Bebidas como água e refrigerantes também serão comercializadas no espaço. 

Agenda

A abertura do Festival Afro-Amazônico de Yemanjá, que terá início no sábado, 28/12, a partir das 15h, será destinada a diversidade de gênero, com programação voltada ao público LGBTI+. Atividades culturais, esportivas e muita música estão na programação do dia.

Já no domingo, 29/12, a partir das 14h, o evento será voltado às manifestações culturais dos povos afro-brasileiros, com apresentações de grupos musicais como o Grupo Axé Odara, Grupo Estrelas, Pagode dos Amigos, Grupo de Capoeira, Grupos artísticos de Negritude e Grupo Encanto da Jurema. 

Na segunda-feira, 30/12, a partir das 19h, as atividades serão voltadas a sacralidade, às atividades dos terreiros, com a participação dos grupos Axé Odara e Encanto da Jurema. E na véspera do ano novo, 31/12, a programação terá inicio partir das 20h, com playlist comandada pelos DJs Claudio Sivan, Jacke Dourado, Pan Dean, Rainer Muller, Naty Veiga e Merm.ade.

Serviços:

O quê - Festival Afro-Amazônico de Yemanjá
Quando – 28/12/2019 a 1°/1/ 2020
Onde – Complexo Turístico da Ponta Negra
Quanto - Gratuito
Informações - Alberto Jorge (92) 99161-9342

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024