Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Festival reunirá mais de 50 estrelas do jazz em Manaus

Manaus se prepara para viver uma verdadeira maratona de música instrumental.

Por UP Comunicação Inteligente,
quarta-feira, 25 de dezembro de 2019
 
 
 

Festival reunirá mais de 50 estrelas do jazz em Manaus
Bruno Mangueira. / David Lyell.

Manaus se prepara para viver uma verdadeira maratona de música instrumental, entre os dias 21 e 29 de março de 2020. A décima edição do Festival Amazonas Jazz (FAJ) vai balançar a cidade ao som do jazz com um line-up de peso que reúne mais de 50 atrações, sendo 24 internacionais.

Na lista, constam nomes premiados, como o trompetista e flugelhornista Ronald "Randy" Brecker, que nasceu na Pensilvânia, nos Estados Unidos, e por mais de quatro décadas ajudou a moldar o som do jazz, R&B e rock. O músico acumula 19 indicações e seis troféus do Grammy Awards, uma das maiores premiações da indústria fonográfica, e já gravou com lendas como James Taylor, Bruce Springsteen, Frank Sinatra, Steely Dan, Jaco Pastorius, Billy Cobham, Larry Coryel e Frank Zappa. Além disso, integrou com seu irmão, Michael, os Brecker Brothers e foi um dos músicos originados da Blood Sweat And Tears, banda de rock que influenciou toda uma geração na década de 60.

Assim como Brecker, a maior parte das estrelas internacionais convidadas para o festival vem dos EUA. O virtuoso do trombone e arranjador, John Fedchock, figura neste time, com duas indicações ao Grammy e uma carreira de sucesso que se estende por mais de três décadas como um dos maiores artistas de jazz de Nova York, tendo integrado por muito tempo a lendária Woody Herman Big Band, da qual era o arranjador e principal solista

Outro nome que chama atenção no line-up é Jeff “Tain” Watts, por duas vezes votado pelo público da prestigiada revista norte-americana Down Beat como o melhor baterista em atividade. Foi premiado com o Grammy em seis oportunidades pelos discos gravados com os irmãos Wynton e Branford Marsalis, além de já ter se apresentado ao lado de muitos outros artistas da nata do jazz, como Betty Carter, Michael Brecker, Alice Coltrane e Ravi Coltrane.

Quem também desembarca em Manaus para o FAJ é o badalado trompetista Keyon Harrold, famoso por suas performances ao lado de grandes estrelas da música internacional, como Snoop Dogg, Jay-Z, Eminem, Beyoncé e Rihanna. Descrito pelo virtuoso do jazz, Wynton Marsalis, como “o futuro do trompete”, o instrumentista nascido em Saint Louis, no Missouri, se apresentará com seu quinteto pela primeira vez em solo brasileiro.

Cabe ainda ressaltar a presença do Triumvirate, um trio de música latina liderado pelo porto-riquenho Edsel Gomez, que contará com a participação de um dos mais prestigiados bateristas do gênero, Robby Ameen.

Na noite de abertura, o FAJ terá a apresentação do quarteto do norte-americano Aaron Parks, que é considerado um prodígio do piano e que com apenas 18 anos já integrava a banda do lendário trompetista, arranjador e compositor, Terence Blanchard.

E, pela primeira vez, o festival terá uma apresentação de free jazz, protagonizada pelo trio do saxofonista norueguês Frode Gjerstad, cuja vinda é apoiada pelo governo da Noruega.

Atrações nacionais

Em termos de talentos nacionais, o festival também não fica para trás, com a escolha de nomes que representam a elite da música no país. No concerto de abertura, o público poderá assistir a uma destas estrelas: o saxofonista Marcelo Coelho, que dividirá o palco com o compositor e solista convidado Ed Sarath, dos EUA, a Amazonas Band e o Corpo de Dança do Amazonas.

O grupo paulista Trio Corrente, vencedor do Grammy de melhor álbum de jazz latino em 2014 por "Song For Maura", também é um dos destaques, ao lado do Daniel D'Alcantara Quinteto, Amilton Godoy Trio & Gabriel Grossi, e da intérprete, compositora e pianista, Leila Pinheiro.

O músico Rodrigo Ursaia foi o solista convidado a dividir o palco com Randy Brecker no festival. Graduado pela Berklee College of Music e pós-graduado pela Manhattan School Of Music, atuou por mais de uma década nos Estados Unidos, tendo se apresentado no Lincoln Center, em Nova York, e proferido palestras em várias universidades.

Ao lado da cantora Rosa Passos, Ursaia tocou em turnês pela Europa, EUA e Ásia, em palcos como Blue Note NY, Umbria Jazz e Copenhagen Jazz Festival, entre outros. Participou da gravação dos CDs ‘Canta Caymmi’, ‘Amorosa’ e ‘Samba Dobrado’ de Rosa Passos e ‘The Art of Samba Jazz’ de Dom Salvador, com o qual recebeu o Prêmio da Música Brasileira de “Melhor CD Instrumental”, em 2012.

Representando o Amazonas, o projeto Jungle Jazz levará para a programação os encontros sonoros entre clássicos do jazz e as cantigas e batuques de manifestações musicais amazônicas como o Boi-Bumbá de Parintins, Gambá de Maués, Marabaixo, Lundu Marajoara, Carimbó, Zouk, entre outras. Criado pelos músicos e pesquisadores amazonenses, Karine Aguiar e Ygor Saunier, o Jungle Jazz vem sendo reconhecido internacionalmente como uma estética musical inovadora que inaugura um novo jeito de se fazer jazz e estabelecendo colaborações com grandes nomes da música em apresentações nas principais capitais brasileiras e países como Itália, França, Portugal e Estados Unidos.

Programação

O Festival Amazonas Jazz é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Para a edição que marca o aniversário de 10 anos do evento, foram preparadas mais de 15 apresentações – duas por noite, no palco do Teatro Amazonas.

O público já pode adquirir os ingressos na bilheteria do teatro e no site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com) por valores que variam de R$ 20 a R$ 80.

O FAJ ainda promoverá shows aos fins de tarde no Flutuante Abaré, no lago Tarumã, Zona Oeste, e terá um roteiro de apresentações em bares e restaurantes da capital.

Na Casa do Jazz, sediada em um prédio histórico localizado ao lado do Teatro Amazonas, ocorrerão exibições de filmes de jazz, uma exposição fotográfica sobre o assunto e apresentações musicais.

Também será realizada uma programação acadêmica envolvendo mais de 30 opções de workshops, palestras e masterclasses gratuitos, com conteúdos que vão de economia criativa a bateria, iluminação e sonorização para transmissão digital.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento: www.festivalamazonasjazz.com.br.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024