Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Amazonas Band realiza concerto em homenagem ao trompetista Cláudio Roditi

Na homenagem, a Amazonas Band relembrará a passagem de Roditi por Manaus.

Por UP Comunicação Inteligente,
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020
 
 
 

Amazonas Band realiza concerto em homenagem ao trompetista Cláudio Roditi
Amazonas Band. / Divulgação.

A Amazonas Band apresentará, no dia 20 (quinta-feira) de fevereiro, um concerto especial em homenagem a um dos maiores difusores do samba-jazz no exterior, o trompetista Cláudio Roditi, que faleceu neste mês, aos 73 anos. O evento, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, ocorrerá às 20h, no Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, nº 659, Centro, zona sul). A entrada é entrada gratuita.

Nascido no Rio de Janeiro e criado em Varginha (MG), Roditi teve uma longa carreira que se iniciou em 1960. Na década seguinte, foi para os Estados Unidos e tornou-se um trompetista referência do chamado latin jazz, gravando e tocando com grandes nomes, como Paquito D'Rivera, Herbie Mann, Harris Simon, Bob Mover, Michael Franks e Charlie Rouse. O arranjador e compositor manteve ainda uma extensa discografia solo, com 15 álbuns lançados.

Na homenagem, a Amazonas Band relembrará a passagem de Roditi por Manaus, durante o Festival Amazonas Jazz de 2014. O trompetista carioca se apresentou ao lado da orquestra, sob regência do maestro Rui Carvalho, na noite de abertura do evento.  “O repertório é, em parte, o que fizemos com ele em 2014. Além disso, traz alguns arranjos escritos depois a pedido do músico, como Guataca City e Baião D’Rivera”, afirma Carvalho.

Cláudio Roditi se tornou reconhecido no circuito internacional de jazz latino sem jamais ter se distanciado da música brasileira. E foi assim, entre o jazz e os ritmos do Brasil, que o artista traçou o caminho musical que seguiu com coerência e brilhantismo até falecer, em Nova Jersey (EUA), vítima de um câncer com o qual vinha batalhando nos últimos cinco anos.

“Com sua partida, fica o legado de uma bela trajetória e a memória dos bons momentos compartilhados com a Amazonas Band, que acabou resultando em uma grande amizade”, destaca o regente.

Mais homenagens - Segundo Rui Carvalho, o concerto especial ainda inclui a canção “Samba for Jimmy”, composição de Roditi em homenagem ao compositor e saxofonista norte-americano, Jimmy Heath, que também faleceu neste mês, aos 93 anos. “Jimmy Heath chamava Roditi de C Romantic, por seu som lírico e único. São duas imensas perdas para o jazz em apenas poucos dias”, lamenta.

Completam o repertório as músicas “Piccolo Blues”, de Cláudio Roditi; “Gdansk”, de Paquito D'Rivera; “A Felicidade”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; “O Pato”, de Neuza Teixeira; e “Dindi", de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira, com arranjo de Rui Carvalho.

 

SERVIÇO

ASSUNTO: Concerto em homenagem a Cláudio Roditi.

LOCAL: Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, nº 659, Centro, zona sul).

DATA: Dia 20 (quinta-feira) de fevereiro de 2020.

HORÁRIO: Às 20h.

ENTRADA: Gratuita.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024