Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Banda Maria Vem com as Outras leva tema Não é Não, Meu Corpo me Pertence

Evento será na próxima sexta-feira, com concentração na Praça Heliodoro Balbi e acesso gratuito

Por Karla Mendes,
terça-feira, 11 de fevereiro de 2020
 
 
 

Banda Maria Vem com as Outras leva tema Não é Não, Meu Corpo me Pertence
Banda Maria Vem com as Outras. / Divulgação/Sejusc

Evento será na próxima sexta-feira (14/02), com concentração na Praça Heliodoro Balbi e acesso gratuito


Para mobilizar a população no combate a violência doméstica contra mulheres, a banda Maria Vem com as Outras levará o tema “Não é Não, Meu Corpo me Pertence” para as ruas do Centro de Manaus, nesta sexta-feira (14/02). A concentração será às 15h, na Praça Heliodoro Balbi, e o acesso é gratuito.

Organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o evento é tradição há dez anos na prévia do Carnaval. No local, serão realizadas abordagens educativas sobre o tema e apresentação da rede de serviços oferecidos pelo Estado para mulheres vítimas de violência.

“Neste ano, o Governo do Amazonas aderiu, pela primeira vez, à campanha nacional do ‘Não é Não’, e nossas equipes estarão nas ruas para reforçar que os direitos das mulheres devem ser respeitados”, afirma a titular da Sejusc, Caroline Braz. “Também vamos levar orientações ao público sobre o crime de importunação sexual, caracterizado por qualquer atitude sem consentimento da vítima. Neste caso, o agressor pode até não chegar a tocar na vítima, mas se a constrange, é considerado crime”.

A titular da pasta destaca que a importunação sexual não é válida apenas para as mulheres. Segundo ela, os homens também podem denunciar, e a pena para quem comete o delito varia de um a cinco anos de reclusão.

“Nesta proposta, também incluímos o combate à importunação sexual contra mulheres motoristas de transporte por aplicativo, numa construção coletiva com os movimentos sociais, uma característica desta gestão”, comenta Caroline Braz. “Precisamos conscientizar a população que a denúncia auxilia na quebra da impunidade e é um direito que pode ser exercido por qualquer cidadão”.

Trajeto – Segundo a presidente do Cedim, Dora Brasil, o bloco sairá da Praça Heliodoro Balbi em direção ao Relógio, na avenida Eduardo Ribeiro; passará pela avenida Floriano Peixoto e voltará para o ponto de partida. Ela adianta que a estimativa para este ano é receber mais de mil pessoas no evento.

“Escolhemos o tema para contribuir com o fim da violência sexual contra a mulher. Precisamos, mais uma vez, alertar àqueles que insistem em desrespeitar a mulher quando ela diz que não está a fim”, diz a presidente. “É preciso deixar claro que a paquera, a atração e qualquer tipo de relação sexual deve ser objeto de prazer e carinho mútuo e não de violência”.

A banda “Maria Vem com as Outras” surgiu no Carnaval de 2010, com o objetivo de mobilizar mulheres contra a violência doméstica, principal pauta do Cedim ao longo dos anos. Conforme Dora Brasil, a ação aproximou o público da entidade.

Serviço: Banda “Maria Vem com as Outras”
Data/hora: Sexta-feira (14/02), a partir das 15h
Local: Praça Heliodoro Balbi, Centro

 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024