Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Espetáculo de abertura do Festival Amazonas Jazz é baseado em ritual indígena

Abrirá a 10ª edição do Festival Amazonas Jazz, no dia 21 de março, às 20h, no Teatro Amazonas.

Por Secretaria de Cultura e Economia Criativa,
terça-feira, 11 de fevereiro de 2020
 
 
 

Espetáculo de abertura do Festival Amazonas Jazz é baseado em ritual indígena
Festival Amazonas Jazz. / Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Cr

Um tributo musical aos rituais e mitologias encontrados nas culturas de todo o mundo é a proposta da obra “Ritos de Passagem”, que abrirá a 10ª edição do Festival Amazonas Jazz, no dia 21 de março, às 20h, no Teatro Amazonas. O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Composição do instrumentista norte-americano Ed Sarath, “Rites of Passage (Ritos de Passagem)” foi apresentado no Brasil pela primeira vez em 2008, também no Amazonas Jazz. A obra retorna para homenagear os 10 anos do evento, com Sarath tocando flugelhorn (instrumento de sopro) ao lado do saxofonista paulista Marcelo Coelho e da Amazonas Band, sob regência do maestro e diretor artístico do festival, Rui Carvalho.

Inspirado na jornada de evolução do ser humano, o espetáculo promete surpreender o público ao combinar o ritmo jazzístico com a mística da etnia Tikuna, através de uma performance especial do Corpo de Dança do Amazonas (CDA).

Dirigido pelo bailarino e coreógrafo Mário Nascimento, o CDA apresentará uma coreografia original de Rui Moreira, considerado um dos nomes mais representativos da dança contemporânea no Brasil. O artista é natural de São Paulo e possui uma trajetória de mais de 30 anos no setor cultural, com passagens pelo Grupo Corpo (MG) e companhias Cisne Negro (SP), Balé da Cidade de São Paulo (SP), Seráquê? (MG) e Azanie (França).

Segundo Rui Moreira, por meio dos passos dos bailarinos será contado o ritual da “Moça Nova”, que representa a passagem das mulheres indígenas para a vida adulta. “De forma festiva, este ritual é marcado por muita música e dança, celebrando a partida de uma etapa da vida e a chegada de um novo momento, o presente – que anuncia também o futuro”, explica.

Para o coreógrafo, um dos pontos altos de reapresentar o espetáculo é a oportunidade de trabalhar novamente com a cultura Tikuna, com qual teve contato pela primeira vez em 2008.

“O compositor Ed Sarath concebeu em forma de música e de maneira inspirada sua empatia com um símbolo amazônico. Partindo desta obra, a mim foi delegada a prazerosa missão de conduzir incríveis artistas da dança na criação de um espetáculo cênico, que me permitiu a conexão com a ritualística Tikuna. A sensação de retomar o espetáculo, trabalhar novamente com este tema e com o Corpo de Dança do Amazonas, é a melhor possível”, afirma Nascimento.

A interação entre a composição musical de Ed Sarath e a dança de inspiração indígena é um dos grandes destaques desta edição do Festival Amazonas Jazz, cuja programação ocorrerá até o dia 29 de março. Ao todo, o palco do Teatro Amazonas receberá 16 espetáculos, dois por noite, com artistas nacionais e internacionais. Os ingressos já podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e no site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com) por valores que variam de R$ 20 a R$ 80.
 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024