Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


INDT e IoT OpenLabs promovem workshop gratuito sobre a tecnologia LoRaWAN™

Participantes poderão utilizar o kit LoRaLab e ter acesso à Rede ATC LoRaWAN™

Por Cristina Monte,
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
 
 
 

INDT e IoT OpenLabs promovem workshop gratuito sobre a tecnologia LoRaWAN™
INDT - Rede Lora. / Divulgação.

Participantes poderão utilizar o kit LoRaLab e ter acesso à Rede ATC LoRaWAN™

 

No dia 5 de março, o INDT e o IoT OpenLabs realizam um evento pioneiro no FabLab, o workshop “IoT Lab: explorando a tecnologia LoRaWAN™”. O encontro é focado na apresentação prática de uma nova tecnologia de rede de rádio frequência com longo alcance e baixo consumo de bateria, presente em Manaus e em mais de 200 cidades no Brasil habilitadas pela infraestrutura de rede da empresa American Tower.

 

Segundo a consultoria Gartner, até 2025, mais de 100 bilhões de dispositivos e objetos estarão interligados à Internet das Coisas (IoT), viabilizando a implementação de diversas soluções para cidades inteligentes. Por meio de sensores que interagem com outros sensores, será cada vez mais possível efetuar o monitoramento e controle remoto destes objetos.

 

A tecnologia LoRaWAN™ é promissora e está gerando novos modelos de negócios em áreas como cidades e prédios inteligentes, indústrias conectadas, cadeias de suprimentos, agronegócios, varejo inteligente, carros conectados e diversas soluções de energia renovável.

 

Complementando outras redes como Wifi e Bluetooth, que também permitem a conexão de dispositivos, a tecnologia LoRaWAN™ diferencia-se pela capacidade de longo alcance para a transmissão de dados, chegando a cinco quilômetros em áreas urbanas e até quinze, em áreas rurais. Entre outras vantagens estão o consumo baixíssimo de energia, imunidade a ruídos e o baixo custo.

 

A rede LoRaWAN™ é ideal para empresas que buscam soluções que não dependem de um grande volume de informações para fazer monitoramentos. Aplicações que utilizam LoRaWAN™ podem usar uma bateria simples por até 10 anos, já que esta fica em estado de “hibernação” quando não é utilizada.

 


Aplicações da rede LoRaWAN™ na Amazônia

Em áreas urbanas, esta tecnologia pode ser aplicada no monitoramento de iluminação pública, estradas, frotas de veículos de entregas, transporte de carga e passageiros, e prestação de serviços, por exemplo. Outra aplicação é no desenvolvimento de soluções para Smart Home (casas inteligentes), como sensores de movimento e detecção de fumaça, travas eletrônicas e controle de vazamentos de água e gás.

As empresas do Polo Industrial de Manaus podem beneficiar-se dos sensores de baixo custo e alta performance para a implementação de diversos sistemas de monitoramento de chão de fábrica.

As possibilidades de utilização não se restringem aos centros urbanos, presente também no Agronegócio, facilitando a gestão de recursos naturais e o monitoramento de rebanhos.

Com essa tecnologia, é possível rastrear e identificar animais doentes, perdidos ou atolados. A tecnologia também garante o monitoramento de veículos pesados como tratores, colheitadeiras e caminhões, e muitos destes já vem com a inteligência adaptada desde a fábrica.

Sabendo que o Estado do Amazonas conta com barreiras geográficas naturais, a rede LoRaWAN™ também pode vir a ser uma ferramenta de ampliação de estudos e coleta de dados para pesquisadores e estudiosos de diferentes áreas.


Sobre o Workshop

O workshop tem vagas limitadas e é focado em profissionais das áreas de engenharia e desenvolvimento, interessados em obter formação técnica sobre a implementação de soluções LoRaWAN™.

 

Os pré-requisitos essenciais para a participação são o conhecimento de programação em Arduino e a familiaridade com as linguagens C/C++.

 

Durante um dia, serão apresentados conceitos básicos da tecnologia, arquitetura, dispositivos, sensores, gateways e rede — fechando as atividades com a aplicação prática em laboratório, com um kit de desenvolvimento exclusivo.

 

A agenda do evento também inclui uma hora de happy hour, para a troca de conhecimento com todos os participantes e discussão sobre soluções e novos modelos de negócios para IoT.

 

Ao final da programação, os participantes terão conhecimento sobre como ter acesso comercial à Rede através de um dos Distribuidores da American Tower, como o IoT OpenLabs,  que atua para fomentar o Ecossistema de parceiros e compreender todo o ciclo de um deploy real, na prática.

 

Após o evento, todos os participantes poderão continuar experimentando outras implementações neste dispositivo. Serão disponibilizados 25 kits exclusivos LoRaLab para compra no cartão de crédito, e todos os participantes ganharão 90 dias de acesso à rede ATC LoRaWAN™ da American Tower em toda a região de Manaus para plugar seu dispositivo e testar seus projetos.

 

Serviço

Workshop: “IoT Lab: explorando a tecnologia LoRaWAN™”

Data: Quinta-feira (5), de 8h30 às 17h30

Local: FabLab INDT — Av. Gov. Danilo de Matos Areosa, 1170 — Distrito Industrial

Público-Alvo: Engenheiros e Desenvolvedores

Mais informações e inscrições: http://bit.ly/IoT-Lab

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024