Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Instituto Lixo Zero completa um ano de atuação em Manaus

O Amazonas será representado pelo embaixador do ILZB no estado, o biólogo Daniel Santos.

Por Três Comunicação e Marketing,
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
 
 
 

Instituto Lixo Zero completa um ano de atuação em Manaus
Encontro Municipal Lixo Zero. / Divulgação.

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) completa 10 anos de atuação no país e um ano de implantação em Manaus. O balanço dos projetos realizados e em execução, inclusive no Amazonas, serão apresentados em março, no III Encontro Nacional dos Embaixadores do Instituto Lixo Zero Brasil, em Florianópolis. O Amazonas será representado pelo embaixador do ILZB no estado, o biólogo Daniel Santos, que também é consultor e auditor credenciado pelo Instituto. Ele apresentará as ações já executadas e o planejamento para a realização, este ano, em Manaus, do II Encontro Municipal Lixo Zero.

O primeiro encontro foi realizado em maio de 2019, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM), reunindo mais de 500 pessoas. “O sucesso do evento apontou claramente que a população considera importante discutir a destinação do lixo, que está disposta a mudar os seus hábitos e que reivindica ações mais claras e decisivas por parte dos governantes”, afirmou Daniel Santos, que é também diretor da DAMATA Consultoria, empresa especializada em estudos, projetos e serviços nas áreas de meio ambiente, arquitetura e engenharia.

Participaram como palestrantes, no encontro realizado em Manaus, representantes do Ministério Público de Contas (MPC/AM), do Conselho de Ações Ambientais do TCE, Secretarias Municipais de Limpeza Pública (SEMULSP) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGE/PROSAMIM) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA/IPAAM). Os temas discutidos foram: Políticas Públicas; Estilo de Vida; Redução e Reuso, Compostagem, Educação e Conscientização Ambiental e Reciclagem.

Com apenas um ano de funcionamento em Manaus, o ILZB já contabiliza importantes resultados. Dentre as ações realizadas para chamar a atenção da população e das autoridades para o tema, além do encontro já citado, Daniel Santos destaca a realização do evento Tribuna Popular Lixo Zero, promovido na Câmara Municipal de Manaus, com apoio da Comissão de Meio Ambiente, tendo à frente o vereador Fransuá Matos. Cita, ainda, o apoio e suporte na criação do Projeto de Lei 114/19, que propõe a Semana Lixo Zero em Manaus. E a participação, como expositor e gestor dos resíduos sólidos, do II Seminário Internacional de Gestão Ambiental, promovido pelo TCE. Por c onta das ações desenvolvidas, o seminário ficou apto a receber a certificação de evento lixo zero. Dessa forma, tornando-se o primeiro a receber essa certificação no Amazonas.

As ações do ILZB podem ser acompanhadas no perfil do instagram manaus_lixo_zero, que vem divulgando projetos, leis, cases de sucesso, dicas e empresas que atuam com resíduos sólidos no estado. Daniel Santos foi nomeado representante do ILZB em Manaus, durante o II Encontro dos Embaixadores do Instituto, no ano passado, em Florianópolis.

História – Com 10 de funcionamento no país, a criação do ILZB data do mesmo período em que foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos, pela lei número 12.305/10. A entidade tem atuação voltada a disseminar o conceito lixo zero - a não geração de resíduos ou, quando gerados, que sejam reaproveitados e não apenas depositados nos aterros e lixões das cidades. “A entidade busca integrar sociedade, poder público e setor privado, para que possam colocar em prática e tornar público todas as ações que envolvem o tema”, ressaltou Daniel Santos.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024