Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Festival SESI de Robótica tem representantes do Amazonas

As equipes do SESI Amazonas participantes são de Parintins, Itacoatiara e Manaus.

Por Sistema FIEAM,
domingo, 1 de março de 2020
 
 
 

Festival SESI de Robótica tem representantes do Amazonas
Equipe Team Prodixy / Divulgação.

Com desafios e criações que vão de cidades do futuro a escuderias de Fórmula 1, três equipes das Escolas SESI do Amazonas participam nos próximos dias 6, 7 e 8 de março do Festival SESI de Robótica, em São Paulo (SP), no Pavilhão da Bienal, localizado no Parque Ibirapuera. As equipes do SESI Amazonas participantes são de Parintins, Itacoatiara e Manaus.

No Festival, equipes de jovens estudantes de todo o Brasil vão competir nas modalidades First Lego League (FLL), First Tech Challenge (FTC), F1 in Schools e First Robotic Competitions (FRC). O Festival este ano reunirá 100 equipes selecionadas nas etapas regionais dos Torneios SESI de Robótica. A disputa no Festival classifica equipes que representarão o Brasil no torneio mundial, ainda este ano, nos Estados Unidos, nas diferentes competições.

Com a temática City Shaper 2019/2020 (Cidades Inteligentes) na competição FLL, alunos de 9 a 16 anos, são estimulados a criar soluções inovadoras para questões relacionadas ao meio ambiente, mobilidade, acessibilidade, desastres naturais, entre outros problemas relacionados às cidades. Com equipes de dois a 10 integrantes, os alunos são avaliados em uma série de missões que envolvem Design do Robô, Desafio do Robô, Core Values (valores da equipe) e Projeto de Inovação.

O SESI Amazonas será representado nessa competição pela equipe Lego Master, da Escola SESI Padre Francisco Luppino, do município de Parintins. Formada por dez alunos do 4º, 5º e 6º ano, a equipe desenvolveu um projeto voltado para revitalização sustentável da Praça Eduardo Ribeiro, localizada no centro do município. A ideia é criar um modelo de praça a partir da preocupação com o meio ambiente, a utilização de telhados ecológicos, madeira reaproveitada, teto solar e tintas com base vegetal.

Pelo segundo ano consecutivo, a equipe está entre as cinco melhores da região Norte selecionadas para o nacional. Junto com a Lego Master estarão embarcando para FLL, em SP, as equipes: Elev3r do SESI Centro Educacional Isolina Ruttmann (Vilhena-RO); World Doctors, do Instituto Federal do Amazonas-Ifam (Manaus-AM) e a equipe I’Robot, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação – CCTI (Boa Vista-RR).

Da escuderia de Fórmula 1 ao Caderno de Engenharia

As competições estreantes na temporada passada, FTC e F1 in Schools, terão novamente equipes das Escolas SESI representando o Amazonas e a região Norte. O trabalho com desafios reais da engenharia civil nas grandes cidades faz parte das missões da temporada Skystone (Arranha-céus) da First Tech Challenge (FTC). As equipes, que podem ter até 15 participantes, desenvolvem robôs autônomos e cumprem missões no canteiro de obras, transportando materiais e construindo arranha-céus.

Como parte central do torneio, os alunos descrevem todas as atividades e estratégias em um grande diário de bordo conhecido como “Caderno de Engenharia”, onde é narrada a trajetória da equipe ao longo de toda a temporada. Dividido em sessões de Engenharia, Plano de Negócios e Descrição da Equipe, a ideia é nortear os juízes da temporada sobre os desafios individuais e coletivos, estratégias, programação do robô e as ações sociais feitas pelos alunos ao longo da temporada.

No Amazonas, a única equipe representante é da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, a Team Prodixy. Formada por sete alunos do 2º e 3º ano do ensino médio, a equipe conquistou logo na estreia dessa competição no Brasil, no ano passado, o “Prêmio Conexão” por ser considerada pelos juízes a mais conectada com as metodologias Steam (Ciência, Tecnologia, Artes e Matemática), que permeiam a construção dos desafios.

Nessa edição do Festival de Robótica em SP, o SESI Amazonas terá também a participação da equipe Apuema Korê, da Escola SESI Abrahão Sabbá, do município de Itacoatiara, na competição F1 in Schools. Com primeira edição no ano passado o torneio envolve a criação de uma escuderia de Fórmula 1 que é analisada como se fosse uma microempresa.

Na competição os alunos precisam projetar, modelar e testar o protótipo de um carro de F1, além de desenvolver e pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais. Na estreia do torneio, com a participação da equipe Libélula formada também por alunos da Escola SESI de Itacoatiara, a equipe chegou até a semifinal e conquistou o prêmio nacional da competição na categoria “Pensamento Criativo”, pelo diferencial durante todo o projeto e criações.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024