Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Metodologia de autoconhecimento é destaque em evento para educadores

Cerca de 80 educadores participaram de cursos promovidos pelo Sinepe-AM.

Por Três Comunicação e Marketing,
segunda-feira, 16 de março de 2020
 
 
 

Metodologia de autoconhecimento é destaque em evento para educadores
Curso promovido pelo Sinepe-AM. / Divulgação.

Cerca de 80 educadores participaram, neste fim de semana, de cursos promovidos pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM). Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento destes profissionais, as capacitações apresentaram metodologias para o processo de autoconhecimento e técnicas para melhorias no ensino e aprendizagem.

Um dos destaques foi o curso de Eneagrama para Educadores, ministrado pela educadora e terapeuta Edy Duarte. O eneagrama é uma figura geométrica de nove pontas e cada uma delas representa personalidades: perfeccionista, prestativo, performance, individualista, observador, cético/leal, entusiasta, controlador e conciliador.

Segundo Edy, essas personalidades permitem que cada pessoa possa reconhecer e compreender suas próprias emoções, refletir sobre elas e colocar suas conclusões em prática, gerando uma mudança positiva na forma como a pessoa se comporta, toma decisões e interage socialmente.


“É uma ferramenta usada nas organizações, instituições de ensino e processos de desenvolvimento humano, com a finalidade de mapear a personalidade, trazendo consciência para os padrões de comportamento que são construtivos e destrutivos e oferecendo alternativas para que a pessoa possa se desenvolver”, explica Edy Duarte.

No caso dos educadores, Edy explica que os auxilia a identificar inclusive as personalidades dos alunos e os ajudar a desenvolvê-las através de atividades lúdicas. “Por exemplo, é possível perceber qual aluno consegue se sair melhor numa apresentação oral ou em uma disciplina específica”, aponta a especialista.

Inteligência emocional

Outro curso promovido pelo Sinepe-AM neste sábado foi o de Inteligência Emocional, com a psicóloga Cristina Pinho. Durante a capacitação, a especialista destacou o papel da escola e do professor na formação integral do aluno, as competências emocionais e a influência das emoções no comportamento.

A inteligência emocional ajuda os educadores a auxiliar os alunos a pensarem sobre suas emoções, de modo a canalizá-las e expressá-las de maneira saudável, tornando-se capazes de se comunicar com o outro sem comportamento agressivo.

Outra vantagem é que o educador irá ensinar os alunos a solucionar problemas e não evitá-los. Dessa forma, eles serão capazes de criar empatia com os outros, não somente na escola, mas também no dia a dia.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024