Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


SESI dá dicas para o cuidado com a saúde mental

A especialista recomenda ter cuidado com o acesso a informação.

Por FIEAM,
segunda-feira, 30 de março de 2020
 
 
 

SESI dá dicas para o cuidado com a saúde mental
Psicóloga do SESI, Suene Santos. / Divulgação / FIEAM.

Diante das mudanças impostas pela pandemia do coronavírus, cuidar da saúde mental tem sido um verdadeiro desafio. As incertezas do futuro, os riscos de contaminação, desemprego e necessidade de distanciamento social podem agravar ou até causar novos adoecimentos físicos e emocionais, de acordo com a psicóloga do SESI, Suene Santos, que recomenda, como principal mudança a ser adotada pela população em casa, estabelecer uma nova rotina, com horários para dormir, acordar, realizar tarefas e trabalhar.

“É preciso ter consciência que não estamos de férias”, orientou Santos, ao explicar que é normal na situação extrema da crise atual desencadear nas pessoas angústias, medos, tensão, estresse e pressão psicológica. O problema está em como lidar com isso. “É possível ressignificar e ter um olhar positivo sobre tudo o que estamos vivendo. Use o isolamento para se autoavaliar e se reinventar, por exemplo. Este é um momento de reconectar também laços que estavam sendo perdidos nas famílias, criar sua própria rede de apoio”, disse ela.

A especialista recomenda ainda que um dos principais cuidados para manter a saúde emocional e mental nesse período é ter cuidado com o acesso a informação. Com diversidade de fontes e meios de divulgação, Santos ressalta que o ideal é se informar por fontes confiáveis e ter cuidado com as famosas Fake News.

“Não devemos deixar de ler e assistir às notícias, muito pelo contrário, trabalhar com fatos pode proporcionar a diminuição do medo e da ansiedade, porém é imprescindível se munir de informações verídicas para não causar medo e pânico por alguma notícia falsa”. A psicóloga aconselha que se tire um momento do dia para buscar informações, como parte do processo.

A prática de atividades físicas, exercícios de meditação e respiração, leitura, assistir a filmes, tarefas domésticas, além dos cuidados com a espiritualidade, também são bons aliados para conter momentos de ociosidade e ansiedade. “É necessário o foco em atividades que nos proporcionem bem-estar, isso é o essencial”, disse.

Por outro lado, a especialista conta que é comum as pessoas recorrerem também ao uso de cigarros e álcool para lidar com o estresse e a ansiedade, que podem ser desencadeados ao longo da inatividade e do isolamento. Sobre o assunto deixa o alerta: “evite outros problemas além da dependência. Foque em estratégias que ajudem a atenuar isso e gerar sensação de bem-estar.  Esse bem-estar tão falado está diretamente ligado ao controle da mente e das emoções”.

Cuidados com idosos e crianças

O isolamento em casa pode trazer a sensação de abandono, impotência e dependência nos idosos que são classificados como grupo de risco ao coronavírus. É importante, segundo Santos, aplicar a mudança de postura com a 3ª idade, criando uma rotina organizada dia após dia, fazendo uso de recursos, como lembretes para driblar o esquecimento.

“É preciso ter calma e ser solidário com os mais velhos, oferecendo, dentro do possível e de forma segura, uma maneira de auxiliá-los nas atividades mais comuns dentro de casa, além de ajudar em compras ou serviços na farmácia”, frisou a especialista, ao lembrar também dos cuidados necessários para o isolamento com crianças.

Para quem tem essa faixa etária em casa, a psicóloga explica que é preciso ajuda-las a expressar seus medos e ansiedades de forma positiva. “Cada criança tem uma forma de fazer e se expressar. Podemos buscar alternativas como atividades criativas, jogos, desenhos e filmes. As crianças se sentem melhor quando entendem a situação e podem falar o que sentem quando estão em uma rede de apoio familiar”.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024