Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Fiscalização do decreto que prevê cassação de Alvará

A ação reúne 52 fiscais da Vigilância Sanitária Municipal e alcançará todos os bairros.

Por Jacira Oliveira / Semcom e Andréa Arruda / Visa, Prefeitura de Manaus.
terça-feira, 7 de abril de 2020
 
 
 

Fiscalização do decreto que prevê cassação de Alvará
Fiscalização. / Nathalie Brasil / Semcom

A Prefeitura de Manaus deu início nesta terça-feira, 7/4, à fiscalização dos comércios considerados não essenciais durante o período de enfrentamento ao novo coronavírus e que seguem abertos pela cidade. A ação reúne 52 fiscais da Vigilância Sanitária Municipal e alcançará todos os bairros, com base no decreto 4.795, sancionado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e publicado no Diário Oficial do Município (DOM), dispondo sobre a cassação e interdição de estabelecimentos que descumpram as medidas de controle da pandemia.

O prefeito afirmou que o decreto impõe rigor às estratégias municipais de enfrentamento da Covid-19 e busca reduzir a exposição crianças, adultos e idosos ao risco de contágio. “Tomamos a decisão de cassar alvarás, enquanto durar essa crise, de comerciantes que estão insistindo em aglomerar pessoas e não compreendendo o mal que estão fazendo para sua própria saúde, para seus fregueses e para a cidade”, explicou Arthur, reforçando a importância apenas comércios com atividades essenciais, como farmácias e mercados, se manterem em funcionamento.

Conforme o decreto, a fiscalização dos estabelecimentos comerciais será executada pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A medida será estendida aos estabelecimentos contemplados em decretos municipal, estadual e federal com relação ao isolamento social como medida de prevenção à expansão do contágio do novo coronavírus e, consequentemente, ao aumento da doença.

“A nossa fiscalização já vinha fazendo o mapeamento, com 52 fiscais nas ruas, percorrendo todos os bairros, em dupla, para identificar esses locais e orientar esses comerciantes a não abrirem, mas não estavam cumprindo. Agora, temos a força do decreto do prefeito e vamos cumpri-lo pelo bem das pessoas e para evitar o avanço da Covid-19”, disse a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, coordenando a ação iniciada na avenida Oscar Borel, bairro Compensa, zona Oeste.

E para facilitar o recebimento de denúncias, dúvidas e dar outros esclarecimentos à população, a Visa Manaus criou novos canais, incluindo os exclusivos para assuntos relativos ao novo coronavírus, pelos números de telefone: 98842-7422 e 98842-8698, além do site visamanaus.covid19@gmail.com. Para serviços de protocolo, agendamento e informações gerais foram destinados os números 98842-8238 e 98842-8517, e o e-mail protocolo.visamanaus@gmail.com. Além desses, segue em operação a Ouvidoria do órgão, que acolhe denúncias e orientação pelo 98842-8481 e pelo visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

Transporte coletivo

Outra medida de reforço ao isolamento social anunciada pelo prefeito Arthur Neto e também publicada na edição eletrônica do Diário Oficial do Município (DOM) de segunda-feira, 6/4 foi a suspensão temporária, até o dia 30 de abril, da venda de passe estudantil e a gratuidade para idosos. De acordo com o decreto 4.796, a decisão leva em conta que a população idosa é a de maior vulnerabilidade e é a faixa onde se registra o maior número de óbitos e, portanto, deve-se evitar qualquer estímulo a sua circulação, bem como a suspensão das aulas, tanto da rede municipal quanto da rede estadual e particular. Para as redes públicas, o conteúdo programático está sendo realizado virtualmente, por meio de videoaulas.

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) contabiliza 225.289 estudantes cadastrados na meia-passagem. No caso dos idosos, não há cadastro junto ao órgão, uma vez que basta apresentar a identidade para ter acesso gratuito aos coletivos.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024