Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Professores de Artes já podem se inscrever no XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã

Maior premiação de arte-educação do Brasil está com inscrições abertas até dia 19 de abril.

Por Catarina Ferreira, Fundação IOCHPE
segunda-feira, 13 de abril de 2020
 
 
 

Professores de Artes já podem se inscrever no XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã
XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã. / Reprodução.

Maior premiação de arte-educação do Brasil está com inscrições abertas até dia 19 de abril

Ampliar a voz de professores de Artes da Educação Básica, valorizando projetos que despertam novos olhares e inspiram alunos, cidadãos e comunidades. Essa é a missão do Prêmio Arte na Escola Cidadã (PAEC), que está com inscrições abertas para sua 21ª edição.

Professoras e professores de Artes são potentes e imprescindíveis! Por isso, para dar visibilidade a projetos postos em prática por professores de Arte de todo o território nacional, o PAEC realiza um mapeamento de trabalhos desenvolvidos em escolas das cinco regiões do Brasil. Este ano, as inscrições ficam abertas entre os dias 20 de março e 19 de abril de 2020.

Ao todo, são cinco categorias de premiação: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Prêmio Arte na Escola Cidadã é realizado pelo Instituto Arte na Escola por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco Bradesco. Desde sua primeira edição, em 2000, o Prêmio conta também com a cooperação da UNESCO no Brasil. Veja abaixo mais informações:

Inscrições - As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do site www.artenaescola.org.br/premio, até o dia 19 de abril de 2020. Todos os professores inscritos receberão um Material Educativo e o acesso a um Percurso Formativo online, desenvolvidos a partir de Siron Franco – artista homenageado na 21ª edição do Prêmio.

Quem pode participar - Professores que desenvolveram projetos em Artes Visuais, Dança, Música e/ou Teatro, realizados nos anos de 2018 e 2019, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, de todo o território nacional.

Premiação - São cinco categorias de premiação: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os professores premiados recebem R$ 10 mil e um certificado, além de participarem da cerimônia de premiação e de vivências culturais na cidade de São Paulo. As escolas nas quais os projetos foram desenvolvidos ganham um computador e uma câmera digital. Cada professor vencedor tem seu projeto registrado em um documentário produzido pelo Instituto Arte na Escola. Após a cerimônia de premiação, os cinco documentários produzidos se desdobram em materiais formativos para outros professores de Artes.

Siron Franco - Autor de múltiplas leituras e pensamento caleidoscópio, Siron Franco faz protestos, apelos, participa. Suas obras não se propõem a ser o reflexo do mundo concreto, mas a invenção de um mundo imaginário, que dialoga com o real. A obra nº03, de uma série de 24 trabalhos sobre Londres, é a referência para a iconografia do 21º Prêmio Arte na Escola Cidadã.
Sua pintura tem grandes dimensões, com pinceladas e cores vigorosas, que carregam consigo um sentido de urgência. Linhas paralelas atravessam a imagem na vertical. Escorrem. O olhar deságua nos sinais misteriosos da base. Tons vibrantes. São sóbrios? Festivos? Trágicos?

Sobre o Instituto Arte na Escola – O Instituto Arte na Escola, que tem a Fundação Iochpe como principal mantenedora, é uma associação civil sem fins lucrativos criada em 1989 com o objetivo de estimular e qualificar o ensino da Arte. O Instituto desenvolve Materiais Educativos, formações, pesquisas e articula a Rede Arte na Escola, hoje com 39 Polos localizados em universidades parceiras, que atuam na formação continuada de professores da Educação Básica.

Sobre a Fundação Iochpe – Criada em 1989 pela Iochpe-Maxion S/A, grupo empresarial com atuação nos setores de autopeças e equipamentos ferroviários, a Fundação Iochpe desenvolve programas de qualificação nas áreas de arte-educação e formação técnica profissional, em parceria com organizações públicas e privadas.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024