Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Amazonas é um dos finalistas da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia da USP

A mostra, este ano virtual, contou com 345 projetos avaliados a distância.

Por Sistema FIEAM, Diretoria de Comunicação e Marketing do Sistema FIEAM
terça-feira, 5 de maio de 2020
 
 
 

Amazonas é um dos finalistas da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia da USP
Alunos do ensino médio da Escola SESI Abrahão Sabbá. / Divulgação.

A mostra, este ano virtual, contou com 345 projetos avaliados a distância

Voltado para purificação das águas do rio Amazonas e abastecimento de comunidades ribeirinhas do Estado, o projeto dos alunos do ensino médio da Escola SESI Abrahão Sabbá - localizada em Itacoatiara, a 269 quilômetros de Manaus -, ficou entre os finalistas na Mostra Virtual da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), promovida para escolas públicas e privadas de todo o Brasil, pela Universidade de São Paulo (USP). Realizada em abril, a Feira contou com avaliações a distância, por meio de teleconferências.

O projeto criado pelos alunos Rickson Moraes, Amanda Vasconcelos e Alice Pimentel ficou entre os três melhores do Estado, sendo o único representado por escola do interior. A proposta descreve e avalia um sistema que converte a energia elétrica em energia química, conhecida como eletrólise, para purificar as águas do rio Amazonas e abastecer as comunidades ribeirinhas do estado com água potável.

“O sistema foi elaborado a partir de uma roda d’água, em que a energia mecânica foi transformada em energia elétrica por um gerador. Essa energia foi utilizada no processo da eletrólise na água. Para o estudo foram avaliadas diferentes voltagens para o tratamento de água”, explica a aluna Alice Pimentel.

De acordo com dados do último ano do Painel Saneamento Brasil do Instituto Trata Brasil (ITB) no Amazonas, mais de 20% da população (633.753 habitantes) não possuem acesso a água com algum tipo de tratamento. A pesquisa feita pelos alunos mostrou que a implementação do sistema eletrolítico seria de baixo custo, sendo viável para ser aplicado em comunidades ribeirinhas isoladas no Amazonas.

“O projeto não está totalmente concluído, é preciso fazer testes bacteriológicos para testar a qualidade da água quanto a potabilidade e presença de agentes patogênicos, para então assegurar que seja viável para o consumo humano, porém os resultados obtidos demonstram que o sistema para purificação é viável, estando de acordo com o sexto objetivo do desenvolvimento sustentável da ONU, sobre água potável e saneamento”, explicou o aluno da Escola SESI Abrahão Sabbá, Rickson Moraes, membro equipe.

O projeto começou a ser desenvolvido desde julho de 2019 e teve a duração de seis meses. A ideia surgiu na temporada 2017/2018, conhecida como Hydro Dynamics (Hidrodinâmicas), do torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL), que teve como desafio da temporada reunir trabalhos e pesquisas que abordassem a água como recurso, com temas variados, desde encontrar, transportar, usar ou descartar o líquido.

Com o trabalho desenvolvido e apresentado este ano na 18ª edição da Febrace, os alunos irão participar também da Feira Brasileira de Jovens Cientistas nos dias 26 a 28 de junho. Convidada pelos especialistas e avaliadores da Febrace, a equipe irá fazer parte da primeira feira científica e pré-universitária nacional totalmente virtual, com atividades, palestras, workshops e apresentação de projetos. Os melhores concorrem a premiações, incluindo uma credencial para a Conferência Internacional de Jovens Cientistas, na Grécia.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024