Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Mais de 4 mil pessoas em unidades de conservação são beneficiadas com expedições

Duas Reservas, localizadas no interior do Amazonas, receberam assistência e doações.

Por Fundação Amazonas Sustentável ,
quinta-feira, 9 de julho de 2020
 
 
 

Mais de 4 mil pessoas em unidades de conservação são beneficiadas com expedições
RDS Juma. / Alessandro Pinto.

Duas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS), localizadas no interior do Amazonas, receberam assistência e doações para amenizar os impactos causados pela pandemia da Covid-19, beneficiando mais de quatro mil pessoas. A ação é resultado de expedições emergenciais realizadas pela Aliança dos povos indígenas e populações tradicionais e organizações parceiras do Amazonas para o enfrentamento do coronavírus, coordenada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

Na RDS do Juma, localizada no município de Novo Aripuanã (distante 1374 km de Manaus) com 44 comunidades ribeirinhas, foram beneficiadas 500 famílias, aproximadamente 2.500 pessoas, e na RDS do Uatumã (distante 330 km da capital e situada entre os municípios de São Sebastião do Uatumã e Itapiranga), com 20 comunidades, 416 famílias, cerca de 1600 pessoas receberam assistência. Ao todo, as duas expedições atingiram mais de 4 mil pessoas que vivem em locais de difícil acesso. As expedições também distribuiram produtos da Procter & Gamble Company (P&G).

O presidente da Associação de Moradores e Amigos da RDS do Juma (Amarjuma), Maik Corrêa, enfatizou a importância das entregas “Vivemos numa região distante e, por isso, tudo se torna mais difícil ter acesso. Somos gratos por toda a ajuda”, disse Maik. Segundo ele, um dos grandes impactos causados pela pandemia foi sentido na geração de renda nas comunidades ribeirinhas. Como forma de amenizar essa situação, também foram doados 800 litros de gasolina para o transporte da produção de farinha. A adoção de boas práticas para reduzir os riscos de contágio da Covid-19 foi também ação levada pela expedição, com 500 cartazes distribuídos pelas comunidades como forma de propagar informações corretas para o combate das famosas fake news.

"A logística é desafiadora com o tempo que se leva para chegar nas comunidades da RDS do Juma, mais de 27 horas de barco. Tudo isso só foi possível graças aos nossos parceiros que nos apoiam em todas as nossas ações”, disse o coordenador regional da FAS, Marilson Silva.

Um desses parceiros é o Universo Americanas (composto por Americanas, B2W Digital, IF – Inovação e Futuro, Ame e LET´S), que criou um programa de auxílio às populações indígenas e ribeirinhas da Amazônia durante a pandemia e já doou 300 mil máscaras, mil oxímetros e 21,5 mil unidades de álcool em gel (500 ml)) com o objetivo de ajudar na higienização e combate ao avanço da doença na região.

A iniciativa também teve apoio da Marriot, Swarovski (por meio do projeto Escolas D’ Água), OAK Foundation, Instituto Arapyaú, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Associação de Moradores e Amigos da RDS do Juma (Amarjuma), Prefeitura Municipal de Novo Aripuanã, Secretarias de Estado do Meio Ambiente e da Saúde do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati).

Em Uatumã

Na RDS Uatumã, ao todo, foram doadas 500 cestas básicas para que as pessoas não precisem sair da comunidade para comprar alimentos; 10 mil máscaras para reduzir o contágio do novo coronavírus e 500 cartazes informativos sobre a doença. Para os profissionais da saúde que atuam na região, a missão garantiu a entrega de oxímetros, termômetros, aparelho de pressão e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Também teve teleatendimentos de saúde e psicológico, através do sistema de Telessaúde da UEA, e a distribuição de material informativo com recomendações médicas.

A presidente da Associação Agroextrativista dos Comunitários da RDS Uatumã, Diana Prado, informou que a pandemia paralisou as principais atividades econômicas das comunidades. “Tivemos que parar tudo, a agricultura, as atividades de pesca esportiva, o turismo e até uma usina de extração de óleo. Isso prejudicou muitas pessoas e não temos previsão de quando poderemos retornar com essas atividades. Ficamos dependentes de auxílio e doações, pois não podemos sair daqui para evitar o contágio. Então, estamos muito agradecidos com essas doações que recebemos da FAS (Fundação Amazonas Sustentável) e dos seus parceiros”, declarou.

“O momento da pandemia, apesar de uma aparente melhoria na capital, em Manaus, tem se agravado no interior do Amazonas. Assim, nossa ação em parceria com a FAS, e apoio financeiro da Fundação Banco do Brasil, é importante para proporcionar um pouco de alívio aos moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã”, enfatizou o gerente de Manejo e Tecnologias Florestais do Idesam, André Vianna.

Além do Idesam, a missão no Uatumã recebeu apoio da UEA, Funati e Associação Agroextrativista dos Comunitários da RDS Uatumã, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Secretarias de Estado do Meio Ambiente e da Saúde do Amazonas, Prefeitura Municipal de Itapiranga, Marriot, Swarovski, por meio do projeto Escolas D’ Água, OAK Foundation e Instituto Arapyaú.

Sobre a Aliança

A “Aliança dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais e Organizações Parceiras do Amazonas para o Enfrentamento do Coronavírus” foi criada e é coordenada pela pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) com o envolvimento de 81 instituições públicas e da sociedade civil para ações de prevenção ao coronavírus. Busca disseminar e estimular a adoção de boas práticas para reduzir os riscos de contágio, levar os serviços e as informações em saúde via telessaúde e o transporte de pacientes graves.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024