Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Representantes do comércio e Suframa discutem ações para fomentar o setor no Amazonas
Por Layana Rios, SUFRAMA
quarta-feira, 26 de agosto de 2020
 
 
 

Representantes do comércio e Suframa discutem ações para fomentar o setor no Amazonas
Representantes do comércio e Suframa discutem ações. / Divulgação CDL e Fecomércio

Representantes do comércio e Suframa discutem ações para fomentar o setor no Amazonas

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, reuniu-se, nesta terça-feira (25), com a classe comercial do Amazonas, representada pela Associação Comercial do Amazonas (ACA), Federação das Câmaras de Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM) e Câmara de Dirigentes Lojistas do Amazonas (CDL) para ouvir as demandas do setor, que é integrante da tríade da Zona Franca de Manaus (ZFM), junto ao setores industrial e agropecuário. A reunião ocorreu no auditório da Autarquia, seguindo os protocolos de segurança em relação ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Na ocasião, o superintendente apresentou um vídeo de divulgação dos incentivos fiscais da ZFM para o comércio, que será disponibilizado às entidades para que repassem aos seus associados. “A Suframa, em parceria com a CDL, realizou uma pesquisa com o comércio no período de pico da pandemia e observou que muitos comerciantes ainda não possuem cadastro na Suframa e acabam não usufruindo de incentivos importantes, principalmente neste momento de retomada econômica”, afirmou Polsin.

Durante a reunião, a coordenadora-geral de Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa, Ana Maria Souza, apresentou dados das arrecadações de impostos federais, estaduais e municipais, apontando que, embora a arrecadação federal tenha apresentado queda, a arrecadação do estado (principalmente no ICMS) aumentou no período de janeiro a julho, em relação a 2019, e o setor comercial também cresceu na contribuição, mostrando que é um impulsionador da economia no momento de crise ocasionada pelo novo coronavírus.

Parcerias
Polsin também apresentou projetos voltados ao setor agropecuário, como a criação de um distrito bioagroindustrial, e convidou as entidades para conhecerem a iniciativa e avaliar como podem se inserir nesse contexto. Outro projeto foi o de ‘apadrinhamento’ de uma instituição filantrópica. “Nosso objetivo é integrar os atores e espraiar as riquezas”, pontuou. Entre as demandas elencadas pelo comércio estão o reforço ao turismo, fortemente atingido durante a pandemia da Covid-19 - e a necessidade de desburocratização para obtenção dos incentivos, sobretudo aos pequenos comerciantes.

Uma parceria com a Junta Comercial do Amazonas (Jucea) também foi sugerida para auxiliar no processo de cadastro dos comerciantes na Suframa. Todas as demandas do setor comercial foram registradas pela Autarquia para dar o devido encaminhamento.

 

Publicidade
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2020