Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Projeto de alunos do SESI Itacoatiara desperta atenção de Luciano Huck

O projeto que tem por finalidade purificar as águas do rio Amazonas.

Por FIEAM,
quinta-feira, 3 de setembro de 2020
 
 
 

Projeto de alunos do SESI Itacoatiara desperta atenção de Luciano Huck
Alice Pimentel, Thomás Vasconcelos e Rickson Moraes ao lado professor Nicanor Bueno. / Divulgação / FIEAM.

O projeto dos alunos da Escola SESI Abrahão Sabbá, em Itacoatiara, município distante 269 quilômetros de Manaus, distinguido com o Prêmio Jovens Cientistas Revolucionários e Destaque em Inovação, Engenharias na Feira Brasileira de Jovens Cientistas - FBJC 2020, despertou a atenção do apresentador do programa Caldeirão do Huck, Luciano Huck.

Desenvolvido por uma equipe de alunos do ensino médio da Escola SESI, o projeto que tem por finalidade purificar as águas do rio Amazonas e abastecer as comunidades ribeirinhas do estado foi assunto de conversa ao vivo, de forma virtual, com Luciano Huck na última quinta-feira, 27. Na ocasião, os alunos estavam em uma gravação de entrevista com a equipe de jornalismo do portal de notícias do grupo Globo, G1, quando foram surpreendidos pela chamada do apresentador do Caldeirão do Huck que abordou pauta sobre a Amazônia e quis saber mais sobre o projeto desenvolvido por eles.

“Ficamos muito surpresos com a ligação e está sendo gratificante poder mostrar o nosso projeto. Acredito que é bom ter o reconhecimento, depois de tanto tempo dedicado e espero que no futuro possamos dar continuidade e avançar nos testes e nas pesquisas, para de fato conseguir colocar em prática e beneficiar as comunidades que não têm acesso à água tratada, além de reduzir as doenças causadas pela água contaminada”, relatou a aluna Alice Pimentel, membro da equipe.

A proposta de Alice e do colega Rickson Moraes, juntamente com o aluno do Instituto Federal do Amazonas (IFAM-Itacoatiara), Thomás Vasconcelos, é viabilizar um sistema que converte a energia elétrica em energia química, conhecida como eletrólise, para purificar as águas do rio Amazonas e abastecer as comunidades ribeirinhas do estado com água potável. De acordo o Painel Saneamento Brasil do Instituto Trata Brasil (ITB) no Amazonas, em 2019, mais de 20% da população (633.753 habitantes) não possuem acesso à água com algum tipo de tratamento.

A pesquisa começou a ser desenvolvida em julho de 2019, prolongou-se por seis meses, e demonstrou ser de baixo custo e viável para aplicação em comunidades ribeirinhas isoladas no Amazonas. O tema surgiu em um Torneio SESI de Robótica (2017/ 2018), e além de render premiações na FBJC 2020, ficou entre os finalistas na Mostra Virtual da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia - Febrace 2020.

“Essa repercussão tem sido muito positiva, especialmente por saber que o projeto, em que pude auxiliar os alunos e que pode realmente fazer a diferença para as pessoas, tomou uma repercussão tão grande. E, para os alunos, é uma oportunidade de aprender e tornar realidade a ideia de solucionar um problema local”, disse o professor da Escola SESI de Itacoatiara e orientador da equipe, Nicanor Bueno.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024