Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Infectologista alerta para cuidados com a Covid-19 nos elevadores

Nos últimos dois meses, 11,2 milhões de trabalhadores retornaram aos seus empregos físicos.

Por Repercussão,
quinta-feira, 8 de outubro de 2020
 
 
 

Infectologista alerta para cuidados com a Covid-19 nos elevadores
Elevadores podem ser locais propícios à contaminação. / Divulgação.

Muito demandado em repartições públicas e empresas privadas, os elevadores podem ser locais propícios à contaminação pelo novo coronavírus nesse período de retomada das atividades econômicas. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos dois meses, 11,2 milhões de trabalhadores deixaram o home office e retornaram aos seus empregos físicos, como no caso do Amazonas, onde praticamente 100% das atividades econômicas voltaram à 'normalidade'.

Para tentar deixar os elevadores mais seguros aos usuários em Manaus, no dia 9 de setembro, o prefeito da capital, Arthur Virgílio Neto, sancionou a Lei nº 2.672, que obriga edifícios residenciais e empresariais a disponibilizarem álcool em gel 70% dentro desses equipamentos.

"Toda edificação que disponibilize elevadores para uso coletivo deverá fornecer, afixado no espaço interno do elevador, próximo ao painel, álcool em gel armazenado em recipientes apropriados e ao alcance do usuário, permitindo sua higienização antes, durante e depois do uso do equipamento", diz o artigo 2º da lei.

O infectologista e consultor do Sabin Medicina Diagnóstica, Marcelo Cordeiro, entende a preocupação dos legisladores municipais e reforça a importância da medida. "Se alguém contaminado usou o elevador, uma outra pessoa não doente pode se expor ao vírus até mesmo ao tocar no botão para acionar um andar. Daí a disponibilidade do álcool gel ser extremamente importante", alerta.

Regras e cuidados

A Lei nº 2.672 orienta também sobre outras medidas de segurança e prevenção à proliferação da Covid-19, como, por exemplo, o fato de que, nesse período de pandemia, a capacidade dos elevadores deve ser de, no máximo, quatro pessoas (uma em cada canto), bem como a necessidade de haver, no interior, cartazes afixados com as instruções de uso.

Marcelo Cordeiro lembra que, mesmo com o avanço nas pesquisas, a doença causada pelo novo coronavírus ainda não tem vacina, nem um medicamento específico para o tratamento.

Segundo ele, é um erro desprezar os perigos da pandemia. A melhor forma de tentar se prevenir contra ela ainda mantendo os cuidados de higiene e distanciamento social.

"Quem não pode ficar em casa por conta de trabalho ou outro compromisso deve sempre usar máscaras ao sair, e não descuidar da higiene e segurança, especialmente em ambientes fechados, com pouca ventilação natural, como no caso dos elevadores. Estar de máscara e higienizar as mãos com álcool em gel logo após contato com superfícies em que muita gente toca é essencial", enfatiza.

Punição para o descaso

As empresas e condomínios residenciais que forem flagradas descumprindo o disposto na Lei 2.672 podem receber multa de cinco Unidades Fiscais do Município (UFMs), atualmente no valor unitário de R$ 108,95, aplicando-se em dobro no caso de cada reincidência. Mesmo assim, como não há uma fiscalização rigorosa para o cumprimento da Lei, cada cidadão deve fazer a sua parte e cuidar da própria saúde.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024