Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Empresa Denso inova e investe em agricultura no PIM

Tradicional fabricante de partes e peças para veículos automotores.

Por Márcio Gallo, SUFRAMA
terça-feira, 27 de outubro de 2020
 
 
 

Empresa Denso inova e investe em agricultura no PIM
Denso está inovando em sua planta fabril. / Divulgação / Suframa.

Tradicional fabricante de partes e peças para veículos automotores, sejam eles de duas ou quatro rodas, a empresa japonesa Denso agora está inovando em sua planta fabril instalada na Zona Franca de Manaus (ZFM) e está investindo no segmento agrícola, com experimentos para a produção de tomate. A iniciativa foi demonstrada para a comitiva da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) que esteve na Denso na sexta-feira (23).

Na oportunidade, estavam presentes o diretor-presidente da Denso da Amazônia, Satoshi Hamaguchi, o diretor Roberto Kurosawa e o gerente de controladoria, Sérgio Nakazawa, além de outros membros da diretoria. Já a comitiva da Suframa e do CBA era composta pelo superintendente Algacir Polsin, o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Manoel Amaral, o gestor do CBA, Fábio Calderaro, técnicos da Autarquia e uma pesquisadora do CBA.

No Polo Industrial de Manaus (PIM), a empresa nasceu como uma das componentistas da Moto Honda, em 1982. Doze anos depois, a Denso expandiu suas atividades e passou a contar com uma planta própria na região, com 11 mil m² de área construída, o que possibilitou atender a demandas de outras empresas que atuam localmente e, também, internacionalmente, casos da própria Honda, da Yamaha e da Toyota.

Com a produção tradicional plenamente estabelecida, um desafio aceito pela Denso foi diversificar sua produção e desenvolver técnicas que permitissem a cultura de tomate em uma região climaticamente desfavorável para este tipo de produto, devido às altas temperaturas e as mudanças nos níveis de umidade do ar, o que prejudicam a qualidade do tomate. "A ideia surgiu porque nossos antepassados japoneses que vieram ao Brasil pensavam em desenvolver a agricultura aqui, e eles tiveram bastante dificuldade no Norte do País devido ao clima da região. Então pensamos que podíamos usar a tecnologia atual para buscar avançar em culturas agrícolas mesmo diante das adversidades e temos conseguido bons resultados", afirmou Sérgio Nakazawa.

O titular da Suframa afirmou que a iniciativa é excelente e disse que "os avanços neste segmento agrícola possivelmente devem fazer parte do futuro das atividades da Denso na Zona Franca de Manaus". Polsin colocou o Centro de Biotecnologia da Amazônia à disposição para colaborar no que for possível para melhor desenvolver soluções que gerem ganhos de produtividade e qualidade neste novo segmento vislumbrado pela Denso.

A empresa

Mundialmente, a Denso conta com 212 unidades fabris, sendo na Ásia sua principal representatividade. Na América do Sul, a empresa está presente com sete plantas fabris, sendo seis no Brasil e uma na Argentina. Na Zona Franca de Manaus, sua atuação está voltada à produção de peças de extrema importância para as indústrias de duas e quatro rodas, com destaque para a ECU (Engine Electronic Control Unit, ou Unidade de Controle de Motor), item responsável pelo controle de boa parte das funções de carros e motocicletas.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024