Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Covid-19 mantém cemitérios fechados no dia 2/11
Por Renata Félix / Semcom e Lilian D’Araújo / Semulsp, Prefeitura de Manaus.
quarta-feira, 28 de outubro de 2020
 
 
 

Covid-19 mantém cemitérios fechados no dia 2/11
Dia de Finados. / Alex Pazuello / Semcom

A tradicional visitação aos cemitérios, no Dia de Finados, celebrado na próxima segunda-feira, 2/11, estará suspensa em cumprimento às medidas de segurança e prevenção contra a Covid-19, conforme Decreto Municipal 4.801. Para levar conforto às famílias enlutadas e em homenagem às vítimas do novo coronavírus, a Prefeitura de Manaus realizará a live “Momento de Oração”, diretamente do cemitério Nossa Senhora Aparecida, bairro Tarumã, zona Oeste, com transmissão ao vivo na página oficial do Facebook (facebook.com/prefeiturademanaus) e participação de diversas lideranças religiosas, mas sem a presença de público.

Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, embora o distanciamento social ainda seja uma importante recomendação, nada impede que as homenagens sejam realizadas em forma de oração, pois as vibrações de amor, respeito e solidariedade transcendem as distâncias físicas. “O Dia de Finados é uma data muito especial, porque é um momento de homenagear pessoas queridas que se foram, mas tenho o dever de preservar a vida de todos, por isso decidimos manter os cemitérios fechados. As homenagens podem ser feitas de diversas formas e vamos fazer um momento de oração, para que todos possam homenagear os seus entes queridos”, afirmou.

A celebração será realizada às 17h de segunda, com a participação de Regina Vilácio, líder indígena saterê-maué; dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, e Padre Zenildo, da Igreja Católica; Walter de Nazaré, da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas; Alberto Jorge, representante das religiões de matrizes africanas; Murilo Laredo, gestor do Comitê Israelita do Amazonas, que representará a comunidade judaica; Afonso de Ligorio Machado, da Igreja Messiânica; Tamer Mohamed, do Centro Islâmico de Manaus; Dilton Vasconcelos, da Federação Espírita; e Iona Pinheiro, da Chagdug Gonpa (Budismo).

“Nossa intenção, como determinou o prefeito, é prestar homenagens, principalmente às vidas ceifadas durante a pandemia de Covid-19, mesmo que virtualmente. Essa é a resposta da prefeitura diante deste novo tempo, sem circulação de pessoas nos cemitérios, para conclamar a todos a orar de suas casas e promovermos um momento de espiritualidade, tolerância religiosa e respeito aos nossos antepassados e entes queridos, que já não se encontram entre nós”, afirmou o subsecretário de gestão da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Eisenhower Campos.

Restrição

Desde meados de abril, a entrada nos cemitérios de Manaus está restrita. Outros momentos de visitação intensa nesses locais, como Dia das Mães e Dia dos Pais, deixaram de acontecer por conta da pandemia. “Foi necessário reorganizar a entrada dos cemitérios, até para resguardar o momento das pessoas que estão lá sepultando seus entes queridos e manter um ritmo de trabalho eficiente lá dentro”, ressaltou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.

O acesso aos cemitérios está liberado apenas para sepultamentos e, conforme o decreto municipal nº 4.801, durante o cortejo, somente é permitido o tráfego do veículo que conduza a urna funerária acompanhado de até dois outros carros particulares, limitada a participação na cerimônia de sepultamento a cinco pessoas. No caso de óbito em decorrência da Covid-19, pode participar do cortejo só o veículo que conduza a urna funerária e um carro particular, com cerimônia de sepultamento limitada a três pessoas.

 

Publicidade


   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2021