Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Professora lista possíveis temas para redação do ENEM, prova foi remarcada para 2021

Para as provas impressas foi remarcado para os dias 17 e 24 de janeiro.

Por Três Comunicação e Marketing,
quarta-feira, 25 de novembro de 2020
 
 
 

Professora lista possíveis temas para redação do ENEM, prova foi remarcada para 2021
Enem. / Divulgação.

O Exame Nacional do Ensino Médio  (ENEM) para as provas impressas foi remarcado para os dias 17 e 24 de janeiro e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro e a preparação dos estudantes que irão participar da prova está acelerada. Uma das grandes preocupações dos alunos durante o processo de estudo é com a redação. Para ajudar, a mestre em Letras e professora da Faculdade Santa Teresa, Maria Bernadete Bonini, lista alguns dos possíveis temas do próximo exame.

Ela explica que a redação é um texto dissertativo-argumentativo em que o estudante deve explorar suas opiniões por meio de teses e argumentos, ou seja, quanto mais conhecer o assunto maior a probabilidade de uma excelente nota. “Não tem como saber o conteúdo exato da redação do ENEM 2021, mas normalmente o tema tem como base discussões atuais, como é o caso da pandemia. Mesmo esse assunto é preciso delimitá-lo, observá-lo dentro de outros temas tão importantes quanto”, disse.

Segundo a professora, entre os possíveis temas a serem discutidos na redação do ENEM estão “A evasão escolar após a abertura das escolas no pós-pandemia”, “Movimento antivacina – as vacinas devem ser obrigatórias?”, “A saúde mental de crianças e adolescentes no isolamento social” e “A reinvenção do emprego pós pandemia”. “Esses são apenas alguns dos assuntos que poderão fazer parte da prova. A orientação para os estudantes é para que se mantenham atualizados. É de extrema importância a leitura. Não ter preguiça de debater, discutir os temas pulsantes na sociedade. Formar grupos de discussão é o ideal. Hoje, com as redes sociais, com a facilidade de estarmos juntos, mesmo distantes, não se tem desculpa para que grandes debates não ocorram”, destacou.

Em relação à organização do texto, Maria Bernadete ressalta que a redação do ENEM tem características próprias que devem ser estudadas para melhor estruturá-lo.

Em seguida argumentar, defender sua tese com exemplos concretos, dados estatísticos, visão de autoridades acerca do tema. Usar literatura, cinema também faz parte de uma boa defesa.  É importante também estudar bem os elementos e coesão, as ligações entre palavras, frases, períodos e parágrafos.

O terceiro passo é apresentar uma solução ao problema apresentado, demonstrando uma visão clara do tema. Por último, a redação deve conter uma conclusão de tudo que foi discutido ao longo do texto.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024