Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Primeira Fase da Ocupação Hip Hop na Vila Vagalume acontece nesse fim de semana

O evento contará com artistas visuais do grafitti e do lambe

Por Vívian Oliveira,
terça-feira, 1 de dezembro de 2020
 
 
 

Primeira Fase da Ocupação Hip Hop na Vila Vagalume acontece nesse fim de semana
Casa Criativa Vila Vagalume / Hudson Neris

O evento contará com artistas visuais do grafitti e do lambe

A Casa Criativa Vila Vagalume realizará, nesse fim de semana (5/12 e 6/12), a primeira fase da Ocupação HIP HOP, com a intervenção artística de nomes conhecidos das artes visuais da Manaus, do grafitti e do lambe. O evento, que conta com o apoio do Governo Federal e da Prefeitura de Manaus, tem acesso gratuito e início às 17h até 22h, funcionará com 50% da capacidade de público, seguindo todos os protocolos de segurança em prevenção à Covid-19.

Contemplado pelo edital municipal Conexões Culturais 2020, da Lei Aldir Blanc, o projeto foi idealizado com o intuito de promover uma ocupação artística da cultura hip-hop em suas diversas manifestações culturais como grafitti, colagem de lambe-lambes e apresentações de rappers, apresentando a perspectiva da arte urbana como agente transformador de uma comunidade, rompendo com o estereótipo de vândalos que recai sobre grafiteiros, pichadores, MCs, B-boys e B-girls.

Além disso, os muros e paredes da Casa Criativa Vila Vagalume serão preenchidos com cores, imagens, muralismos e lambes, valorizando cada artista convidado e sua obra. Também, dessa ocupação cultural, serão gerados registros audiovisuais, a ser disponibilizado nas mídias sociais da Vila Vagalume, como mais uma atividade cultural realizada em Manaus.

A ocupação terá a intervenção de 26 artistas visuais. Para esta primeira fase, participarão os artistas Bisteca, Toge, Denis, Domis, Freak, Kerol, Kina, M4fel, Medusa, Megart e Rosie.

A fachada do espaço ficará por conta da artista Deborah Erê, artista visual e professora de Artes, que mora em Manaus. Erê faz parte de equipe de mulheres do HIP HOP Golden Girls Crew, Todas São Manas e Pussy Caps Krew. Atuante desde 2010 como designer, artista gráfica e ilustradora, é fundadora dos coletivos Espaço Marciana, Mãe da Rua e Casa da Sereia.

Além dos artistas visuais, a ocupação terá apresentações musicais de artistas do movimento HIP HOP. Confira a programação:

DIA 5/12 (SÁBADO)

Às 17h30, a Produtora Cultural, ativista do movimento LGBTQIA+ e DJ Naty Veiga assumirá a discotecagem do evento com um set temático. Atuante há 10 anos como DJ, Naty viaja por diversos gêneros da música eletrônica, estilos musicais do Brasil e do Mundo. Cria, produz som e música eletrônica para desfiles de moda, performances de dança e teatro, games, curta metragens e cartoons. Iniciou sua missão com a música aos 13 anos. Aos 27, tornou-se DJ/Producer. Em 2013, ganhou o prêmio “Som Na Cidade” com o projeto  Tacapeia In Concert.

Em seguida, às 19h30, a Vila Vagalume será palco para a apresentação da dupla Lary Go & Strela. O empoderamento feminino é o ponto forte na interpretação da dupla Formada em 2015, Lary Go e Strela já é referência no cenário HIP HOP. Seus versos ritmados em batidas poderosas expressam o cotidiano e a realidade da jovem mulher manauara, socialmente ativa. Diretamente do bairro de Santa Etelvina, zona norte de Manaus, elas fazem parte de uma cena que segue em desenvolvimento, mas que ainda necessita de apoio para ser vista e marcar presença em grandes eventos.

DIA 6/12 (DOMINGO)

Já no dia 6/12, as atividades de ocupação cultura HIP HOP continuam, com a DJ Naty Veiga assumindo novamente o palco da Vila Vagalume para mais uma apresentação para animar o evento.

 

CASA CRIATIVA - Espaço de construção coletiva desenvolvida pelos artistas Vívian Gramophone, Mauro Lima, Ramon Marola, Andreas Dominique, Marcela Paiva, Grace Anne e Victor Félix Liotto, a casa está centrada na zona oeste em uma casa que transpira arte e receptividade na Avenida Padre Agostinho Caballero Martin, 234, bairro do Bairro São Raimundo, em frente ao Rio Negro, trazendo o melhor da cultura regional e da arte culinária vegetariana. As atividades realizadas têm fomentado um espaço plural que conta com a parceria de artistas locais, que passam a ter mais consolidação de suas carreiras, visibilidade e estrutura para seus projetos. Como resultado, a Casa ganhou destaque dentre os espaços culturais de Manaus por apoiar e difundir a cultura local.

A Vila Vagalume pretende ser um útero artístico ao auxiliar seus artistas integrados na oportunidade de divulgação de seus trabalhos. A vila também tem a intenção em ser um centro de reflexão social, de formação e de práticas pedagógicas destinadas ao favorecimento e benefício da comunidade próxima do bairro de São Raimundo, propiciando uma transformação ao integrar as pessoas em suas vivências cotidianas na produção cultural única e regional da cidade de Manaus.

Serviço: OCUPAÇÃO HIP HOP NA VILA VAGALUME

Data/hora: Sábado (05/12) e domingo (06/12), de 17h a 22h

Local: Casa Criativa Vila Vagalume 80, avenida Padre Agostinho Caballero Martin, 234, São Raimundo

Entrada: Gratuita

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024