Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Fora do picadeiro, artistas se reinventam e levam alegria nos bairros de Manaus

O projeto conta com bailarinos e acrobatas.

Por Cultura Amazônica Assessoria,
terça-feira, 15 de dezembro de 2020
 
 
 

Fora do picadeiro, artistas se reinventam e levam alegria nos bairros de Manaus
Karine Magalhães. / Divulgação.

O projeto conta com bailarinos, acrobatas e a participação de artista que compõe o Casting do “Cirque du Soleil”

Nos dias 21 a 23 e 25 a 27 de dezembro, às 19h, com duração de 40/50 min, em seis (06) zonas da capital amazonense (Zonas leste, norte, centro-sul, sul, oeste e centro-oeste), acontecerá a apresentação do “O Espetacular Busão da Alegria”. Idealizado por Leandro Xavier, a iniciativa do projeto surgiu de uma percepção de que zonas descentralizadas de Manaus, têm acesso reduzido ao entretenimento e para suprir esta necessidade, o artista montou uma intervenção itinerante que levasse ações de circo, palhaçaria e música para essas regiões.

“A palavra "espetacular" representa os espetáculos de circo e o "busão" traz um pouco do cotidiano enfrentado com alegria. Através do “O Espetacular Busão da Alegria” vamos contribuir com o processo de difusão da linguagem do circo por Manaus e alcançar novas plateias”, enfatiza o artista Leandro Xavier.

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19) trouxe uma nova realidade às atividades culturais, as quais foram adaptadas em cumprimento do que foi estabelecido pelos protocolos dos órgãos sanitários, como distanciamento social e aglomeração. Leandro Xavier comenta sobre sua experiência neste período.

“O ano de 2020 foi um ano de muito luto devido à crise causada pela covid-19. Esse cenário fez a classe artística se reinventar, se atualizar, além de pensar em novas propostas, adequando-se ao novo momento, o mundo virtual. Leis como Aldir Blanc, entre outras iniciativas, foi fundamental por recolocar o artista de volta no cenário cultural, gerando renda e emprego”, observa o artista.

O projeto “O espetacular Busão da Alegria” conta com apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal, por meio do Prêmio Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc. Durante a pandemia, Leandro Xavier foi contemplado pelo edital #ficanaredemaninho da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas, com o número, "Multivers". Também realizou uma produção inédita “Mundo Louco” contemplado pelo edital da FUNARTE, "Respirarte". Além da Produção independente do Documentário "Circo com destino: Manaus".

O idealizador do projeto- Leandro Xavier (AM)
Leandro Xavier foi intérprete, bailarino e acrobata na Cia Indios.com o espetáculo “Pau a Pique” de Yara Costa. Integrou o espetáculo “O Glorioso” (AM), foi assistente do aéreo em “A Divina Fábula” (RR), e participou da cantata de Natal pela UEA (AM). Montou o Número “MARTE” (2018) um duo de lira circense que foi apresentado no Teatro Amazonas (AM) e no Seminário Internacional de Circo em São Paulo (SP). Montou o número “Multivers” (2019) apresentado no Teatro Amazonas (AM) e uma cena de lira para o espetáculo anual do SESC AM, coordenado por Jeniffer Lages. Produziu o documentário “Circo com destino, Manaus”.

Artista Helder Vilela (SP) compõe o Casting do “Cirque du Soleil”
Entre os artistas participantes do projeto “O Espetacular Busão da Alegria”, está Helder Vilela, que atua como professor na Escola Nacional de Circo e participa de vários Projetos Culturais, Editais e Festivais por todo o Brasil. Integra o Duo “Simetria”, um dos principais nomes nacionais em Acrobalance “hand-to-hand” e "hand balance", disseminando conhecimento por todo o país com Workshops, aulas particulares presenciais e virtuais, além de espetáculos. Desde 2018, integra o Casting do “Cirque du Soleil”, com os números de “Aerial Straps”, “Hand to hand” e “Handbalance”. Em 2019, participou de uma das novas criações do “Cirque du Soleil”, atuando como protagonista do espetáculo “COSMOS”, fazendo turnê em 2019/2020 pelo Mediterrâneo, com o solo de “Aerial Straps”.
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Músicos- Marlisson Robério/ Paulo Henrique/ Italo Vilhena/ Cristofe dos Santos
Artistas- Ayla Taynã/ Karine Magalhães/ Julia Rocha/ Luan Moura/ José Marin/ Jean Winder/ Helder Vilela/ Ingrid Cândido
Produção Cultural- Klindson Cruz/ Cultura Amazônica
Produção Executiva- Ingrid Cândido
Assistente de cena- Beattriz Rocha/ Ana Camila
Som e Iluminação- James
Identidade Visual - Leonardo Najar
Assessoria de Comunicação: Yghor Palhano/ Wagner Moreira
Direção Geral- Leandro Xavier

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024