Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Espetáculo Queimar a Casa, do Grupo Jurubebas, estreia nesta terça-feira (22)

Obra faz uma reflexão sobre como manter a esperança em períodos de escassez.

Por Layana Feitoza,
segunda-feira, 21 de dezembro de 2020
 
 
 

Espetáculo Queimar a Casa, do Grupo Jurubebas, estreia nesta terça-feira (22)
Dramaturgo e ator-performer Caio Muniz / Larissa Martins.

Escrita pelo ator e dramaturgo Caio Muniz, obra faz uma reflexão sobre como manter a esperança em períodos de escassez

Depois de incendiar a própria residência, um rapaz chamado Douglas procura um lugar para viver temporariamente. A partir desse processo de busca feito ao lado do pai, do irmão e da ex-namorada, e com as limitações geradas pela situação de escassez, ele se vê diante da complexidade dessas relações, que questionam o que e como podemos fazer para manter viva a última fagulha de esperança em nossas vidas.

Esta é a narrativa do espetáculo de teatro-performance “Queimar a Casa”, do Grupo Jurubebas, que estreia nesta terça (22), às 20h, na sede da companhia (Rua Comandante Norberto Von Gal, 178, Bairro da Paz). A entrada é gratuita.

Dirigida por Wellington Dias, a obra foi construída a partir da pesquisa “Ateliê dramatúrgico - processos criativos de dramaturgias contemporâneas textuais”,  do dramaturgo e ator-performer Caio Muniz – que dá vida ao personagem Douglas.

A proposta da performance é provocar o espectador acerca do que é possível fazer para lidar e vencer as dificuldades que surgem a partir das necessidades em momentos de crise. “A encenação deixa isso em aberto para que cada um responda dentro de si. O que mais me motiva é criar uma experiência instigante e provocativa ao espectador, como uma testemunha desse ato”, pondera Muniz.

A cenografia é composta por objetos enferrujados e queimados, além de eletrônicos domésticos, e caixas de cerveja. A trilha sonora é original, composta por Gabriel Soares, e que vai embalar a apresentação ao som de violão, gaita e flauta.

A iluminação, refletindo a essência do fogo, possui cores quentes, que dialogam com outros tons sombreados. “Na apresentação, o corpo do ator-performer se relaciona em vários níveis e sensações com elementos da cenografia”, destaca Caio.

Liberdade

A direção de arte da obra é assinada por Francisco Ricardo, vencedor de um Kikito na categoria “Melhor Direção de Arte” pelo filme “O Barco e o Rio”, no 48º Festival de Gramado. “Tenho feito o processo de cenografia e de iluminação. Tem sido interessante, porque o espetáculo é um monólogo e basicamente não existem indicações do texto sobre os objetos que compõem o cenário. A gente ficou muito livre para pensar sobre isso, dentro das emoções que o personagem passa e dentro daquilo que eu tenho percebido dentro do processo do Caio”, complementa Francisco.

De acordo com Caio, o grupo planeja uma temporada de exibição da obra no segundo semestre de 2021, mas ainda não há data prevista. Na apresentação presencial, haverá distanciamento entre os espectadores, com uso obrigatório de máscara, número restrito de público e disponibilização de álcool em gel.

A apresentação de “Queimar a Casa” terá transmissão online por meio do canal no Youtube do Grupo Jurubebas. “Queimar a Casa” é um projeto contemplado pelo Prêmio Manaus de Conexões Culturais - Manauscult, por meio da Lei Aldir Blanc.

Perfis

Caio Muniz - Iniciou o contato com teatro   no curso livre de Teatro Cláudio Santoro da Zona Norte. Cursa Licenciatura em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Participou do Programa de Iniciação à Docência - PIBIB. Participou do Programa de Iniciação À Pesquisa Científica - PAIC com a pesquisa "Mediação cultural de tendências contemporâneas do Teatro para o ensino".

Wellington Dias - Diretor teatral, ator, produtor cultural e professor no curso de Teatro da UEA. Tem Bacharelado e Mestrado em Direção Teatral no RITCS School of Arts em Bruxelas, na Bélgica. Bacharel em Interpretação na UNIRIO. Desenvolve pesquisas, experimentos cênicos e performativos a partir do corpo, espacialidades e identidades amazônicas.

Francisco Ricardo - Artista plástico, diretor de arte, cenógrafo, figurinista, fotógrafo, com  espanhol avançado e inglês básico. É Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas. É ganhador do Kikito de “Melhor Direção de Arte” pelo curta “O Barco e o Rio” (2020).

Ficha técnica

Dramaturgia e atuação - Caio Muniz

Direção - Wellington Dias

Direção de Arte - Francisco Ricardo

Produção - Caio Muniz & Emilly Cerdeira

Iluminação - Léo Margarido

Trilha Original - Gabriel Soares

Preparação corporal - Mara Pacheco

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024