Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



3 formas de se preparar para períodos de crise financeira
Por Joel Gomes,
sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
 
 
 

3 formas de se preparar para períodos de crise financeira
Crise Financeira. / Divulgação.

Já imaginou o quanto seria bom se pudéssemos prever o futuro e avistar com antecedência as crises financeiras?

Com certeza a maioria dos empreendedores já pensou em alguma dessas possibilidades ou já quis um superpoder para prever o futuro
Isso porque muitas vezes algumas empresas têm grandes resultados no mercado, com estoque de produtos, número alto de vendas e de repente se deparam com uma crise financeira.

Os negócios que até então iam bem seguem outro caminho indesejado, como a demissão de pessoas em massa, pagamento de contas extensas e dívidas.

Apesar de ser difícil prever as crises financeiras, é importante os empreendedores estarem sempre atentos aos sinais da economia, às políticas econômicas e flutuações de mercado, pois as crises acontecerão inevitavelmente.

Um dos fatores mais importantes para se preparar para as crises financeiras é um orçamento bem feito. O orçamento feito da forma correta pode evitar futuros erros e gastos desnecessários que poderão amenizar os prejuízos durante uma crise.

O orçamento é baseado na rotina de gastos da empresa, de acordo com o que ocorreu durante o mês. É essencial uma análise detalhada desses dados para projetar o próximo mês que começa.

Ter sempre em mente os gastos que podem ou não ocorrer durante o mês, de acordo com eventos, gastos sazonais, e tudo que excede os gastos fixos da empresa.

Quer entender melhor de que forma tudo isso pode te preparar para momentos de crise? Neste artigo vamos te mostrar como ocorrem as crises financeiras e dar algumas dicas que irão te ajudar a preparar o seu negócio para esses momentos.

O que é uma crise financeira?
A crise financeira se estrutura de diversas formas e por meio de uma diversidade de fatores econômicos. Apesar disso, qualquer crise financeira abala a maioria dos setores econômicos do país, empresas, investidores e empreendedores.

A lei da oferta e demanda é um dos fatores que influenciam de forma significativa as crises financeiras, pois o equilíbrio entre esses dois elementos é o que mantém a harmonia e a estabilidade econômica.

Muitos economistas trabalham com a intenção de prever, mesmo que de forma incerta, os indícios de uma crise econômica.

Porém, as crises financeiras são muito difíceis de serem previstas principalmente pelo fato de serem gradativas, ou seja, a crise na maioria das vezes vai acontecendo aos poucos no mercado financeiro.

Crise Financeira

Como se preparar para momentos de crise?

A verdade é que ninguém gostaria de enfrentar uma crise, mas caso seja necessário, há algumas formas de atenuar os estragos. E é isso que mostramos abaixo de forma sucinta.

Aumente a produtividade
Reduzir os gastos é importante, porém aumentar a produtividade dos colaboradores é essencial para o aumento dos lucros durante a crise.
A produtividade está diretamente ligada ao bem estar das pessoas e ao reconhecimento de suas potencialidades. Pessoas que possuem habilidades em determinadas áreas não serão tão produtivas em outras áreas.

Sobretudo, é importante saber demandar tarefas que estejam alinhadas às potencialidades de cada um, pois isso irá refletir de forma significativa na produtividade. Há várias maneiras de aumentar a produtividade sem necessariamente obter mais gastos.

Manter a equipe atualizada sobre o mercado, compartilhar informações e falar sobre os novos projetos é uma forma de motivar a equipe e consequentemente aumentar a produtividade, pois pessoas motivadas tendem a aumentar o rendimento no trabalho.

Outra forma de impulsionar a produtividade é estipulando metas individuais e coletivas, porém, com muito cuidado às singularidades de cada profissional.

É preciso considerar o know-how de cada um, suas experiências e respeitar os limites de cada colaborador. As metas bem traçadas de acordo com as potencialidades de cada um podem servir como um estímulo enorme na produtividade.

Controle os custos
A gestão financeira mal executada pode ser ainda mais prejudicial em tempos de crise. Porém, quando há bom planejamento e controle de custos é possível garantir maior estabilidade e menos descontrole financeiro durante uma crise.

Há várias formas de controlar custos das empresas e economizar nas finanças, algumas delas podem ser feitas por meio de medidas simples e fáceis de serem implementadas.

Adaptar o modelo de negócio e de funcionamento é muito importante para que uma empresa consiga sobreviver à crise. Uma jornada de trabalho reduzida e equipe mais selecionada já é um bom começo. Aqui é importante fazer muito com poucos recursos.

Uma das formas de diminuir a jornada de trabalho e flexibilizar o horário de atuação nos espaços físicos da empresa é viabilizar plataformas para Home Office.

Com isso, é possível a empresa economizar com gastos estruturais e promover a produtividade entre os colaboradores. O Home Office quando bem estruturado pode gerar ainda mais rendimento para as empresas.

Isso porque poder trabalhar de casa é um estímulo significativo para a maioria das pessoas e a produtividade está diretamente ligada aos aspectos ambientais em que o indivíduo está inserido.

Da mesma forma, se uma empresa trabalha com loja própria e distribuidores, começar a migrar para plataformas online pode ser um caminho muito mais acessível, pois proporciona uma redução de custos significativa no orçamento da empresa.

Para se adaptar ao e-commerce também é necessário contratar pacotes de web host e comprar domínio. Hoje em dia, comprar domínio e hospedagem de site está cada vez mais acessível no mercado digital.

Em algumas empresas ainda é possível comprar domínio de forma gratuita, pois esse recurso já está incluso em pacotes de hospedagem.
Outra forma de conter ainda mais os gastos e se preparar para uma crise financeira é terceirizando alguns serviços. Isso possibilita maior liberdade financeira para o orçamento da empresa e reduz custos com estrutura, máquinas, produtos e rotatividade de funcionários.

Ter controle do estoque é outro fator muito importante na contenção dos gastos, pois podem existir desperdícios e compras desnecessárias nesse setor.

Estimule a inovação
Você já se sentiu mais produtivo diante de uma tarefa inovadora? Isso acontece porque a inovação na maioria das vezes está relacionada a tarefas desafiadoras.

Com crise econômica de 2020, muitas empresas e pequenos empreendedores tiveram que se reinventar no mercado para continuar atuando.

Com vários setores afetados e segmentos desfalcados, só mesmo a inovação poderia mudar o rumo dos negócios.
Para que isso aconteça da melhor forma, é essencial que as empresas estimulem a criatividade dos colaboradores e estejam abertas para novas ideias vindas da equipe.

O segredo para se reinventar é sempre estar atento às demandas do mercado e a oferta da empresa.

Reciclar ideias, rever propósitos e criar novas possibilidades dentro de uma empresa é essencial para o sucesso de qualquer organização e pode salvar empreendedores de muitas crises e instabilidades financeiras por aí.

Adotar o Home Office nas empresas, trabalhar com delivery, instaurar pagamentos remotos e fazer parcerias inteligentes são formas de inovar no mercado e de sobrevivência em tempos de crise.

Aplicativos como a Uber Eats e a Rappi são grandes exemplos de potentes inovações presentes no mercado.

Conclusão
As crises econômicas serão inevitáveis ao decorrer da vida. Saber preparar seu negócio e sua empresa para essas situações é estar sempre um passo à frente.

Muitas empresas quebram diante de uma crise financeira justamente pela falta de planejamento, a não contenção de custos e todos os outros fatores listados anteriormente.

Saber mudar o direcionamento e adotar novas políticas na empresa durante momentos delicados é essencial para evitar prejuízos maiores.

Parar com expansões e investimentos, negociar com os fornecedores e outras formas de contenção de gastos também são importantes.

Por isso, fique sempre por dentro das atualizações econômicas e novidades do mercado e lembre-se que todas as formas de enxugar os custos são válidas nesses momentos de crise.

 

Publicidade


   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2021