Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Espetáculo virtual Pra te fazer lembrar será apresentado no dia 29 de janeiro

Obra aborda a solidão e os afetos de um homem ao sair do país de origem

Por Laynna Feitoza,
segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
 
 
 

Espetáculo virtual Pra te fazer lembrar será apresentado no dia 29 de janeiro
Ator Lukas Macedo. / Larissa Martins / Divulgação

Obra será transmitida por meio do Instagram @daniely.lima_ e aborda a solidão e os afetos de um homem ao sair do país de origem

Um corpo que movimenta o medo, a solidão e o percurso das relações humanas. Este é o centro do espetáculo virtual de teatro “Pra te fazer lembrar”, a ser transmitido no dia 29 de janeiro, às 17h, no Instagram @daniely.lima_, em formato de live. Dirigida por Daniely Lima, a obra conta a história de Gregório, um imigrante venezuelano que ressignifica relações, sentimentos e espaços ao se mudar para a capital amazonense. 

Gregório, que é interpretado pelo ator Lukas Macedo, busca enraizar no espetáculo, a partir do corpo-memória, suas histórias entre os fluxos geográficos nos quais se encontra. “Fala da saudade de casa, dos afetos em movimento entre as cidades de Maracaibo e Manaus, a solidão e a busca por territórios poéticos, sólidos. Da imigração à carne, tudo que perpassa esse corpo é vestígio de vida”, destaca a diretora. 

Segundo Daniely, o projeto estimula um intercâmbio cultural entre Brasil e Venezuela, países amazônicos que vivem processos políticos, a interferirem diretamente na sua relação com o corpo-voz-ação e as relações subjetivas entre todas as referências que se encontram na obra. "Vai além de um espaço fincado, enraizado; é fluxo, móvel, itinerante, como o corpo que atua”, complementa Lima. 

A narrativa da obra é inspirada na história de vida do ator venezuelano José Arenas, e a cenografia contém fragmentos das vivências do ator, explica Daniely. "Utilizamos fotos da infância do próprio autor da história, o José. Fotos da infância dele, da Venezuela, vídeos de quando ele chegou no Brasil, do aniversário dele e afins. Tudo isso vai ajudar a contar a narrativa de uma pessoa que vem de outro país para cá. Gosto muito de trabalhar com teatro documentário. Registros, fotografias, cartas, escritos, vídeos e áudios... acho positivo tudo o que serve de registro para ajudar a dramaturgia", salienta Lima.

O trabalho é pautado nos estudos do dançarino e teatrólogo eslovaco Rudolf Laban, considerado o "pai da dança-teatro". Além da linguagem de teatro, o projeto utiliza também o Teatros do Real como lugar de investigação de histórias do próprio interprete para a cena. "Já a sonoplastia se debruça em músicas de Maracaibo e alguns experimentos de áudios relatando a biografia do intérprete”, completa Daniely.


Ficha técnica

Direção - Daniely Lima

Intérprete - Lukas Macedo

Produção - Felipe Maya Jatobá

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024