Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Movimento Ficha Verde é contra fusão do ICMBio e Ibama

Membros do Movimento Ficha Verde se declaram contra a proposta do Ministério do Meio Ambiente.

Por UP Comunicação Inteligente,
terça-feira, 2 de fevereiro de 2021
 
 
 

Movimento Ficha Verde é contra fusão do ICMBio e Ibama
Amazônia. / Divulgação / MoFV.

Membros do Movimento Ficha Verde (MoFV) se declaram contra a proposta do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para fusão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), durante a audiência pública online realizada, nesta segunda-feira, dia 1° de fevereiro,  pelo Ministério Público Federal do Amazonas (MPF) que debateu o assunto.

Mais de 500 pessoas participaram online e simultaneamente da audiência, transmitida pelo canal no Youtube do MPF e que já tem mais de 2,8 mil visualizações. O evento virtual levou em consideração o Inquérito Civil Público nº 1.13.000.002506/2020-00, relacionado ao possível desmonte estrutural do ICMBio, além da potencialidade de impacto da eventual fusão com o Ibama.

O professor universitário, membro do MoFV e Coordenador do Programa de Interesse do Meio Ambiente, Neliton Marques, apresentou a posição do movimento em relação ao assunto. “Queremos apresentar quatro pontos fundamentais sobre essa possível fusão do ICMBio e do Ibama. Primeiro que isso pode gerar uma insegurança jurídica na gestão das Unidades de Conservação (UCs), segundo vai promover um caos administrativo em curto e médio prazo, terceiro terá uma insuficiência de foco e gestão especializada nas UCs e a quarta questão são as concessões, que ficarão sem uma interlocução muito clara. Por essas e por outras questões, a extinção desses importantes órgãos gera uma grande preocupação para todos. Por isso, somos totalmente contra a proposta”, disse Marques durante a audiência.

Já a bióloga e também membro do MoFV, Rita Mesquita, entre outros assuntos, enfatizou os prejuízos para a Amazônia com a possível fusão do ICMBio e Ibama. “No foco da Amazônia, atualmente uma série de políticas públicas precisam ser trabalhadas com opções possíveis para alinhar conservação, bem-estar e qualidade de vida com a sociedade. Entendemos que isso cada vez mais deve ser destacado. O ICMBio implementou processos de gestão nas UCs, que ainda estão em andamento. Estamos diante da maior biodiversidade do planeta e com essa fusão dos órgãos podemos perder todos os benefícios, e será uma perda enorme para a sociedade. Por isso, nos posicionamos contra essa fusão. Vamos perder a história na construção desses órgãos na sociedade brasileira”, declarou.

Sobre fusão

Desde outubro de 2020, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, criou um grupo de trabalho que discute a fusão do ICMBio e do Ibama. As atas das reuniões que debatem sobre o tema não possuem muitas informações e não têm especialistas em conservação ambiental. É um grupo formado por seis oficiais da Polícia Militar (PM) de São Paulo e um civil. Essa falta de transparência nos debates sobre a fusão foram um dos motivos da audiência pública do MPF.

Sobre o MoFV

O Ficha Verde é um movimento suprapartidário, aberto e colaborativo que tem como objetivo promover o protagonismo da sociedade civil na agenda socioambiental. Nascido no Amazonas, tem como foco discutir, propor e monitorar ações na área ambiental no estado do Amazonas e na Amazônia.

Atua com objetivo de alcançar melhorias na conservação da natureza e na qualidade de vida da sociedade. Para saber mais ou participar do movimento, basta acessar: www.fichaverde.org.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024