Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Estudo mostra como melhorar conectividade em áreas remotas da Amazônia

Estudo recém-concluído pela FAS retrata a importância deste serviço na região.

Por UP Comunicação Inteligente,
quinta-feira, 11 de março de 2021
 
 
 

Estudo mostra como melhorar conectividade em áreas remotas da Amazônia
A conectividade na região. / Divulgação / FAS.

Estudo recém-concluído pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), financiado pelo Banco Mundial, retrata a importância deste serviço na região

Um estudo conduzido pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e financiado pelo Banco Mundial, que acaba de ser concluído, demonstra a importância da conexão digital para os habitantes da Amazônia Legal, que ocupa 59% do território brasileiro, uma área de 5 milhões de quilômetros quadrados. Essa conexão tem ainda mais importância no cenário atual, com a pandemia da Covid-19.

A conectividade na região enfrenta uma série de barreiras devido às restrições ambientais e grandes áreas de florestas e rios. As soluções apontadas pelo estudo passam pelo uso de satélites, diante das dificuldades de emprego de fibras ópticas no meio da floresta, e utilização de sistemas de rádio nas comunidades mais distantes.

O meio rural, em especial onde vivem populações residentes em comunidades e localidades remotas como a região Amazônica, é carente de programas e tecnologias que permitam a promoção de educação, saúde, empreendedorismo e gestão territorial e ambiental.

Segundo o estudo, telefonia móvel/internet é o 4º item mais importante para melhoria da infraestrutura comunitária (19,2%), ficando atrás apenas de abastecimento de água (28,1%) e ambulanchas (26,6%). O estudo indicou ainda que o rádio é um dos principais meios de comunicação para as comunidades ribeirinhas.

Outro dado do estudo corresponde aos interesses e prioridades do acesso às redes. Entre as pessoas entrevistadas, considerando um cenário em que tivessem acesso à internet 24h por dia, as atividades que a internet poderia beneficiar, na visão dos entrevistados, foram: “trabalho” (96%), “lazer” (acesso às redes sociais e ouvir música, com 2%)” e “estudar e aprender coisas novas” (2%).

“O estudo de conectividade digital em comunidades ribeirinhas remotas no interior do estado do Amazonas apresenta os usos para a conectividade digital no estado, bem como potenciais soluções de conectividade para regiões remotas e potencial estratégia para aproximar o acesso da população em geral, e, entende-se que a construção dessas soluções devem levar em consideração intercâmbios de experiências, comprometimento do setor público e privado, além da se realizar diagnósticos prévios e estudar construções colaborativas”, explica a gerente do Programa de Soluções Inovadoras da FAS, Gabriela Sampaio.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024