Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Amazonenses aprovados na Unicamp revelam os segredos na preparação para as provas

Candidato gabaritou nas questões de matemática do ENEM

Por Três Comunicação e Marketing,
quinta-feira, 11 de março de 2021
 
 
 

Amazonenses aprovados na Unicamp revelam os segredos na preparação para as provas
Albervan Cidrônio, Coordenador pedagógico do cursinho. / Divulgação.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), considerada uma das mais concorridas do país, acaba de antecipar a lista de aprovados na 1a chamada no vestibular 2021. Entre os nomes que encabeçam a relação está um dos poucos brasileiros a gabaritar questões de matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Shogo Shima. Também fez parte da lista da Unicamp, o amazonense João Henrique Farias. Ambos são alunos do pré-vestibular Vetor Centro de Estudos, referência em preparação para provas de vestibulares regionais e nacionais.

Para Shogo Shima, de 18 anos, que começou a rotina de estudos ainda no início de 2020, a estratégia foi equilibrar os horários de estudo e os horários livres. “Usei o livro da escola, plataformas do Vetor e do Stoodi, além de resolver provas anteriores dos vestibulares para saber mais ou menos os níveis das questões e como respondê-las. Cada dia eu montava alguns objetivos simples, que às vezes eu não atingia, mas foram suficientes para aprender bem as matérias que tinha mais dificuldade”, disse o estudante.

Outra dica de Shogo é para que os alunos do ensino médio aproveitem para participar de concursos e olimpíadas que testam conhecimento. “Não custa nada e pode ajudar a abrir oportunidades em grandes universidades do país, mesmo com apenas uma medalha de prata ou bronze”, revela o jovem, que foi prata na Olimpíada Brasileira de Robótica, em 2018.

Aprovado em Engenharia Mecânica na Unicamp, Shogo recentemente realizou um feito em tanto, gabaritando matemática na prova do Enem. “Sempre tive facilidade com matemática e física, acredito que esses foram fatores que me ajudaram bastante”, comenta o jovem, que também aguarda o resultado da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que é responsável pela prova da Universidade de São Paulo (USP).

Também aluno do Vetor desde o ano passado, João Henrique Farias avalia que o cursinho teve uma importante contribuição para a aprovação na Unicamp, principalmente por conta do direcionamento nos estudos. “Minha rotina de estudo consistiu em prestar atenção às aulas do colégio e do curso. E, chegando em casa, revisar o que foi dado e resolver exercícios. Essa revisão e resolução de questões em casa foram essenciais”, disse o jovem aprovado em Engenharia de Produção.

Além do resultado da Unesp e Fuvest, ele conta que também aguarda ansioso pela lista de aprovados dos certames locais, o Processo Seletivo Contínuo (PSC), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Apesar de ser bastante apegado à família e amigos, João acredita que a possibilidade de mudar-se para outro estado para estudar fora já causa ansiedade. “Porém, acredito que com a ajuda da tecnologia essa distância será encurtada e isso me conforta bastante”, comenta o aluno do Vetor.

Expectativa para o Enem

Segundo o coordenador pedagógico do cursinho pré-vestibular Vetor Centro de Estudos, Albervan Cidrônio, o resultado do Enem também é bastante esperado entre os estudantes, que almejam entrar nas universidades mais concorridas do país.“Apesar do ano atípico, os alunos que se prepararam ao longo de 2020 fizeram uma boa prova e a expectativa é de muitas aprovações”, afirma.

O resultado do Enem será divulgado no dia 29 de março e os candidatos poderão usar as notas para concorrer a vagas no ensino superior, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Publicidade


   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2022