Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Oficina do projeto Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas

Inscrições já estão abertas para a formação on-line gratuita.

Por Jony Clay Borges,
sexta-feira, 19 de março de 2021
 
 
 

Oficina do projeto Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas
Artista visual e arte educadora Bruna Mazzotti. / Alonso Junior

Inscrições já estão abertas para a formação on-line gratuita com a artista visual e arte educadora Bruna Mazzotti, a ser realizada de 29 de março a 2 de abril

Jogo de cartas que remonta aos séculos XV e XVI, difundido em áreas como o esoterismo e a psicologia junguiana, o tarô pode ser também aliado da criação artística. Esse é o eixo da oficina on-line “Uma Imagem Atrás da Outra: Tarô enquanto iminência à prática artística”, que acontece de 29 de março a 2 de abril, segunda a sexta-feira, das 14h30 às 16h30. A formação gratuita integra a agenda do projeto “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas” e tem inscrições abertas on-line pelo https://cutt.ly/OficinaBrunaMazzotti.

A oficina “Uma imagem atrás da outra” é voltada a artistas interessados em observar seus afazeres em Arte através do tarô, conforme assinala a artista visual e arte educadora Bruna Mazzotti, facilitadora da formação.

“É indicada para pessoas com processos artísticos, de quaisquer linguagens, que estejam em desenvolvimento”, explica Bruna, que é mestranda em Poéticas Interdisciplinares pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e desenvolve pesquisa com ênfase em escrita aliada ao tarô, performance arte e instalação, entre outros temas de estudo.

Para participar da oficina não é requerida experiência ou conhecimento prévio do tarô. Os inscritos selecionados para a oficina virtual – limitada a 10 participantes - deverão compartilhar, por meio de pasta no OneDrive, vídeos, áudios, imagens, escritos e quaisquer outros conteúdos sobre a obra em processo a ser investigada durante o curso.

Para os encontros, os participantes deverão ainda instalar o aplicativo Classic Rider-Waite Tarot Deck (disponível na Google Play para dispositivos Android) e ter à mão papéis sem pauta e canetas.

Inscrições
Os interessados em participar da oficina “Uma Imagem Atrás da Outra: Tarô enquanto iminência à prática artística” podem efetuar inscrição gratuita por meio de formulário on-line disponível no endereço https://cutt.ly/OficinaBrunaMazzotti, informando nome completo, biografia resumida e telefone para contato, além de anexar carta de intenção. As submissões devem ser enviadas até o meio-dia do dia 28 de março, domingo.

O curso tem vagas limitadas para 10 participantes. Os inscritos selecionados receberão e-mail de confirmação com link e instruções para acesso à sala virtual da atividade na plataforma Zoom.

Performance arte em debate
Além da oficina, Bruna Mazzotti também participa da programação de bate-papos on-line do “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas”, no dia 31 de março, às 19h. No encontro, com o tema “Artes Visuais/Performance Art”, a artista vai promover uma conversa livre sobre configurações da performance arte no contexto da pandemia de Covid-19.

“É essencial refletir sobre a presença virtual na arte da performance, na indicação e trocas de trabalhos, artistas e coletivos que trabalham o estado de presença corporal on-line – tanto hoje quanto antes do contexto pandêmico”, assinala Bruna.

Na visão de Bruna, frente à realidade de hoje, o momento exige convívio e afetuosidade para encarar um momento crucial para a existência humana. “Se a gente não focar no agora e não agir agora, pode ser que as próximas gerações nem venham a existir”, afirma. “Eu quase digo que o mundo está fadado a acabar, mas não é o mundo, é a gente, se a gente continuar se autodestruindo desse jeito”.

Quem é
Bruna Mazzotti é artista visual e arte educadora. É mestranda em Poéticas Interdisciplinares pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/EBA/UFRJ) e cursa especialização em Ensino de Artes Visuais pelo Colégio Pedro II. É licenciada em Artes Visuais pela Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam).

Enquanto artista, desenvolve pesquisa com ênfase em performance arte, instalação, escrita aliada ao Tarô e proposições colaborativas e participativas. É ainda integrante do Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (NuPAA/FAV/UFG), na linha Processos Artísticos do Corpo e da Intimidade.

Projeto
O “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas” é um projeto on-line com foco em arte, formação e ideias, protagonizado por jovens artistas de Dança, Teatro, Artes Visuais, Literatura e Performance do Amazonas. A iniciativa promovida pelo Pitiú Textual das Artes terá uma série de oficinas, bate-papos e performances em torno de temáticas e linguagens do fazer artístico contemporâneo. As atividades virtuais são gratuitas e acontecem de 29 de março a 24 de abril.

Além da oficina com Bruna Mazzotti, a agenda do projeto terá formações com Sofia Sahakian, Adanilo e Marcos Telles. Cada formação acontecerá de segunda a sexta-feira, com duas horas diárias de atividades, iniciando às 13h30 (oficina de Adanilo) e às 14h30 (demais oficinas). Os bate-papos serão sempre às segundas, quartas e sextas, a partir das 19h, com diferentes artistas e temáticas em 12 edições.

As performances serão aos sábados, às 19h30, trazendo criações de Dimas Mendonça, Miro Messa, Leo Scant, Felipe Fernandes e Walter Juur. As apresentações do projeto serão abertas ao público jovem e adulto em geral.

O projeto “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas” foi contemplado pelo edital emergencial Prêmio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura.

Pitiú Textual
O Pitiú Textual das Artes (medium.com/pitiutextualdasartes) é um site voltado à difusão de informações, ideias e experiências relacionadas aos cenários de Dança, Teatro e Performance de Manaus e de outros centros do circuito artístico brasileiro. O projeto é uma iniciativa do artista Francisco Rider e do jornalista Jony Clay Borges.

O projeto reúne conteúdos textuais vários, dentre notícias, entrevistas, artigos, resenhas, ensaios e outros escritos, de cunho acadêmico ou não, visando contribuir com a divulgação e a troca de experiências e de ideias relacionadas ao fazer artístico contemporâneo entre segmentos e cenários.

SERVIÇO: PROJETO “PITIÚ TEXTUAL DAS ARTES: JOVENS ARTISTAS”
Datas: De 29 de março a 24 de abril (confira a PROGRAMAÇÃO)
Acesso:
• Performances e bate-papos: links de acesso à plataforma Zoom serão divulgados previamente no site Pitiú Textual (medium.com/pitiutextualdasartes) e nos perfis nas redes sociais Facebook (facebook.com/pitiutextual), Instagram (instagram.com/pitiu_textual) e Twitter (twitter.com/pitiutextual)
• Oficinas: o acesso será disponibilizado individualmente para os participantes, mediante inscrição prévia em formulário on-line
Valor: Acesso gratuito a todas as atividades
Realização: Pitiú Textual das Artes
Patrocínio: Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura

 

Publicidade


   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2022