Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Corpotação abre agenda de performances do Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas

Apresentação gratuita e on-line às 19h30, via plataforma Zoom

Por Jony Clay Borges,
quinta-feira, 1 de abril de 2021
 
 
 

Corpotação abre agenda de performances do Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas
Dimas Mendonça. / Divulgação.

Criação do artista cênico e produtor independente Dimas Mendonça terá apresentação gratuita e on-line às 19h30, via plataforma Zoom

Corpos restritos, seja dentro de caixas, de convenções sociais ou de rotinas, são o eixo da performance “Abaporutação/Processo Natimorto: Corpotação”, que terá apresentação on-line neste sábado (03/04), às 19h30 (horário de Manaus), via plataforma Zoom. A criação do ator, performer e produtor independente Dimas Mendonça integra a agenda de performances do projeto “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas”. O acesso é gratuito, e a classificação indicativa é de 18 anos.

Em “Corpotação”, que tem duração aproximada de 40 minutos, Dimas evoca corpos encaixotados, domesticados, enclausurados e comportados, que executam rotinas de forma repetitiva e incessante. Até que, exaustos e desequilibrados, eles encontram possibilidades de re-existência, reinvenção e superação. “É a morte de um corpo, de um mundo, de um modo, para a descoberta de outros”, define o performer.

A criação de Dimas é um desdobramento da performance “Abaporutação”, que ele desenvolve há seis anos como parte do projeto artístico “Processo Natimorto”, por sua vez iniciado em 2010. Em “Corpotação”, ele explica, a ação acontece num cubículo de casa, em uma adaptação ao ambiente de isolamento – ou enclausuramento? – doméstico. “Foi feita para extrapolar os limites do ambiente físico e virtual, quando provoca o olhar e presença de quem vê pela tela”, antecipa.

O link e os dados para acesso à apresentação virtual serão divulgados no dia da apresentação, no site Pitiú Textual (medium.com/pitiutextualdasartes) e perfis no Facebook (@pitiutextual), Instagram (@pitiu_textual) e Twitter (@pitiutextual).

“Corpotação” é a primeira de cinco performances na agenda do “Jovens Artistas”. No próximo sábado, 10 de abril, serão encenadas “Você consegue dormir?”, de Miro Messa, e “Entre paredes y cielos”, de Leo Scant; no dia 17, Felipe Fernandes apresenta “Casa de Sananga: A Viagem de Sananga”; e no dia 24, é a vez de “Contratempo”, de Walter Juur.

Quem é
Dimas Mendonça é ator, performer e produtor independente. Seu espetáculo solo “Tartufo-me” foi selecionado e apresentado no Cena Contemporânea 2018 – Brasília. Iniciou sua carreira profissional como ator Grupo de Teatro do Sesc (Tesc). É formado em Teatro, com habilitação em Atuação e Direção Cênicas, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Colaborou com artistas como Francisco Rider, nas performances “Chãu”, “Alter Chão” e “Nudez”, e Francis Madson, na peça “Por que pular degraus se a gente pode voar”.

Projeto
O “Jovens Artistas” é um projeto on-line com foco em arte, formação e ideias, protagonizado por artistas de Dança, Teatro, Artes Visuais, Literatura e Performance do Amazonas. A iniciativa promovida pelo Pitiú Textual das Artes terá oficinas, bate-papos e performances em torno de temáticas e linguagens do fazer artístico contemporâneo. As atividades virtuais são gratuitas e acontecem de 29 de março a 24 de abril.

A programação completa e outras informações sobre o projeto podem ser obtidas no Pitiú Textual das Artes (medium.com/pitiutextualdasartes) e nos perfis no Facebook (@pitiutextual), Instagram (@pitiu_textual) e Twitter (@pitiutextual).

O projeto “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas” foi contemplado pelo edital emergencial Prêmio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura.

Pitiú Textual
O Pitiú Textual das Artes (medium.com/pitiutextualdasartes) é um site voltado à difusão de informações, ideias e experiências relacionadas aos cenários de Dança, Teatro e Performance de Manaus e de outros centros do circuito artístico brasileiro. O projeto é uma iniciativa do artista Francisco Rider e do jornalista Jony Clay Borges.

SERVIÇO: PERFORMANCE “ABAPORUTAÇÃO/PROCESSO NATIMORTO: CORPOTAÇÃO”
Data/hora: Sábado, dia 3 de abril, às 19h30 (horário de Manaus)
Acesso: Gratuito; link e dados para acesso disponíveis no dia da apresentação no site Pitiú Textual (medium.com/pitiutextualdasartes) e perfis no Facebook (@pitiutextual), Instagram (@pitiu_textual) e Twitter (@pitiutextual)
Classificação indicativa: 18 anos

SERVIÇO: PROJETO “PITIÚ TEXTUAL DAS ARTES: JOVENS ARTISTAS”
Datas: De 29 de março a 24 de abril
Acesso: Gratuito para todas as atividades
Informações: Site Pitiú Textual (medium.com/pitiutextualdasartes) e perfis no Facebook (@pitiutextual), Instagram (@pitiu_textual) e Twitter (@pitiutextual)
Realização: Pitiú Textual das Artes
Patrocínio: Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura

 

Publicidade


   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2022