Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Projeto Repórteres da Floresta lança primeiro guia para educomunicadores
Por UP Comunicação Inteligente,
quinta-feira, 8 de abril de 2021
 
 
 

Projeto Repórteres da Floresta lança primeiro guia para educomunicadores
Repórteres da Floresta. / Divulgação / FAS.

Livro relata métodos, práticas e experiências do projeto educacional em comunidades ribeirinhas

Com objetivo de orientar o público sobre a educomunicação, nome dado ao modelo de educação baseada na utilização de recursos de mídia, e como pode ser aplicada na realidade de comunidades amazônicas, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) lança a primeira edição da obra ‘Repórteres da Floresta: um guia para educomunicadores’. O livro reúne metodologia, ferramentas, produtos e práticas da educomunicação vivenciadas em seis anos do projeto da FAS, realizado com jovens ribeirinhos do interior do Amazonas.

Criado em 2014, o projeto Repórteres da Floresta é uma parceria entre a FAS e a Samsung, apoiada pelo Fundo Amazônia/BNDES. Os estudantes de cinco Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCS) da FAS no estado recebem oficinas de rádio, vídeo e produção de texto para apresentar suas perspectivas como jovens da floresta para o mundo, por meio da prática de educomunicação.

Segundo o coordenador do projeto na FAS, Amandio Silva, os leitores encontrarão no guia diversas atividades com temáticas de fotografia, jornal impresso, redes sociais, rádio, entre outras. O objetivo do livro é que a experiência de educomunicação possa ser replicada em outras localidades da Amazônia.

“Nosso desejo é que o guia possa ser utilizado por jovens ou adultos e que as atividades de educomunicação contribuam no desenvolvimento das pessoas. Todo o conhecimento que está no guia foi construído com os alunos do projeto ao longo dos anos, e ter esse saber disponível para todos, em formato de livro, é muito gratificante”, diz o coordenador.

Nas páginas do guia, o leitor poderá encontrar o QR Code que o levará para mais informações sobre os ensinamentos do livro. Além de teoria e práticas da educomunicação, o guia possui relatos de cinco ex-participantes do projeto e como a experiência transformou a vida deles.

Uma das ‘Repórteres’ é Odenilze Ramos, que participou do projeto entre 2014 e 2017 na comunidade do Tumbira. Por meio da ação, ela teve a oportunidade de viajar para São Paulo e até para a Alemanha.

“Além de poder contar sobre minha comunidade, pude vivenciar grandes experiências pessoais e profissionais. Lembro-me que, no segundo ano como repórter da floresta, em 2015, fui convidada para cobrir um evento em São Paulo e ainda conheci grandes editoras e emissoras de TV. Foi um grande aprendizado para mim, enquanto jovem que estava participando de um projeto de educomunicação”, relata Odenilze. Atualmente, ela é ativista ambiental, lidera movimentos sociais e usa o aprendizado adquirido para falar da Amazônia em documentários e outros projetos.

Para Amandio, faz parte do DNA do Repórteres da Floresta desenvolver o potencial de seus participantes. “O Repórteres sempre teve em sua lógica métodos para que o participante pudesse desenvolver competências para retratar sua realidade e fortalecer o ensino formal como leitura, redação e português”, informa.

Ao longo de seis anos, o Repórteres da Floresta envolveu 125 estudantes dos NCS Agnello Bittencourt (RDS do Rio Negro), NCS Assy Manana (APA do Rio Negro), NCS Márcio Ayres (RDS Mamirauá), NCS Uatumã (RDS Uatumã) e NCSs Boa Frente e Abelha (RDS do Juma).

 

Publicidade


   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2021