Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Benefícios e para que serve a melatonina

Um hormônio produzido por uma glândula localizada no meio do nosso cérebro.

Por FBS Mídia,
sexta-feira, 30 de abril de 2021
 
 
 

Benefícios e para que serve a melatonina
Melatonina. / Reprodução.

A melatonina é um hormônio produzido por uma glândula localizada no meio do nosso cérebro. Ficou conhecida como hormônio do sono porque a sua principal função é ajustar nosso ciclo circadiano, aquele que regulariza o horário correto de desempenharmos algumas funções como dormir e acordar.

A melatonina é produzida naturalmente logo que o dia está indo embora. É nesse momento que ela envia um recado ao nosso corpo dizendo que é hora dele se preparar para descansar. Logo que um novo dia começa, a melatonina deixa de ser produzida, pois é hora do indivíduo partir para as atividades diárias da sua rotina.

Portanto, o principal benefício da melatonina é a regularização do sono todos os dias. Mas, essa não é a única influência do hormônio dentro do nosso organismo. Saiba mais sobre esse e outros benefícios da melatonina:

Melatonina melhora a qualidade do sono
A melatonina é indicada principalmente para corrigir distúrbios do sono como insônias leves, dificuldades para dormir e também para aquelas pessoas que acordam várias vezes durante a noite. Idosos fazem parte do grupo que mais sofre com a falta de melatonina, cuja produção cai ao longo do tempo. Por causa disso, a maioria não tem um sonho de qualidade.

Tem ação antioxidante
A ação antioxidante da melatonina ajuda a proteger as células do organismo contra as ações dos radicais livres e demais agressores externos como poluição, estresse e má alimentação. A melatonina 10mg age na recuperação das células lesionadas, impedindo também o seu envelhecimento precoce.

Esse poder antioxidante também reduz a incidência de câncer, fibromialgia, problemas oculares, isquemia e doenças degenerativas como o Alzheimer.

Deixa a pele mais jovem
A ação antioxidante da melatonina faz com que as células do corpo permaneçam jovens por muito mais tempo, o que é evidenciado por uma pele mais elástica, firme e resistente a manchas.

Faz o ajuste do relógio biológico de deficientes visuais
Pessoas com deficiência visual, mesmo que com pequenas alterações, apresentam desequilíbrio na produção de melatonina, uma vez que elas não conseguem identificar com clareza as mudanças da iluminação ao longo do dia. Sem saber ao certo se é dia ou se é noite, pessoas com problemas visuais têm o seu relógio biológico comprometido, o que também prejudica a qualidade do sono.

Ajuda no controle da enxaqueca
A enxaqueca é uma doença crônica que atinge boa parte da população brasileira, especialmente mulheres. A melatonina ajuda a prevenir o surgimento da doença e faz o controle da dor porque melhora e regula as noites de sono. E sabemos que noites mal dormidas são desencadeantes da enxaqueca.
Outra causa recorrente da enxaqueca é a inflamação dos nervos cerebrais. Enquanto isso, a melatonina reduz processos inflamatórios, fazendo o controle da dor.

Ajuda na construção muscular
Praticantes de musculação sabem que o músculo estimulado durante o exercício precisa de um bom período de descanso para se recuperar das lesões e crescer como o esperado. Por isso, uma boa noite de sono é fundamental para esse processo de ganho de massa muscular.

Reforço do sistema imunológico
A melatonina aumenta a imunidade e, por isso, protege o organismo da incidência de várias doenças como o câncer, gripes, resfriados e outras.

Melhora as alterações de humor
Logo que o dia amanhece, a melatonina se transforma em serotonina, o hormônio do humor. Assim, ao tomar sol pela manhã, o indivíduo se sente mais bem disposto para as atividades ao longo do dia. A melatonina também ajuda a combater a depressão e reduz os picos de ansiedade.

Ajuda no controle de doenças neurológicas
A melatonina age na recuperação de neurônios atingidos por doenças neurológicas como isquemias cerebrais, o Alzheimer e o acidente vascular cerebral (AVC).

Ajuda a controlar a fome ao longo do dia
Pessoas que dormem mal tendem a comer mais ao longo do dia, o que contribui diretamente para o ganho excessivo de peso. A razão está no controle da grelina e da leptina, hormônios que estimulam e controlam a fome, respectivamente. Esse equilíbrio hormonal, provocado pela melatonina, é fundamental para evitar picos de fome ao longo do dia. Quem está em processo de emagrecimento pode encontrar na melatonina um grande aliado.

Oferece mais qualidade de vida
Por fim, temos o maior benefício da melatonina no nosso organismo: mais qualidade de vida. Com um sono regular, humor equilibrado, vida mais saudável, disposição física e mental durante o dia, o indivíduo experimenta uma vida muito mais feliz e satisfatória.

Para quem a melatonina é indicada?
De uma maneira geral, a melatonina é indicada para pessoas que têm dificuldade para dormir. Podemos citar alguns grupos de pessoas que podem se beneficiar com essa substância:
• Idosos, cuja produção de melatonina reduz bastante com o avançar da idade;
• Trabalhadores que desenvolvem seus serviços à noite e precisam descansar durante o dia;
• Pessoas que dormem e acordam muito tarde;
• Pessoas que sofrem com o fuso horário durante viagens longas;
• Deficientes visuais que perdem a percepção da iluminação do dia e sentem dificuldade em dormir.

A melatonina é conhecida como o hormônio do sono, mas os efeitos benéficos dessa substância vão além de noites bem-dormidas. A melatonina atua em todos os órgãos e tecidos do corpo mantendo-o mais saudável, longe de doenças e muito mais disposto para as atividades do dia. 
 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024