Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Psicóloga explica como a ansiedade tem afetado os jovens e crianças, durante a pandemia

A pandemia do coronavírus afetou a saúde mental de muitas pessoas, inclusive dos jovens e adolescentes.

Por Três Comunicação e Marketing,
quarta-feira, 12 de maio de 2021
 
 
 

Psicóloga explica como a ansiedade tem afetado os jovens e crianças, durante a pandemia
Juliana Borges / Divulgação.

A pandemia do coronavírus afetou a saúde mental de muitas pessoas, inclusive dos jovens e adolescentes. E a ansiedade é uma reação considerada normal a situações estressantes, mas em alguns casos, ela se torna excessiva e pode causar problemas nas situações de cotidiano das pessoas, tanto na vida social quanto na vida profissional e familiar, explica a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Santa Teresa, Juliana Borges.

Segundo Juliana, a maioria das pessoas tem dificuldade de se concentrar no presente e a todo momento está pensando no futuro. “Ficar preocupado por algo real é normal do cotidiano, mas quando a pessoa passa a só perceber o lado negativo das situações ou se incomoda excessivamente a ponto de perder o sono todos os dias, se afastar das pessoas, não conseguir mais buscar um objetivo claro e real para a vida, então, há necessidade de se procurar ajuda ”, afirmou.

Ela diz que a ansiedade se manifesta com sintomas psicológicos e físicos. Há pessoas, por exemplo, que vão sentir náuseas e dor de cabeça e outras manifestarão nervosismo, problemas de concentração, medo constante, preocupação exagerada, irritabilidade e pensamentos descontrolados de caráter negativo. “Para fazer o diagnóstico correto é necessário investigar os sintomas apresentados e o histórico de vida da pessoa e para confirmação ou não de um transtorno de ansiedade, no qual, deve ser verificado um conjunto de sintomas físicos, que deve ser experimentado junto com os sintomas psicológicos. Nesse caso, deve buscar ajuda a um profissional especializado”, frisou.

No caso das crianças e jovens, os sintomas que podem servir de alerta para os pais são dificuldades para relaxar, concentração reduzida na hora das aulas e tarefas, alteração do sono (dormir muito tarde) e da alimentação (não querem manter a rotina e pulam refeições), ficam por muito tempo em bate-papos nas redes sociais e jogos virtuais. “Normalmente, as crianças e jovens utilizam essas ferramentas para evitar lidar com o momento presente”.

De acordo com Juliana Borges, são vários os motivos e causas que podem desencadear a ansiedade, uma delas são as situações novas, como é o caso da pandemia de Covid-19, doença que surgiu de forma desconhecida para todos e que somente depois foram sendo divulgadas informações sobre como se prevenir. “Toda essa situação trouxe novas responsabilidades e muitos tiveram que lidar com situações que não estavam acostumados, como cuidar dos irmãos, dos avós, da casa e, ainda, ficar confinado, sem poder ver os amigos e ir à escola”.

Juliana Borges orienta que, para manter a saúde mental, é importante ter um momento para si. No caso das crianças, é necessário brincar, fazer boas leituras, conversar com amigos e familiares pelo telefone, com o amigo vizinho, mesmo que seja da janela de sua casa.

Aos adolescentes e adultos, a recomendação é praticar exercício físico, manter uma rotina todos os dias, fazer meditação e conversar com os amigos contribuem e muito para o bem-estar físico e psicológico. “Quando necessário, é importante procurar um psicólogo e psiquiatra e outros profissionais da área de saúde se houver indicação”, orientou.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024