Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Áreas atingidas pela cheia no Centro de Manaus recebem estrutura para bombear água parada

Empresa montou sistema para diminuir os impactos em locais atingidos pela subida das águas do Rio Negro

Por Águas de Manaus,
quarta-feira, 19 de maio de 2021
 
 
 

Áreas atingidas pela cheia no Centro de Manaus recebem estrutura para bombear água parada
Sistema de bombeamento de água na Barão de São Domingos. / Divulgação / Águas de Manaus.

Empresa montou sistema para diminuir os impactos em locais atingidos pela subida das águas do Rio Negro na região central



A cheia do Rio Negro em 2021 já é a segunda maior da história e a rotina de várias regiões da cidade foi afetada por conta deste fenômeno da natureza. Para diminuir os impactos causados pela subida das águas do rio, a concessionária Águas de Manaus está realizando um pacote de ações, em parceria com a Prefeitura de Manaus, na região Central de Manaus.

Na rua Barão de São Domingos, que já foi completamente tomada pelas águas, a empresa instalou um sistema para impedir que a água do Rio Negro fique parada no local. Três bombas e cerca de 600 metros de tubulações foram implantadas sob as pontes de madeira construídas pela Prefeitura. Os equipamentos bombeiam a água por dentro das tubulações durante o dia, fazendo com que ela circule e seja devolvida para o Rio Negro.

A estrutura temporária implantada pela concessionária reduz os riscos causados pela água parada, melhorando as condições de quem trabalha ou frequenta a região da Manaus Moderna. “É a primeira vez que realizamos esse tipo de trabalho na cidade. Estudamos a área nas últimas semanas e chegamos a solução de instalar bombas e tubulações para fazer a água circular. Com isso, os impactos causados pela água parada serão menores, tanto para comerciantes quanto para a população que passa pelo local”, explicou o gerente de operações da Águas de Manaus, Diogo Freitas. A concessionária estuda implantar o sistema de bombeamento de água em outras ruas do Centro, como a avenida Eduardo Ribeiro.

A empresa também avaliou as condições da água que invadiu ruas como a Barão de São Domingos, Travessa Tabelião Lessa, dos Barés e avenida Eduardo Ribeiro, nas proximidades do Relógio Municipal. Equipes do setor de controle de qualidade da empresa realizaram testes de Ph para medir a acidez da água. A partir dos dados coletados, a Águas de Manaus e a Prefeitura decidiram utilizar produtos químicos para reduzir a presença de bactérias e o mau cheiro nestes locais. Desde terça-feira (18), equipes da empresa estão despejando cal nas ruas impactadas pela cheia e os trabalhos devem seguir pelas próximas semanas.

ÁGUA POTÁVEL NA FEIRA - Outro serviço executado pela Águas de Manaus no Centro é a extensão de rede que vai garantir água tratada para a nova feira flutuante da Manaus Moderna, inaugurada pela Prefeitura na manhã desta quarta-feira (19) para abrigar os permissionários cujos boxes foram afetados pela cheia. A concessionária implantou uma estrutura de 450 metros de tubulações de 32 mm e ligações individuais para os boxes. A estrutura da feira ainda conta com quatro reservatórios que podem armazenar até 12 mil litros de água tratada.

Para o diretor-executivo da Águas de Manaus, Diego Dal Magro, a concessionária vem fazendo sua parte nas ações de combate aos efeitos da cheia. “Nosso compromisso é de trabalhar pela qualidade de vida da população de Manaus. A cheia é um fenômeno natural, que a cada ano tem uma dinâmica diferente. Mas, com ações paliativas, estamos reduzindo os impactos, principalmente para as pessoas que circulam pelo Centro. Seguimos à disposição do poder público para colaborar no que for possível”, destacou.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024