Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Boi-Bumbá de Parintins é o tema da live do projeto virtual do Sesc Ribeirão

Nesta quinta-feira (10/06), às 19h30 (horário de Brasília), no YouTube.

Por Sofia Lorrane, SESC Amazonas
terça-feira, 8 de junho de 2021
 
 
 

Boi-Bumbá de Parintins é o tema da live do projeto virtual do Sesc Ribeirão
Jender Lobato e Antônio Andrade Barbosa. / Divulgação / SESC-AM

Nesta quinta-feira (10/06), às 19h30 (horário de Brasília), no YouTube, o bate-papo do ‘Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular’ será sobre o Festival Folclórico de Parintins, que acontece todos os anos no interior do Amazonas, com participação especial dos organizadores do evento.

A viagem virtual pelas festas da cultura popular brasileira continua neste mês de junho. O projeto “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”, promovido pelo Sesc Ribeirão Preto, apresenta nesta quinta-feira (10/06), às 19h30 (horário de Brasília), no canal do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=PgMfCaif1mk), uma live com bate-papo ao vivo sobre o Festival Folclórico de Parintins, que acontece anualmente no meio da Floresta Amazônica. O encontro terá participação dos presidentes do Boi Caprichoso Jender Lobato e do Boi Garantido Antônio Andrade Barbosa.

“Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”, promovido pelo Sesc Ribeirão Preto com curadoria da fotógrafa paulista e produtora audiovisual Andrea Goldschmidt, tem como objetivo estimular os participantes a fazer uma viagem virtual e encontrar um novo universo de referências culturais de um Brasil plural.

O Festival Folclórico de Parintins, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), acontece anualmente em junho, no meio da Floresta Amazônica, na ilha de Parintins, que fica a cerca de 400 quilômetros de Manaus, no Estado do Amazonas.

A cidade, que recebe mais de 50 mil turistas neste período, se divide em duas cores (azul e vermelho) para contar a história do casal de escravos, Pai Francisco e Mãe Catirina, que está grávida e com desejo de comer língua de boi. Para atender a sua vontade, o marido mata o boi mais bonito de seu senhor. Percebendo que seu boi preferido está morto, o dono da fazenda convoca curandeiros e pajés para ressuscitá-lo. Quando o boi volta à vida, toda a comunidade celebra.

No Bumbódromo, os bois Caprichoso (preto com a estrela azul) e Garantido (branco com coração vermelho) se “enfrentam” com apresentações durante três noites, numa sequência de músicas, coreografias e cenários distintos.

“O espetáculo lembra uma peça de teatro, mas com proporções que eu nunca vi em outro lugar: cinco horas de apresentações por dia, cerca de quatro mil atores em cada uma das agremiações, que se revezam nas apresentações. Nenhuma fantasia e coreografia se repetem. As alegorias gigantescas se movimentam num balé ininterrupto de personagens humanos e imaginários, com destaque especial para os povos indígenas. A produção tem a riqueza e o esplendor visual da Floresta Amazônica”, ressalta Andrea.

Com mediação da produtora cultural Vandreza Freiria, a live sobre o Festival Folclórico de Parintins será nesta quinta-feira (10/06), às 19h30 (horário de Brasília), no canal do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=PgMfCaif1mk). O bate-papo contará com a participação especial dos presidentes do Boi Caprichoso Jender Lobato e do Boi Garantido Antônio Andrade Barbosa, e de Andrea Goldschmidt, que já registrou 38 festas populares e manifestações culturais e religiosas, em 13 estados diferentes.

Para fotografar a festividade tradicional, a artista fez uma animada viagem de barco pelo rio Amazonas, de Manaus a Parintins, com duração de quase 23 horas. Junto a 400 pessoas que, em suas redes, cantaram e dançaram as melodias dos bois contrários, numa espécie de aquecimento para o festival.

No encontro virtual, os internautas podem interagir mandando perguntas, além de ver o ensaio fotográfico de Andrea e ficar por dentro dos bastidores da organização desta grande festa popular brasileira.

SERVIÇO
Projeto: Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular
Tema: Boi-Bumbá de Parintins
Curadora: Andrea Goldschmidt, fotógrafa e produtora audiovisual
Mediadora: Vandreza Freiria, produtora cultural
Convidados: Jender Lobato (presidente da Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso) e Antônio Andrade Barbosa (presidente da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido)
Data: quinta-feira, 10 de junho
Horário: 19h30 - horário de Brasília
Local: Canal do YouTube do Sesc Ribeirão – https://www.youtube.com/watch?v=PgMfCaif1mk
Veja mais: https://www.festasbrasileiras.com.br/boi-bumba

O PROJETO E A PROGRAMAÇÃO
“Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular” acontece até o dia 8 julho, toda quinta-feira, às 19h30, pelo canal do YouTube do Sesc Ribeirão (YouTube.com/sescribeirao). A viagem virtual pelas festas populares ainda passará pelas seguintes regiões do país: Maracatu de Baque Solto de Nazaré da Mata – Pernambuco (17/06), Cavalhadas de Pirenópolis – Goiás (24/06), Semana Farroupilha de Porto Alegre - Rio Grande do Sul (01/07) e Procissão das Almas de Mariana - Minas Gerais (08/07).

O projeto integra uma iniciativa do Sesc São Paulo, denominada “Outras Viagens”, em que os temas do turismo e das viagens são abordados em atividades sem deslocamento dos participantes. Com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o Sesc Ribeirão vem se dedicando ao planejamento de atividades virtuais que destacam a atividade turística.

“Convidamos os viajantes a experimentar novas formas de se relacionar consigo mesmos e com a história do país. Entende-se a educação pelo turismo como momentos de desenvolvimento de conteúdos e aquisição de conhecimentos, um processo contínuo no qual os participantes interpretam a si mesmos e ao mundo ao seu redor, enquanto adquirem informações por meio dos sentidos, de observações e experiências compartilhadas”, diz Vitor Hugo Vieira, turismólogo e programador do Sesc Ribeirão.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024