Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Nutricionista dá dicas de como introduzir os alimentos na rotina dos bebês

É um momento de aprendizado não só para a criança, mas também para quem prepara.

Por Três Comunicação e Marketing,
segunda-feira, 14 de junho de 2021
 
 
 

Nutricionista dá dicas de como introduzir os alimentos na rotina dos bebês
A introdução alimentar dos bebês. / Reprodução.

A introdução alimentar dos bebês é uma fase que gera muitas dúvidas por parte dos pais. É um momento de aprendizado não só para a criança que está descobrindo um mundo totalmente novo, com cores, sabores e texturas que ele nunca tinha entrado em contato, mas também para quem prepara e oferece os alimentos.

Segundo a nutricionista do Pátio Gourmet, Livia Ribeiro, a orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é para que a introdução alimentar dos bebês seja iniciada a partir do sexto mês de vida. Ela explica que, antes desse período, o sistema digestivo da criança não está completamente preparado para outros tipos de alimentos que não seja o leite, de preferência o materno.

Lívia ressalta que não há uma ordem ou padrão a ser seguido na introdução alimentar, mas é muito importante que a comida seja natural, evitando açúcar, sal e qualquer tipo de produto industrializado. Um dos grandes erros que deve ser evitado, de acordo com a nutricionista, é oferecer alimentos açucarados ou inserir sal ou até temperos prontos com o objetivo de melhorar o sabor ou a aceitação da criança. Estudos mostram que crianças que recebem açúcar antes dos dois anos de idade correm maior risco de desenvolver obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes, ainda na infância. Aquelas que ingerem sal antes de um ano, podem ter pres são alta. “Quando há o contato muito cedo com esses tipos de produtos, a tendência é que o bebê recuse os alimentos naturais e com isso acabe tendo uma alimentação pobre em nutrientes essenciais para o seu crescimento”, afirmou.

Lívia orienta que os pais comecem a introdução alimentar pelas frutas e vegetais. “Deixe que a criança experimente e toque nos alimentos. Mesmo que no primeiro momento o bebê cuspa, pareça não gostar de determinada fruta ou legume, os pais devem oferecer novamente, já que em um segundo momento, com o paladar mais adaptado, ele pode aceitar melhor”, disse.

A introdução dos alimentos deve ser feita de maneira gradativa e a textura pode evoluir conforme os meses do bebê. “A ideia é que quando chegar no primeiro ano a criança possa estar fazendo as refeições com diferentes tipos de alimentos e nutrientes”, destacou.

A nutricionista recomenda, ainda, que os pais optem por oferecer frutas naturais, ao invés de sucos, ou as sopas com legumes misturados. A ideia é possibilitar que a criança conheça diferentes texturas e sinta o sabor individual de cada alimento.

Outra dica é ter uma rotina de horário para as refeições, além de criar um ambiente tranquilo para esses momentos, sem correria, e não substituir o almoço ou jantar por leite, bolachas e guloseimas. “Em caso de dúvidas ou dificuldades, é sempre importante procurar um profissional da área de nutrição para auxiliar no processo de introdução alimentar”.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024