Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


FIIs: conheça os fundos residenciais

Funcionam a partir da reunião de recursos de diferentes investidores.

Por Luiz Affonso Mehl, Experta Media
quinta-feira, 17 de junho de 2021
 
 
 

FIIs: conheça os fundos residenciais
Fundos residenciais. / Reprodução.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus causou uma série de alterações na realidade de pessoas e organizações. Não por acaso, ela afetou o mercado de investimentos, gerando quedas nos valores de ações na Bolsa e a desvalorização de ativos de renda fixa e de renda variável.

Entretanto, nem todos os setores foram afetados negativamente. Existem aqueles que mesmo com o momento atual conseguem se manter em evidência, gerando resultados satisfatórios para os investidores. Entre esses setores está um segmento dentro do mercado de fundos imobiliários: os fundos residenciais.

O que são os fundos residenciais?
Esses tipos de ativos são fundos de investimentos imobiliários destinados ao mercado residencial. Como fundos de investimento, eles funcionam a partir da reunião de recursos de diferentes investidores, dentro de um projeto que funciona como se fosse um condomínio, no qual o dinheiro dos condôminos serve para que investimentos sejam feitos na propriedade.

No caso de fundos residenciais, os recursos do grupo de investidores são destinados a investimentos em projetos do mercado residencial. A receita que chega aos cotistas do fundo é resultado da negociação envolvendo apartamentos residenciais, que podem ser de pequeno, médio ou alto padrão. Em geral, os gestores desses fundos se dedicam a imóveis de condomínios já concluídos ou, então, usam o dinheiro do fundo para participar da construção de novos ativos.

Assim, um dos diferenciais desse tipo de projeto é dar ao participante acesso a uma quantidade maior de imóveis, com um custo de oportunidade mais interessante, uma vez que mesmo que um ativo fique imobilizado, as demais opções de investimento presentes no conjunto compensam o eventual prejuízo. É nesse ponto que boas escolhas podem ser rentáveis e ainda apresentar certo grau de segurança.

Em comparação com o investimento direto em imóveis para alugar, essa é uma solução mais atraente, por exigir investimento mínimo bem inferior, além de apresentar diversificação. Comparando com outros tipos de investimentos em renda fixa, essa alternativa conta com a maior segurança dos fundos de investimento em relação a ações na Bolsa, por exemplo, e um maior potencial de retorno financeiro do que ativos de renda fixa oferecem.

Fundos residenciais estão em alta
O primeiro motivo pelo qual os fundos residenciais estão em alta é o leque de opções que esse tipo de investimento oferece para o investidor. Com ele, é possível ir além de ganhar dinheiro com o aluguel ou a venda de propriedades, como acontece quando uma pessoa disponibiliza um imóvel para um terceiro. Com FIIs residenciais, o investidor pode faturar com a compra, a venda, o aluguel e a incorporação não de um único imóvel, mas sim de um conjunto deles.

Em um cenário em que os juros estão cada vez mais baixos, investir nesse tipo de solução representa a possibilidade de ter acesso a taxas reduzidas de financiamento e, o que é melhor, maior diversificação nos portfólios.

Em geral, o setor imobiliário é muito seguro em relação aos demais. Ainda mais quando se trata de imóveis residenciais, já que as pessoas precisam se estabelecer em algum lugar em um momento em que a preferência do brasileiro deixou de ser a aquisição da casa própria e passou a se concentrar no aluguel de imóveis residenciais mais interessantes.

No caso de imóveis como galpões e shoppings, por exemplo, a pandemia criou uma série de dificuldades por conta do fechamento de inúmeras empresas que, de uma hora para a outra, precisaram abrir mão de locais para depositar seu estoque e para vender seus produtos.
 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024