Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


26% das pequenas e médias empresas do Brasil buscam crédito fora dos bancos tradicionais

Este resultado mostra um pequeno avanço em relação à mesma pesquisa realizada em abril/2020.

Por Luiz Affonso Mehl, Experta Media
segunda-feira, 19 de julho de 2021
 
 
 

26% das pequenas e médias empresas do Brasil buscam crédito fora dos bancos tradicionais
Poucas empresas buscam crédito fora dos bancos tradicionais. / Divulgação.

Equipe Conexão Financeira

Pesquisa online realizada pelo portal Conexão Financeira com 484 pequenas e médias empresas (PMEs) em maio/21, mostra que 74% das Pequenas e Médias empresas (PMEs) recorrem apenas aos bancos tradicionais quando precisam obter empréstimo empresarial.

Quando falamos de acesso ao crédito apenas 26% das PMEs busca recursos em instituições financeiras “não tradicionais” como, por exemplo, fintechs, bancos digitais, FIDCs (fundos de investimento), empresas P2P e cooperativas. Talvez estas empresas não saibam que estas alternativas costumam ser muito mais baratas que obter recursos em bancos tradicionais.

Este resultado mostra um pequeno avanço em relação à mesma pesquisa realizada em abril/2020. Naquela época, eram 23% das empresas que buscavam alternativas. Em cerca de um ano, o percentual cresceu 3 p.p. Pouco ainda para uma melhor concorrência de mercado.


Por que poucas empresas buscam crédito fora dos bancos tradicionais?

“O principal ponto continua sendo a falta de informação e de conhecimento sobre as alternativas do mercado. Muitas empresas acreditam que só se consegue crédito empresarial através dos bancos tradicionais” – afirma Juliana Guimarães, Head de operações do Conexão Financeira. De acordo com Juliana, “Fintechs, P2P e FIDCs são operações ainda novas e desconhecidas”. Dessa forma, precisam ganhar ainda mais visibilidade no mercado para atingir novos clientes.

Além da falta de informações, a baixa concorrência no mercado de crédito empresarial é outro dos fatores que justificam os números da pesquisa de 2021. Apesar do avanço do resultado em relação a 2020, muitas fintechs e cooperativas continuam optando por direcionar seu crédito às pessoas físicas, com o intuito de diluir o risco de inadimplência. Como é mais interessante para estas empresas emprestar pouco para muita gente (as pessoas físicas), as pessoas jurídicas, que demandam valores maiores, acabam assim ficando em segundo plano.

As taxas de juros fora dos bancos tradicionais são mais baixas?

Sabemos que os grandes bancos possuem altos custos e grandes estruturas administrativas. Esses custos são, inevitavelmente, repassados aos clientes, seja em forma de tarifas ou de juros. Como as empresas de crédito não tradicionais possuem estruturas mais enxutas, costumam oferecer melhores condições às empresas, quando falamos de tarifas ou de taxas de juros. Outro ponto é que o fato de terem sistemas mais modernos e análises de crédito mais inteligentes, faz com que o risco de crédito seja mais bem analisado. Isso permite que se ofereça uma melhor condição de crédito ao cliente. 


Qual o principal tipo de empréstimo empresarial?

O crédito de capital de giro é o mais tradicional crédito para empresas, independente do porte. Trata-se de um crédito de curto prazo que é normalmente buscado pelas empresas para atender a demandas do dia a dia. Por exemplo: pagamento a fornecedores, despesas com funcionários e compra de insumos para a produção. São créditos com prazos próximos a 12 meses e podem ser solicitados por qualquer porte de empresa, sejam micro, pequenas ou médias.

Como as empresas devem buscar alternativas de crédito?

O primeiro passo para as pequenas e médias empresas terem acesso à outras alternativas de crédito é pesquisar. Identifique quais instituições financeiras podem atender sua necessidade e compare as condições de cada uma. “É fundamental que a empresa saiba quanto recurso precisa e qual sua capacidade de pagamento mensal. A partir dai analisar as ofertas de crédito do mercado e identificar qual se encaixa melhor no momento” – finaliza Juliana.

Vale lembrar, também, que existem várias linhas de crédito empresarial, para diferentes finalidades. Às vezes a empresa não precisa simplesmente de “dinheiro”. Ela precisa, sim, de um equipamento, uma máquina, um veículo. E existem linhas específicas de crédito para esses fins. Portanto, saber a real necessidade de sua empresa e o objetivo do recurso, é fundamental para fazer um bom negócio.

Sobre o Conexão Financeira:

O portal Conexão Financeira ajuda empresas a entender suas necessidades e encontrar os melhores fornecedores. A conseqüência disso é uma melhor condição de crédito e uma melhor saúde financeira para as pequenas e médias empresas, tão importantes no Brasil.

Criado em setembro de 2018, o portal aproxima fornecedores de serviços financeiros empresariais a clientes que os necessitem. O portal apresenta diversas opções de serviços e sugere as mais adequadas ao momento da empresa. Todo o serviço é gratuito para quem o utiliza. Mais de 4.000 empresas já aproveitaram os benefícios do portal.

 

Publicidade


   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2022