Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Como estão algumas cidades brasileiras do século XVIII

Trezentos anos de história pode trazer mudanças significativas.

Por Luiz Affonso Mehl,
segunda-feira, 19 de julho de 2021
 
 
 

Como estão algumas cidades brasileiras do século XVIII
Cidade de Ouro Preto / Divulgação.

Trezentos anos de história pode trazer mudanças significativas para algumas cidades brasileiras. Embora esses lugares resguardem “cenas” emblemáticas, certamente eles sofreram algumas mudanças, que provavelmente não alteraram sua essência.

O termo “descobriu o Brasil” já está fora de moda, afinal, antes da caravela de Pedro Álvares Cabral desembarcar na Ilha de Vera Cruz, o primeiro nome dado ao Brasil, grupos indígenas como tamoio, tupiniquim, guarani e tabajara, que falavam a língua tupi, já desfrutaram das belezas naturais de um dos lugares com maior biodiversidade do mundo.

Nesse momento histórico entre o que a coroa portuguesa teve contato com o Brasil e sua fundação enquanto nação (ainda colonizada) houve muitas disputas territoriais, principalmente após a descoberta de minerais preciosos como o ouro, prata, diamante, topázio imperial, entre outros.

As cidades mais tradicionais do país foram palco de muitas conquistas, injustiças e lutas políticas e sociais. Assim como tiveram o privilégio de assistirem a acessão de artistas e de uma cultura plural brasileiras, que faz com que o país seja tão diversificado.

Manaus 

Com 351 anos de história, a capital amazonense, Manaus, é uma metrópole que se desenvolveu bastante. Tanto em população como no sentido urbano. Com pelo menos oito Shoppings Centers, o município se destaca em desenvolvimento comercial e econômico, principalmente por se tratar de uma cidade polo, muito procurada por moradores das cidades vizinhas para compras.

Nem sempre Manaus foi assim, sua história começou semelhante a de muitas cidades brasileiras, com uma aldeia indígena sendo colonizada pelos portugueses. Inclusive o seu nome é uma homenagem ao povo nativo Manáos, conhecido pela sua bravura. Em torno de 1850 a Fortaleza, primeiro imóvel de Manaus, ruiu em meio a um incêndio. Depois disso Manaus viveu um momento comercial importante, a “Era da Borracha”, que contribuiu no crescimento da cidade.

Ouro Preto

Com distância de 100,2 quilômetros da capital Belo Horizonte, Ouro Preto é uma cidade que se destaca quanto ao turismo em Minas Gerais. A antiga Vila Rica, que completou 310 anos no dia 8 de julho deste ano, permanece com a arquitetura preservada.

Poucas mudanças aconteceram em Ouro Preto, a vista disso é um destino muito cobiçado, pois curiosos de diversos lugares do mundo optam pela cidade para saber como é um município de três séculos. O que pode ser evidenciado  através de suas igrejas, ruas ladrilhadas, casarões, escadarias e becos.

Mariana

Considerada irmã de Ouro Preto, Mariana foi a primeira cidade registrada em Minas. Embora se pareçam bastante, principalmente por ambas receberem fortes influências do barroco italiano, Mariana conseguiu um melhor desempenho econômico se comparada a Ouro Preto.

Por isso houve mudanças significativas na cidade desde o seu surgimento. Uma delas o excesso de exploração do minério de ferro que culminou no rompimento da Barragem do Fundão atingindo Bento Rodrigues, distrito de Mariana, e fez 19 vítimas fatais.

Mesmo passando por um momento difícil a “Mãe de Minas” vem conseguindo se reerguer e vencer os desafios socioeconômicos.

Porto Seguro

A primeira vez que um português pisou em terras brasileiras, mais precisamente em 22 de abril de 1500, foi em Porto Seguro. Sem dúvida esta é uma cidade muito importante no remonte da história e memória brasileira. Mesmo sendo “descoberta” em 1500, Porto Seguro iria se tornar cidade documentalmente somente em 1534, 34 anos após o desembarque dos portugueses em sua terra.

Atualmente Porto Segundo é uma estância turística costeira que faz parte da região Sul do estado da Bahia. Possui belas praias, prédios históricos e noites boêmias. É uma cidade constantemente agitada pelo turismo, sua principal fonte de receita.

Em Porto Seguro vale a pena conhecer o Parque Nacional do Pau Brasil, a reserva Jaqueira e o Memorial da Epopéia do Descobrimento.

Outras cidades antigas
Belmonte
Diamantina
Olinda
São Vicente
Rio de Janeiro
Salvador
Paraíba
São Cristóvão

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024