Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Por onde começar a organizar as finanças de sua empresa

Você precisa contratar os melhores funcionários, tomar as decisões certas para o negócio.

Por Luiz Affonso Mehl, Experta Media
terça-feira, 20 de julho de 2021
 
 
 

Por onde começar a organizar as finanças de sua empresa
Planejamento financeiro. / Pixbay

Ter uma empresa traz muitos desafios. Você precisa contratar os melhores funcionários, tomar as decisões certas para o negócio, ter organização para gerir a empresa.

Enfim, são muitas as responsabilidades e uma das maiores delas é organizar a gestão econômica do seu negócio. Nesse contexto, o planejamento financeiro correto é essencial não apenas para manter a empresa funcionando, mas também para fazê-la crescer.

Por isso, fizemos este texto para ajudar você a se organizar e saber por onde começar a organizar as finanças da sua empresa. Então siga as nossas dicas e crie hábitos saudáveis para organizar contas na crise e fora dela.

Por que priorizar o planejamento financeiro na sua empresa?

Uma dúvida comum é se realmente vale a pena fazer um planejamento financeiro já que a realidade muda constantemente e, muitas vezes, não flui de acordo com o esperado.

Mas esse planejamento é o ponto de partida para você conseguir estruturar os seus gastos e se organizar. Mesmo que algumas despesas sejam variáveis, você tem custos fixos ou similares mês a mês, como o aluguel do espaço físico e o salário dos seus funcionários.

Assim, comece por aí para identificar, ao menos, o mínimo que você precisa a cada mês para quitar as suas principais despesas.

O que fazer para manter a organização financeira

 

Nesse contexto, o que você pode fazer para manter a organização financeira da sua empresa?

Você pode adotar alguns hábitos saudáveis que te ajudarão a organizar contas na crise ou fora dela, como separar as finanças pessoais das empresariais, registrar as saídas e entradas de caixa, e saber como agir em emergências.

Separe finanças pessoais das empresariais

A premissa mais básica e, talvez, a mais importante, é saber separar as finanças pessoais das empresariais.

Costumamos cometer este erro, principalmente, quando temos um negócio pequeno. Então acabamos utilizando uma verba da empresa para pagar uma conta pessoal ou o contrário.

Mas esta prática traz muitos problemas. Primeiramente, você tem muito mais dificuldade de se organizar financeiramente quando mistura as contas. Porque você não sabe exatamente qual despesa é da empresa e qual é pessoal, o que torna mais complicado registrar as entradas e saídas, assim como acompanhar os gastos de acordo com as metas mensais.

Além disso, tirar uma quantia da empresa para pagar uma conta pessoal pode fazer o seu negócio sofrer consequências futuras, principalmente quando esta prática é recorrente.

Você até pode achar que o valor retirado é baixo, mas quando somado ao final de um ano, ele pode representar uma quantia considerável que fará falta para pagar as contas da empresa.

Outra complicação é para pagar impostos, como o imposto de renda. A mistura das contas pode fazer você esquecer de declarar alguma movimentação financeira e ter problemas com a Receita Federal posteriormente.

Organize todos os registros financeiros

Outro hábito muito importante é manter e organizar todos os registros financeiros da sua empresa.

Ou seja, não deixe de anotar, preferencialmente em uma planilha, cada gasto e receita que você teve.

Porque isso permitirá que você faça análises e consiga fazer um planejamento financeiro mais completo para o próximo ano.

Com os registros em dia, você pode comparar mês a mês, verificar tendências e analisar quais atitudes foram mais assertivas e trouxeram melhores resultados para a empresa.

Além disso, essa é uma maneira de verificar em quais setores da empresa estão os seus maiores custos. A partir disso, você consegue identificar quais despesas são excessivas e devem ser eliminadas ou reduzidas.

O que fazer em situações de emergência

Todo negócio passa por fases. Por isso, não se desespere em situações de emergência e saiba o que fazer para organizar as finanças na crise.

Assim, se você não tiver uma reserva de emergência quando passar por problemas, considere a opção de solicitar um empréstimo. Muitas pessoas têm medo dessa opção, mas ela pode ser uma grande aliada sua se você souber usá-la como sabedoria.

Por isso, não deixe de considerar a possibilidade de pedir um empréstimo se ele puder salvar o seu negócio.

Mas tenha os devidos cuidados para não cair em fraudes ou se afundar em dívidas. Para isso, pesquise bastante sobre a instituição financeira com que você está se relacionando e simule diferentes opções de crédito para escolher a com melhor taxa de juros para você.

Expansão: saiba o momento de investir na empresa

Você também pode usar o planejamento financeiro para saber o momento certo de expansão, ou seja, quando deve investir na empresa.
E tudo isso só será possível se você registrar os seus gastos e despesas para analisar a margem de lucro da empresa, quando as vendas melhoraram e se as estratégias adotadas estão dando certo.

Para essa expansão você pode optar por diferentes formas de obter o capital necessário, seja através de aporte dos sócios, crowdfunding ou um empréstimo sem burocracia, é essencial ter formas de viabilizar o crescimento da empresa.

Além disso, é essencial que você fique atento ao cenário econômico do seu mercado e às tendências futuras, para não investir em um momento ruim e acabar jogando dinheiro fora.

Organização financeira como aliada de sua empresa

Tudo isso mostra que você deve usar a organização financeira como aliada da sua empresa. Estar em dia com as contas e saber organizá-las faz toda a diferença para o sucesso do seu negócio, assim como a expansão da empresa.

Assim, crie hábitos econômicos saudáveis focando no bem-estar do seu negócio.

Considerações finais
Este texto teve o objetivo de ajudar você a criar um planejamento financeiro para organizar as suas finanças em prol do crescimento da sua empresa.

Nesse contexto, não se esqueça de sempre separar as finanças pessoais das empresariais, registrar todas as suas movimentações econômicas e saber quando investir no seu negócio.

Tudo isso será importante para garantir o futuro da sua empresa.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024