Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Crianças devem aprender informática a partir de que idade?

Que crianças devem aprender informática, não é segredo para ninguém.

Por Luiz Affonso Mehl, Experta Media
segunda-feira, 26 de julho de 2021
 
 
 

Crianças devem aprender informática a partir de que idade?
Aprendizado de informática para crianças. / Pixabay.

Que crianças devem aprender informática, não é segredo para ninguém, uma vez que a sociedade caminha para um futuro cada vez mais tecnológico.

Mas, apenas saber da necessidade não é suficiente para que pais, responsáveis e educadores encontrem o momento e a maneira correta de inserir o aprendizado em informática na vida dos pequenos.

Sabendo dessa realidade, preparamos esse material, no qual você poderá conferir a respeito da importância da informática para as crianças, além de ver a maneira certa de introduzi-la em suas rotinas.

Dito isso, se este era o tipo de conteúdo que você procurava, tudo o que precisa fazer agora é continuar com a sua leitura e assim colocar todas as dicas e informações obtidas em prática!

Como funciona o aprendizado de informática para crianças?

Quando falamos em informática, muitas pessoas logo pensam em conceitos e práticas avançadas ligadas ao mercado de tecnologia, especialmente direcionadas ao uso de computadores.

Isso nos leva a pensar que, aquele que entende sobre informática é capaz de inserir os equipamentos eletrônicos em sua rotina, e além disso, conseguem manipulá-los, a fim de aproveitar todos os seus recursos.

Falando dessa forma, é natural que muitos considerem que a informática talvez seja um conteúdo muito avançado para crianças, que ainda não possuem conhecimento suficiente para manipular um equipamento tão complexo, como um computador.

E, este tipo de pensamento até poderia estar correto, se o aprendizado em informática não estivesse muito além dessas definições, e se não considerarmos a idade da criança.

Obviamente, não adianta desejar que crianças que começaram a andar a pouco tempo, consigam aprender sobre informática, já que é algo totalmente incompatível com essa faixa de desenvolvimento.

Mas, aos pequenos que já sabem como manipular brinquedos e desenvolver habilidades, certamente o aprendizado de conceitos simples é totalmente possível.

Para isso, devemos ter em mente um ponto importante, que é o fato da informática não se resumir apenas a conceitos avançados e uso de equipamentos complexos.

Basta observar um curso de informática, onde os alunos começam a aprender desde os conceitos básicos, até poderem ir aos assuntos complexos.

O mesmo deve ser feito com as crianças, lembrando sempre de adaptar os conteúdos para a idade.

Como apostar na informática na infância?

Como vimos, as crianças devem aprender informática, uma vez que este é um conteúdo que certamente fará parte de suas vidas, em suas diferentes fases de desenvolvimento.

Mas, faltou destacarmos a resposta para a grande dúvida, afinal de contas, a partir de qual idade esse tipo de aprendizado deve ser estimulado?

A verdade é que não existe uma resposta óbvia e correta para essa dúvida, pois como vimos, tudo depende da fase em que a criança se encontra.

Os adultos responsáveis devem avaliar o nível de desenvolvimento de habilidades da criança, e assim encontrar conteúdos compatíveis, que lhes permitam aprender sobre tecnologias.

E, para que isso ocorra, é importante encontrar meios de aprendizado que permitam que as crianças se adaptem, já que o aprendizado dos pequenos ocorre de forma muito diferente dos jovens e adultos.

Por essa razão, nos tópicos a seguir reunimos algumas dicas que ajudarão aqueles que desejam implementar a informática na vida das crianças com as quais convivem.

Então, não deixe de anotar e colocar tudo em prática, pois assim o aprendizado será muito mais eficiente aos pequenos!

1. Aposte em conteúdos interativos e divertidos

Um erro importante que algumas pessoas cometem ao inserir a informática na vida de crianças é justamente dar a elas conteúdos e práticas não adaptadas à faixa etária.

De nada adianta expor uma criança a uma aula convencional sobre computador, por exemplo, pois aquilo dificilmente chamará sua atenção, já que os pequenos tendem a se atrair por coisas mais lúdicas e interativas.

Por isso, comece apresentando conteúdos mais simples e interativos, dando preferência a elementos lúdicos, o que envolve aulas divertidas, equipamentos diferenciados e recursos infantis e divertidos.

Um bom exemplo são os laptops direcionados às crianças, que reúnem elementos de um computador convencional, mas de forma bem mais simples, e divertida.

Isso ajudará a inserir as crianças no mundo da tecnologia, mostrando algumas funções de um computador, assim como a funcionalidade geral do mesmo!

2. Considere uma escola com foco em tecnologia

Você sabia que atualmente existem muitas escolas infantis que têm a tecnologia como um recurso fundamental no método de aprendizado?
Este tipo de escola elabora planos de ensino especializados para cada faixa etária, e utiliza diversos recursos tecnológicos para aplicar o conteúdo aos alunos.

Dessa forma, naturalmente as crianças começam a aprender sobre informática, já que têm os recursos como parte de suas rotinas.

Sendo assim, se deseja inserir a informática na vida de uma criança, considerar uma escola com foco em tecnologias pode ser um verdadeiro auxílio nessa missão.

Isso porque, por já contar com planos de ensino especialmente pensados para cada fase de desenvolvimento, você não precisará se preocupar em adaptar os conteúdos para a infância!

3. Pesquise por cursos online voltados para crianças

Essa é uma dica que vale para crianças maiores, já que acompanhar um curso exige dedicação e responsabilidade, o que requer um nível maior de desenvolvimento.

Mas, ainda assim, os cursos online são excelentes para quem deseja agregar a informática na vida das crianças de forma prática, já que o conteúdo é especialmente pensado para esse fim.

E, o melhor de tudo é que atualmente existem modelos de curso de informática voltados ao público infantil, o que já ajuda bastante!

4. Faça parte da rotina de aprendizado

Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de evidenciar um ponto importante, que é justamente a participação e colaboração dos adultos no processo de aprendizado das crianças.

Isso significa que os pais, responsáveis e educadores devem se comprometer com o aprendizado das crianças, acompanhando-as em todo o processo.

Dessa forma, os pequenos poderão contar com auxílio, além de terem muito mais ânimo e inspiração para se aprimorarem nessa nova habilidade.

Essas foram nossas dicas e informações, então agora que você sabe que crianças devem aprender informática, e como isso deve ser feito, basta começar nessa nova jornada de aprendizado com os pequenos!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.
 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024