Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Afinal, você sabe para que serve o Enem?
Por Luiz Affonso Mehl, Experta Media
segunda-feira, 9 de agosto de 2021
 
 
 

Afinal, você sabe para que serve o Enem?
ENEM é muito mais do que um simples vestibular. / Pixabay.

Não é de hoje que a realidade dos vestibulares no Brasil foi completamente alterada através do ENEM. O exame nacional do ensino médio se tornou um dos maiores expoentes para que alguém consiga sua vaga em uma universidade.

E não só universidades públicas, afinal de contas temos uma grande quantidade de alunos que se beneficiam da sua nota para entrar em cursos particulares. De qualquer forma, o ENEM é hoje um evento muito importante e que mobiliza o pais todo.

Mas você sabe para que serve o ENEM? Tem ideia de tudo o que a prova pode te proporcionar e também ajudar o seu país?

Hoje estou aqui com algumas informações interessantes que vão te fazer olhar a prova com outros olhos. Espero que sejam dicas e toques interessantes para você ter um novo empenho para estudar a prova.

Vamos conferir?

Para que serve o ENEM?
Antes de mais nada, gostaria de deixar com você uma dica. Para que pagar extremamente caro em um curso pré-vestibular presencial quando você pode ganhar muito mais através de cursos online?

Existem várias opções incríveis que podem realmente revolucionar o seu dia a dia. Entretanto, sempre é bom peneirar para não acabar investindo seu tempo em algo que não vá ser tão benéfico.

Dito isto vamos às principais funções do ENEM:

1 - Possibilidade de entrar em uma faculdade
Esta é uma das funções mais óbvias, e quem é mais novo praticamente pensa que é a única. O ENEM permitiu, junto ao SISU, fazer um processo de seleção unificado para praticamente todas as universidades públicas do país.

Entretanto, é importante dizer que existem também as famosas particulares que utilizam o sistema da nota do ENEM para avaliar os novos candidatos. Sendo que a maioria destes cursos não sofre com falta de vagas, e por isso é bastante comum encontrar requisitos que sejam só não ter zerado na prova.

Mas algumas faculdades particulares podem sim ter uma concorrência elevada, então fique de olho para não errar pensando que tudo está garantido.

2 - O ENEM ajuda no custeamento das faculdades particulares
Muitos dos cursos que encontramos hoje em faculdades particulares podem ter preços bastante acessíveis. Enquanto outros são extremamente salgados, como é o caso, por exemplo, dos cursos da área de medicina.

Hoje temos a opção de ter parte dos estudos, ou até mesmo o curso inteiro, financiado em suaves prestações. Este é o FIES, um programa em parceria com o banco Caixa que permite você fazer toda a sua graduação e ter as parcelas amortecidas no seu bolso.

Entretanto é justo dizer que você vai pagar depois, e por muitos anos a fio. O valor não costuma ser muito alto, mas pode ser um incômodo para quem tem uma colocação mais lenta dentro do mercado de trabalho.

Por outro lado temos o Prouni, que é um projeto do governo que entrega bolsas de estudo do ensino superior que vão de 50% a 100%. Isto traz uma facilidade enorme, onde até mesmo todo o curso irá sair de graça.

Claro, a concorrência não será pequena, muitas pessoas irão tentar aquela vaga, então a dificuldade muitas vezes pode ser até mesmo maior do que conseguir uma vaga em uma faculdade pública.

Entretanto, também é necessário entender que você deve ter estudado o ensino médio todo em uma escola pública. Caso tenha estudado em uma escola particular, precisará ter recebido uma bolsa de 100% em todas as mensalidades do curso.

Mas é possível ganhar uma bolsa do Prouni ainda que não se encaixe nestes quesitos. Só que ela só irá valer para cursos de licenciatura.
Lembrando que as regras mudam constantemente, é necessário verificar tudo antes de apostar todas as suas fichas.

3 - Estudar no exterior
Talvez você não saiba, mas o ENEM não serve só para dentro do Brasil. É possível ter resultados que te possibilitam entrar em faculdades dentro de Portugal, o que é uma excelente possibilidade para quem deseja sair do país.

Entretanto, é justo dizer que isto não é uma concorrência tão fácil. Sendo que muitos acabam tendo problemas com vistos e passaportes. Então o melhor a se fazer é garantir a sua classificação no mercado de trabalho.

4 - Serve como comprovante de conclusão do ensino médio
Um ponto muito importante em todo o processo do ENEM é que ele pode servir como um certificado de conclusão do ensino médio. Ou seja, se você tiver bons resultados na prova, não irá precisar se preocupar em fazer supletivo ou algo do tipo.

Também não será necessário que a pessoa tenha qualquer necessidade de cursar o ensino fundamental. Basta tirar a pontuação mínima necessária para conseguir o diploma.

Mas quanto seria esta pontuação mínima?
Qualquer um que esteja realmente interessado nesta tarefa precisa ter em mente que há a necessidade de se tirar 450 pontos em cada área, além de garantir 500 pontos na redação em si.

Menos do que isso não irá valer como uma aprovação, entretanto se você conseguir os 450 pontos em uma área, poderá pedir dispensa dela em um curso supletivo.

Mas é válido dizer que uma preparação básica te dará base mais do que suficiente para superar este desafio.

Conclusão
Uma excelente maneira de se preparar para o ENEM é realmente estudando de maneira focada e levando a sério esta prova. Enquanto muitos vão protelar até o último momento, você tem que estudar e dar seu melhor.

Por isso, recomendo que você procure algum curso online com certificado para garantir uma posição de qualidade nesta avaliação. Este é um dos meios mais baratos e confortáveis de se estudar hoje em dia.

Então, aproveite o que a tecnologia tem a seu favor e estude para conseguir boas notas.

No mais é isso, o ENEM é muito mais do que um simples vestibular e pode facilitar a entrada de muitos em várias instituições de ensino.
Qualquer outra dúvida que você tiver sobre o assunto estou à disposição para te ajudar. Basta ir nos comentários que a gente se comunica por lá, ok?

Até a nossa próxima dica!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

 

Publicidade


   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2021