Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Empreendedorismo biotecnológico pode beneficiar comunidades indígenas

Fomento do empreendedorismo biotecnológico na Amazônia.

Por SUFRAMA,
terça-feira, 10 de agosto de 2021
 
 
 

Empreendedorismo biotecnológico pode beneficiar comunidades indígenas
Visita ao Centro de Biotecnologia da Amazônia / Tatiara Araújo

Em visita ao Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) na primeira quinzena de agosto, dirigentes do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Etnoambiental do Amazonas (Ipdeam), dentre eles o presidente Ananias dos Santos e o vice-presidente Messias dos Santos, buscaram conhecer mais do trabalho realizado pelo CBA no que tange ao fomento do empreendedorismo biotecnológico na Amazônia a fim de estreitar relações entre as instituições diante do potencial desenvolvimento de iniciativas em prol de comunidades regionais.

Recebidos por equipe do CBA composta pelo analista técnico administrativo Aldemir Maquiné e por doutores que atuam no Centro, os dirigentes do Ipdeam aproveitaram a oportunidade para apresentar as atividades praticadas pelo Instituto que, dentre outras iniciativas, visam ao apoio a comunidades locais - sejam elas indígenas, ribeirinhas ou quilombolas - a partir da realização de diversos projetos em andamento, os quais poderiam ser reforçados a partir de uma potencial parceria com o CBA.

Após visita aos laboratórios do Centro, os dirigentes do Ipdeam identificaram processos em prática no CBA que podem se alinhar a ações que impactem positivamente nas comunidades atendidas pelo Instituto. "Acreditamos que seja possível estabelecer parceria para estimularmos o empreendedorismo junto às comunidades locais, o que geraria reflexos positivos especialmente no que se refere a emprego e renda", afirmou o presidente Ananias. Ele ainda destacou que "o que se pretende, dentre outros pontos, é que os produtos desenvolvidos nestas comunidades possam ter ganho de qualidade e cheguem ao mercado consumidor com maior valor agregado, tendo o CBA um papel de destaque neste sentido".

Aldemir Maquiné afirmou que diante das demandas apresentadas pelo Ipdeam, o CBA tem potencial de colaborar com os projetos do Ipdeam, "principalmente com assessoria técnica da equipe do CBA às comunidades e na qualificação dos profissionais que lá atuam, seja por meio de cursos, seja por otimização de métodos e técnicas".

Após a agenda conjunta, ficou acordada a realização de novo encontro entre as instituições a fim de avançar nas tratativas de um potencial acordo de cooperação técnica visando ao apoio no desenvolvimento de comunidades tradicionais amazônicas, o que reforça a relevância do fomento à bioeconomia como ferramenta de apoio socioeconômico na Amazônia.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024