Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Quem pode participar do Enem?

Definimos o Enem, como sendo a prova mais importante que existe no Brasil.

Por Luiz Affonso Mehl,
sexta-feira, 20 de agosto de 2021
 
 
 

Quem pode participar do Enem?
Exame Nacional do Ensino Médio / Divulgação.

Definimos o Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, como sendo a prova mais importante que existe no Brasil, ela é a prova que muitos estudantes fazem e sonham em conseguir uma vaga em faculdades públicas de ensino superior. Pelo Enem também é possível conseguir bolsas e financiamentos em faculdades particulares e ingressar em faculdades de instituições de ensino em Portugal.
Muitos estudantes se dedicam ao máximo nos estudos para conseguir uma excelente nota nesta prova e, assim, conseguir passar no SISU, ProUni e Fies.

O Enem é atualmente a principal porta de entrada no ensino superior do Brasil. Esta prova é vista como um acesso para às instituições de educação públicas e privadas. A nota da prova é usada para o ingresso direto em universidades públicas que utilizam a avaliação do Enem como forma integral ou como complemento às suas vagas para a entrada em seus cursos de graduação.

O Enem vem substituindo o tradicional vestibular das universidades dentro do país, o resultado do Enem também é aceito em universidades portuguesas. O Enem passou a fazer parte do calendário escolar de inúmeros estudantes que estão concluindo o ensino médio que desejam ingressar no ensino superior.

O exame é muito conhecido pela maioria dos estudantes, e diversas dúvidas surgem a respeito sobre como ele é feito e sobre quem pode participar do exame. E por causa disso, listamos neste artigo as principais informações sobre quem pode fazer as provas do Enem.
Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

A primeira prova

A primeira prova do Enem foi aplicada em 1998 com a finalidade de avaliar os estudantes que concluíram o ensino médio. Com o passar dos anos houve algumas mudanças na aplicação do exame e, hoje em dia, o Enem é a prova mais importante e aguardada pelos estudantes que desejam ingressar no ensino público.

Todas as pessoas podem fazer o Enem?

O Enem foi originado para os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio, porém ele pode ser feito por qualquer pessoa que deseja prestar a prova, não tendo limite de idade.

O exame se tornou o principal meio de ingresso das universidades públicas do Brasil. Se você deseja prestar o Enem, saiba que os Cursos Online são uma excelente forma de estudar para a prova.

Uma grande dúvida de alguns estudantes é sobre se os alunos do ensino fundamental podem se inscrever no Enem. Esses estudantes podem fazer o exame do Enem, porém não é aconselhável fazer, pois o exame aborda os conteúdos da base curricular do Ensino Médio, e os estudantes do ensino fundamental ainda não estudaram sobre os assuntos que caem na prova. Com isso, a nossa dica é que os estudantes esperem para fazer a prova quando estiverem no Ensino Médio e, assim, prestar a prova como treineiros, para adquirir a experiência para conseguir uma excelente nota na prova.

As pessoas que necessitam de recursos de acessibilidade podem fazer o Enem?

O Enem oferece diversos recursos de acessibilidade para os participantes do exame que possuem alguma deficiência ou necessitam de um atendimento específico durante a realização da prova. Veja:

  • Atendimento especializado: é oferecido para pessoas com surdez cegueira, deficiência auditiva, deficiência física, autismo, discalculia, visão monocular, deficiência intelectual, dislexia e déficit de atenção.
  • Atendimento específico: é oferecido para grávidas, lactantes, idosos e estudantes que estão em tratamento hospitalar, e o exame se dará no interior de instituição hospitalar, sob a condição de estudante internado para tratamento de saúde, o que não incluirá pessoas internadas para a realização de partos, cirurgias ou tratamentos esporádicos.

Todo participante que precisar de algum atendimento, deverá informar no ato da inscrição sobre a sua condição e qual será a necessidade de atendimento especializado ou específico. E assim o Inep irá providenciar as devidas adaptações necessárias para a realização da prova.
As regras de participação do Enem são iguais para o Enem Digital?

As provas digitais do Enem foram anunciadas em 2020. Elas serão aplicadas em todos os estados, mas serão limitadas somente aos 100 mil primeiros estudantes que optarem pela versão digital do Enem.

E apenas quem terminou o ensino médio ou está no último poderá optar por esta prova. Os demais participantes que necessitam de atendimento especial somente poderão fazer a prova impressa.

Estrangeiros podem se inscrever no Enem?

Os participantes estrangeiros que desejam prestar o exame, podem se inscrever no Enem. Desde que eles possuam o documento de identidade expedido pelo Ministério da Justiça, carteira ou documento provisório de Registro Nacional Migratório.

Posso participar do Enem com o meu nome social?

O Enem oferece um período de inscrição para os participantes transexuais ou os que se identificam com o sexo oposto para enviarem a documentação que comprove a condição de utilização de nome social.

Se você tem o objetivo de prestar o exame do Enem, é fundamental que você procure a ajuda de cursos livres, os Curso Online com Certificado são uma ótima pedida, além de estudar para o Enem, você melhora o seu currículo profissional.

Depois de ler sobre quem pode participar do Enem, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.
 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024