Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Clínica médica é a especialidade mais procurada por médicos no Brasil

De acordo com o estudo, as regiões Norte e Nordeste apresentam médias inferiores à nacional.

Por Luiz Affonso Mehl,
terça-feira, 31 de agosto de 2021
 
 
 

Clínica médica é a especialidade mais procurada por médicos no Brasil
Atendimento médico. / prostooleh/Freepik

Clínica médica, pediatria, cirurgia geral e ginecologia e obstetrícia são, nesta ordem, as especialidades com maior número de profissionais de medicina no país. Juntas concentram 38% do total de especialistas que atuam no território nacional. A informação integra o estudo Demografia Médica no Brasil 2020, realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Universidade de São Paulo (USP).

Iniciada em 2010, a publicação chega a sua quinta edição, apresentando dados da população médica brasileira, que atingiu a marca histórica de 500 mil profissionais no momento mais delicado vivido pela saúde: o enfrentamento à pandemia da Covid-19. Com esse total, a média nacional é de 2,38 médicos para cada mil habitantes. “Trata-se do maior quantitativo e da maior densidade já registrados”, afirma o estudo.
No entanto, o aumento da força de trabalho não tem sido suficiente para solucionar a escassez de mão de obra em determinadas regiões, tendo em vista que a distribuição geográfica dos profissionais segue em desigualdade.

De acordo com o estudo, as regiões Norte e Nordeste apresentam médias inferiores à nacional, sendo 1,3 e 1,69 médicos para cada mil habitantes, respectivamente. Os estados do Pará e do Maranhão são os que possuem menor disponibilidade de profissionais.
Por outro lado, as maiores concentrações são observadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que têm médias superiores à nacional, sendo de 3,15 e 2,74 médicos para cada mil habitantes, respectivamente. Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo apresentam, nesta ordem, os maiores quantitativos de profissionais em relação à população.

Principais especialidades
Em percentuais, a especialização em clínica médica concentra 11,3% dos profissionais. O recorte das dez principais especialidades mostra, ainda, pediatria (10,1%), cirurgia geral (8,9%), ginecologia e obstetrícia (7,7%), anestesiologia (5,9%), medicina do trabalho (4,6%), ortopedia e traumatologia (4,1%), cardiologia (4,1%), oftalmologia (3,6%) e radiologia e diagnóstico por imagem (3,3%).

Gênero e idade
O estudo também apresentou informações sobre gênero e idade dos profissionais. Nesses aspectos, a classe médica tem se tornado mais feminina e jovem no decorrer dos anos. A idade média dos médicos brasileiros é de 45 anos.

Apesar de os homens ainda serem maioria entre os profissionais (53,4%), a diferença vem diminuindo a cada ano. A série histórica mostra que, na década de 60,87% dos médicos no país eram homens e apenas 13% mulheres.

A partir dos anos 1970, essa disparidade começa a reduzir de forma gradativa. Os percentuais passam, então, para 84,2% e 15,8%. Nos anos 2000, o público masculino representava 64,2% da classe, enquanto o feminino somava 35,8%. Em 2010, os percentuais chegaram a 60,1% e 39,9%

A presença feminina é maior nos grupos mais jovens. Entre os médicos com idade até 29 anos, as mulheres são maioria (58,5%). O mesmo ocorre na faixa etária dos 30 aos 34 anos, em que representam 55,3% do total de trabalhadores.

No grupo de médicos entre 35 e 39 anos, a diferença é bem pequena: as mulheres representam 49,7% dessa parcela, ante 50,3% dos homens. Entre os profissionais com 40 anos ou mais, elas perdem participação.
 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024